Através dos estudos da retórica midiatizada, das teorias da comunicação, dos estudos argumentativos de Perelman e Olbrechts-Tyteca e da tríade argumentativa de Aristóteles (Ethos, Pathos e Logos), o presente trabalho tem como objetivo identificar como os telejornais, através dos seus modus operandi, ressignificam os fatos, transformando-os em notícias, buscando, assim, maneiras de fazer com que os telespectadores entendam que a verdade sobre determinado acontecimento seja a que é demonstrada por certos veículos jornalísticos. Os mass media, como produtores de sentido, corroboram para que os sujeitos tenham diferentes percepções sobre a realidade. A história da Comunicação sempre esteve entrelaçada com os estudos da Linguística, podendo ser verificada, como meio de exemplificação, a relação entre as duas áreas nos estudos de Romam Jakobson e até mesmo dos antigos romanos e gregos. Desse modo, observa-se a pertinência do trabalho que será apresentado no evento, já que demonstra-se que os dois campos de saber (Comunicação e Linguística) possuem interligações. Através dos significantes (imagens, sons, por exemplo), os telejornais criam determinados posicionamentos, os quais podem ser mais sensacionalistas ou mais sóbrios, o que depende do modo como enquadram a notícia. O mesmo fato jornalístico pode ser apresentado por telejornais diversos de forma diferente, para atingir seus públicos. O Jornal Nacional (JN) e o Jornal da Record (JR), mesmo sendo telejornais, entregam aos telespectadores diferentes narrativas diante de um mesmo acontecimento. Os títulos são diferentes, as escolhas das palavras para identificar os fatos não são as mesmas, a edição da fala das fontes divergem. Essas recontextualizações, que podem ser observadas no modo como a enchente atual do Rio Grande do Sul está sendo narrada pelo JN e o JR, identificam que os telejornais produzem diferentes efeitos de sentido.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)