Em contextos de opressão e marginalização das minorias formar professores de língua portuguesa para o ensino da argumentação torna-se uma demanda da sociedade, isto tendo em vista que ao promover formações que os possibilitem refletir acerca de seu fazer em sala de aula, sobre os recursos didáticos e pedagógicos que utilizam, bem como ao mobilizar as capacidades argumentativas destes profissionais contribuirá para uma prática de ensino e aprendizagem consciente e favorável ao desalinhamento de práticas de silenciamento que circulam em ambiente escolar, assim como contribuirá para que no exercício da docência os professores mobilizem as capacidades de seus educandos. Considerando essas necessidades, buscamos por meio desta comunicação apresentar um recorte acerca de nossa pesquisa de doutoramento, por meio da qual realizamos um curso de formação de professores do Ensino Fundamental, séries finais, no município de Itajuípe, Bahia. É uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa e participante. Esperamos com essa comunicação incentivar novos encaminhamentos acerca de formações de professores de língua portuguesa para o ensino da argumentação, bem como ampliar as discussões acerca dos estudos referentes à argumentação na interação, capacidades argumentativas e desalinhamento de práticas de ensino que circulam em ambientes escolares as quais são favoráveis ao silenciamento de docentes e educandos.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)