O presente trabalho, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), traz como problematização a necessidade de conectar a educação às experiências e às demandas reais dos estudantes e a importância de uma abordagem interdisciplinar para superar a fragmentação do conhecimento. O intuito é destacar a importância de uma educação que prepare os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para uma participação ativa e crítica na sociedade, capaz de combater desigualdades e promover mudanças sociais significativas. Nesse sentido, o objeto de estudo é a leitura na perspectiva discursiva e o letramento crítico no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT). Especificamente, como esses elementos podem ser integrados na formação de alunos para promover uma educação mais crítica, reflexiva e emancipatória. A relação entre essa pesquisa e os estudos de argumentação e retórica aplicadas reside na preocupação com a forma como os discursos são construídos, interpretados e usados para persuadir e influenciar e na busca pela formação de indivíduos capazes de analisar e participar efetivamente de discursos sociais (sobretudo os alunos/classe trabalhadora). O quadro teórico-metodológico baseia-se na própria leitura na perspectiva discursiva a qual prevê uma postura ativa do leitor e no letramento crítico que aborda a formação crítica e reflexiva, bem como a interdisciplinaridade e a conexão com a realidade. Para isso, lançou-se mão da pesquisa exploratória na abordagem teórica e a observação participante na construção de um produto educacional. Os resultados possíveis dessa pesquisa sinalizam para melhoria nas habilidades críticas, diversidade nas interpretações textuais, consequentemente, na formação de um leitor da “palavramundo”.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)