Argumentação no jogo de tabuleiro CriAÇÃO

  • Autor
  • Aline Peixoto Bezerra
  • Co-autores
  • Valéria Batista Costa Montenegro
  • Resumo
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    A prática do pensamento crítico implica a participação dos indivíduos nas problemáticas sociais, políticas e econômicas. Esse exercício envolve o desenvolvimento da consciência (auto)reflexiva para questionar, confrontar, debater as estruturas socialmente estabelecidas. Nessa perspectiva, produzimos um jogo de tabuleiro, intitulado CriAÇÃO, que tem por finalidade estimular a prática argumentativa de jogadores em situações de confronto que requerem a sustentação de posicionamentos que divergem. Nesse jogo, diante do universo ficcional, os gamers debatem perguntas-confrontos que simulam a resolução de demandas complexas da vida cotidiana. Diante disso, nesta apresentação oral, pretendemos mapear as estratégias argumentativas de uma partida do citado jogo. Nesse contexto, nossa proposta se alinha à temática do VIII Seminário do GPARA, uma vez que nos propomos a apresentar um recorte de dados de um jogo produzido para fomentar as práticas de argumentação. Para alcançar o objetivo traçado, embasamo-nos na concepção de linguagem do círculo bakhtiniano (Bakhtin [1979] 2000; Volóchinov, 2021), nos estudos de letramento de perspectiva sociocultural (Kleiman, 2005) e nos estudos de argumentação interacional (Grácio, 2016). Os resultados da análise mostram que as estratégias argumentativas mobilizadas durante a partida favorecem o desenvolvimento de práticas reflexivas e argumentativas dos estudantes sob diferentes perspectivas a respeito dos cenários que replicam desafios do cotidiano.

     

  • Palavras-chave
  • Jogo de tabuleiro. Argumentação. Prática argumentativa. Estratégias argumentativas.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

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Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

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Eduardo Lopes Piris (UESC)

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Esther López (UNT)

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Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

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María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)