O projeto PIBIDcast atividade do Programa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia – Campus Valença - BA é uma proposta para valorizar a educação e a prática docente através de entrevistas com professores, apresentando as possibilidades e os desafios do ensino na Educação Básica e no Ensino Superior. Este estudo busca investigar e avaliar o projeto utilizando a teoria da argumentação como principal ferramenta analítica. A problematização central reside na compreensão de como as experiências e práticas docentes, quando compartilhadas em um formato de podcast, podem contribuir para a valorização da profissão e a melhoria da qualidade educacional.
O objetivo deste estudo é analisar as entrevistas, evidenciando as estratégias argumentativas utilizadas para compartilhar suas experiências e reflexões sobre o ensino. Este trabalho justifica-se pela relevância de promover o diálogo entre educadores e pela necessidade de novas abordagens comunicativas que respondam à diversidade retórica e argumentativa, através das tecnologias da informação e comunicação.
O delineamento teórico-metodológico apoia-se na teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca, que fornece ferramentas para a análise das técnicas argumentativas empregadas nas entrevistas. A metodologia adotada envolve a transcrição e análise qualitativa dos episódios do PIBIDcast, focando nas estruturas argumentativas e nos recursos retóricos utilizados pelos professores.
Os resultados preliminares apontam para uma diversidade de estratégias argumentativas que refletem as complexidades e especificidades do contexto educacional brasileiro. As entrevistas revelam um uso frequente de argumentos baseados em exemplos práticos, testemunhos pessoais e apelos emocionais, que contribuem para a construção de narrativas motivadoras para outros educadores.
Em conclusão, este estudo contribui para o debate sobre a diversidade retórica e argumentativa, oferecendo perspectivas valiosas para educadores e formuladores de políticas educacionais, ao mesmo tempo em que promove a reflexão crítica sobre os desafios e possibilidades da sistematização do ensino.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)