REMIÇÃO DE PENA ATRAVÉS DA LEITURA: um relato de experiência em Itabuna/BA

  • Autor
  • Renata da Silva Posso
  • Resumo
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    Esta comunicação visa apresentar um relato da experiência sobre como a remição de pena através da leitura acontece no Complexo Penitenciário de Itabuna, a partir de reflexões encaminhadas pela pesquisa de doutorado, em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz. Este recorte assume uma natureza teórico-prática e se inscreve na intersecção dos campos da linguística aplicada, dos estudos da argumentação e das práticas de leitura. Baseia-se em pesquisa bibliográfica e estudo documental, além de visitas à unidade prisional, conversas com a equipe técnico-pedagógica e a participação de encontro de leitura com os detentos. Espera-se que a prática da leitura vá além de uma forma de entretenimento, uma maneira segura de ocupar o tempo ocioso do preso, sendo concebida como atividade educacional não-formal dentro do ambiente prisional, assegurando o benefício da remição da pena àqueles privados de liberdade, neste contexto sugerimos  práticas de leitura argumentativa durante os encontros de leitura que contribuam para a mobilização de capacidades argumentativas bem como para a prática da leitura crítica de mundo dos sujeitos-leitores, envolvidos no processo formativo de uma leitura prática, dinâmica, que favorecerá para o processo de ressocialização e reinserção das pessoas em privação de liberdade, com vistas a participarem em situações argumentativas autênticas durante e após o período de encarceramento.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura Argumentativa. Práticas de leitura. Relato de experiência. Remição de pena.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

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Joelene Tavares Correia (UESC)

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María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

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Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)