ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EMANCIPADORA NA PRÁTICA ESCOLAR

  • Autor
  • Júlio Araújo
  • Resumo
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    Discussões sobre o ensino da argumentação têm gerado reflexões entre professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (Educação, Linguística Aplicada, Ciências Exatas) sobre como ensinar estudantes da educação básica a argumentar para além da estrutura composicional do texto argumentativo, focando na prática social e na emancipação. Esta comunicação oral tem por objetivo apresentar um recorte de dados de uma pesquisa de mestrado que investiga o ensino da argumentação ancorado em práticas sociais emancipadoras por meio de um projeto de letramento (PL). A pesquisa, conduzida por Araújo (2024) em uma turma de 5o ano do ensino fundamental de uma escola pública no Rio Grande do Norte, está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fundamentada na Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e utilizando um paradigma qualitativo de vertente etnográfica (André, 1995), a pesquisa baseia-se nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; Tinoco, 2008) e no ensino de argumentação como prática social emancipadora (Azevedo; Tinoco, 2019; Azevedo; Pires, 2023). Os dados analisados revelam que o ensino da argumentação como prática social emancipadora, desenvolvido em torno de um PL, potencializa eixos fundamentais: dialogicidade, criticidade e reflexividade. Esses eixos colaboram para o desenvolvimento de capacidades argumentativas diante de situações-problema reais, promovendo a participação ativa dos estudantes na defesa de seus pontos de vista.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de argumentação emancipadora, Projeto de letramento, Participação ativa.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)