A prática da argumentação em sala de aula tem gerado cada vez mais interesse em professores que querem atender à competência geral n. 7 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, o projeto de Ensino de Argumentação na Escola (ENARE) surgiu como uma alternativa para o aprimoramento da prática argumentativa, por parte dos docentes, visto que são os mediadores dessa ação no ambiente escolar. Neste trabalho, destaca-se a iniciativa desenvolvida no município de Tobias Barreto/SE que tem como principal objetivo distender a capacidade argumentativa entre docentes de diferentes componentes curriculares, a fim de orientar o ensino da argumentação nos anos finais do ensino fundamental (EF). Com base em uma metodologia documental, analisa-se uma ação que foi realizada por meio de um minicurso semipresencial realizado com professores em ação nos anos finais do EF. Tanto nos encontros presenciais quanto remotos são discutidas diversas propostas didáticas que articulam textos escritos, charges, HQs etc. relativos a conteúdos que suscitam divergência de pontos de vista. As oficinas planejadas são interativas, estimulam argumentações entre os docentes com vistas a indicar como realizar as atividades com discentes. Além disso, são analisados recursos de apoio pedagógico com o intuito de que as propostas possam ser empreendidas com os estudantes. Os resultados indicam que o preparo de docentes em relação à argumentação contribui diretamente para superar limitações identificadas no cotidiano escolar, como manifestaram 100% dos professores envolvidos nessa ação formativa. Observa-se ainda que o referido minicurso também proporciona o exercício da argumentação como um direito que tem inúmeros impactos na sociedade.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)