DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA

  • Autor
  • LYEDJA SYMÉA BARROS
  • Resumo
  •  

    A ressignificação do ensino da Língua Portuguesa, com a integração de recursos digitais, representa um desafio significativo para os professores. Nesse sentido, os letramentos literários e digitais despontam como alternativas promissoras para aprimorar a formação do leitor literário nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral  é investigar como as práticas pedagógicas é investigar como as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa, integradas ao uso das tecnologias digitais, podem potencializar a formação do leitor literário dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Nesse sentido, os letramentos literários e digitais (Kalantizs, Cope e Pinheiro, 2022; Coscarelli, 2016) despontam como alternativas promissoras para aprimorar a formação do leitor literário nos Anos Finais do Ensino Fundamental (Cosson (2020). A pesquisa adota uma abordagem etnográfica colaborativa para instigar mudanças no ambiente investigado e conferir um caráter hermenêutico e emancipatório à intervenção. Inserida no campo da Linguística Aplicada, configura-se como uma pesquisa-ação, de natureza social e empírica. O estudo fundamenta-se nas pesquisas de autores como Bortoni-Ricardo (2008), Andre (2009), Rojo (2012), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2022), Coscarelli (2016), Soares (2012), Ferreiro (2013), Kleiman (1998), Kersch e Marques (2018), Cosson (2020), Amorim (2022), entre outros. A partir da construção e desenvolvimento de oficinas de formação e elaboração de sequências didáticas de leitura, foram realizadas entrevistas com três professores da rede pública do município de Tabira/PE.Os resultados preliminares destacam iniciativas inovadoras de alguns professores na integração de letramentos literários e digitais, mas também evidenciam desafios na implementação prática. Um destaque especial cabe à criação de uma comunidade de aprendizagem (Afonso, 2001; Roldão, 2005, Flecha, 1998), ressaltada como um ambiente de interação e suporte aos docentes, para as práticas de leitura literária,  e a utilização dos recursos tecnológicos e abordagens multimodais

     

  • Palavras-chave
  • Práticas pedagógicas, letramento digital, Letramento literário.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)