ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE INTERCAMBISTAS UNIVERSITÁRIOS DA UESC

  • Autor
  • Bruno Bomfim Vieira
  • Resumo
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    A área de ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) tem apresentado especificidades como o ensino de Português como Língua Adicional (PLA), Segunda Língua (PSL), Língua de Herança (PLH), Língua de Acolhimento (PLAc), entre outras, bem como tem dedicado esforços para aprimorar o ensino da oralidade, leitura, produção textual, análise linguística, interculturalidade etc. Contudo, apesar do modelo CARS para análise e ensino dos gêneros acadêmicos bastante desenvolvido pela abordagem sociorretórica de Swales (1990), o impulsionamento do ensino de PLE, bem como o aumento da produção de materiais e livros didáticos com uma abordagem comunicativa e intercultural, as pesquisas dirigidas ao ensino da interação argumentativa na área de PLE ainda são incipientes. Para suprir essa lacuna, esta pesquisa, em desenvolvimento, visa compreender as capacidades argumentativas que estudantes estrangeiros em situação de imersão manifestam em interações argumentativas orais e escritas em língua portuguesa. A coleta de dados ocorrerá por meio da transcrição das gravações dos áudios das rodas de argumentação e da recolha de produções escritas realizadas por dois grupos de estudantes estrangeiros intercambistas matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação da UESC e inscritos no curso de extensão do Centro de Estudos de Argumentação e Discurso da UESC. As análises pretendem identificar, avaliar e comparar as formas de manifestação das capacidades argumentativas de justificação, negociação e refutação nas interações orais e escritas. Assim, esta pesquisa documental, intervencionista e propositiva situa-se no campo da Linguística Aplicada e mobiliza pressupostos teóricos da Retórica Intercultural (Connor, 1996; 2008), da argumentação no ensino-aprendizagem de segunda língua (Liu, 1999; Uysal, 2012), do enfoque interacional da argumentação (Plantin, 2008; Grácio, 2011), do ensino-aprendizagem de línguas baseado em tarefas (Ellis, 2003) e do ensino de argumentação como prática social (Piris, 2021). Espera-se contribuir com o ensino de argumentação na área de PLE.

     

  • Palavras-chave
  • Português como Língua Estrangeira, tarefa comunicativa, ensino de argumentação.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

Comissão Organizadora

Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Comissão Científica

Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)

Carla Severiano de Carvalho (UNEB)

Deywid Wagner de Melo (UFAL)

Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)

Edilson de Souza Soares (UFS)

Eduardo Lopes Piris (UESC)

Elionai Mendes da Silva (UESC)

Esther López (UNT)

Flávio Passos Santana (UPE)

Francisco Geoci da Silva (UFRN)

João Carlos Caldato Correia (IFRJ)

João Paulo Attiê (UFS)

Joelene Tavares Correia (UESC)

Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)

María Elena Molina (UNS)

Matheus Matucelli dos Santos (UFS)

Max Silva da Rocha (UFAL)

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)

Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)

Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)

Vanesca Carvalho Leal (UFS)