UM PROJETO DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO: MOBILIZANDO AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO GÊNERO DEBATE COLABORATIVO

  • Autor
  • Aliks Douglas Souza de Oliveira
  • Resumo
  • O objetivo desta comunicação é apresentar o projeto de ensino do componente curricular de Língua Portuguesa destinado a uma turma do 1º ano do ensino médio e desenvolvido no âmbito do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Santa Cruz. Nesse contexto, o projeto buscou fortalecer a formação inicial e continuada de professores no ensino de argumentação na educação básica. Como suporte teórico, o projeto recorreu aos Novos Estudos dos Letramentos (Kleiman, 2008), bem como à perspectiva interacional da argumentação (Plantin, 2008; Grácio, 2011; 2013), promovendo o ensino de argumentação como uma prática de letramento (Piris, 2021; Azevedo; Santos; Calhau; Leal; Piris, 2023). Para engajar os estudantes em uma interação argumentativa, o projeto de ensino elegeu a prática voltada para a construção coletiva do conhecimento e o gênero argumentativo debate colaborativo (Dolz; Schneuwly; Pietro, 2004), organizado em três unidades didáticas: (i) instituir o debate colaborativo como projeto da turma; (ii) explorar a interação argumentativa no debate colaborativo; (iii) aprimorar as capacidades de escrita argumentativa através do gênero resenha crítica. Os resultados apontam que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades argumentativas (Alves Lima, 2021) para reconhecer o assunto em questão, assumir posicionamentos e negociar pontos de vista para avaliar o discurso do outro e produzir seu contradiscurso.

  • Palavras-chave
  • Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Argumentação. Prática Social de Linguagem. Debate Colaborativo.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)