O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • CLECIANE SANTOS ALVES
  • Co-autores
  • LEONETE ALVES DA SILVA
  • Resumo
  • O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO 

    Cleciane Alves Santos

    Leonete Alves da Silva

    Resumo

    Este trabalho aborda a importância da argumentação na formação dos estudantes no ensino médio. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a argumentação como uma competência crucial para a cidadania plena, incentivando os estudantes a expressarem ideias de forma clara e respeitosa, contribuindo para debates democráticos e construtivos. A BNCC também destaca a necessidade de promover a análise crítica de informações, reconhecendo a relevância de evidências na tomada de decisões, da identificação de ideias relevantes e do combate às falácias argumentativas. No entanto, com base em uma metodologia documental, críticas surgem em relação à abordagem da argumentação nos livros didáticos do ensino médio, devido à superficialidade e ao viés implícito aos pontos de vista, como problemas recorrentes.  Além disso, a prática excessiva de produção de textos argumentativos voltados ao ENEM pode limitar a criatividade dos alunos e desviar o foco da verdadeira finalidade da educação, comprometendo o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Portanto, é necessário adotar uma abordagem mais holística que valorize a criatividade, o debate e a aprendizagem autêntica. Por fim, notamos que propostas didáticas que promovam o desenvolvimento crítico-argumentativo dos jovens no ensino médio também devem integrar atividades de outras disciplinas, promovendo atividades práticas de debate e discussão, ensinando técnicas de análise de argumentos, incentivando a exploração de diferentes perspectivas e conectando os temas discutidos em sala de aula com questões do mundo real. Desse modo, entendemos que os professores devem atuar como mediadores desse processo, fornecendo orientação e feedback aos alunos, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo que os capacite a se tornarem pensadores críticos e agentes de mudança em suas comunidades.

     

    Palavras-chave: Argumentação. Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular. Livro Didático.

  • Palavras-chave
  • Argumentação. Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular. Livro Didático.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
Voltar

O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)