A prática do pensamento crítico implica a participação dos indivíduos nas problemáticas sociais, políticas e econômicas. Esse exercício envolve o desenvolvimento da consciência (auto)reflexiva para questionar, confrontar, debater as estruturas socialmente estabelecidas. Nessa perspectiva, produzimos um jogo de tabuleiro, intitulado CriAÇÃO, que tem por finalidade estimular a prática argumentativa de jogadores em situações de confronto que requerem a sustentação de posicionamentos que divergem. Nesse jogo, diante do universo ficcional, os gamers debatem perguntas-confrontos que simulam a resolução de demandas complexas da vida cotidiana. Diante disso, nesta apresentação oral, pretendemos mapear as estratégias argumentativas de uma partida do citado jogo. Nesse contexto, nossa proposta se alinha à temática do VIII Seminário do GPARA, uma vez que nos propomos a apresentar um recorte de dados de um jogo produzido para fomentar as práticas de argumentação. Para alcançar o objetivo traçado, embasamo-nos na concepção de linguagem do círculo bakhtiniano (Bakhtin [1979] 2000; Volóchinov, 2021), nos estudos de letramento de perspectiva sociocultural (Kleiman, 2005) e nos estudos de argumentação interacional (Grácio, 2016). Os resultados da análise mostram que as estratégias argumentativas mobilizadas durante a partida favorecem o desenvolvimento de práticas reflexivas e argumentativas dos estudantes sob diferentes perspectivas a respeito dos cenários que replicam desafios do cotidiano.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)