O uso do podcast como ferramenta de ensino para o aprimoramento das capacidades argumentativas.
Ismaela Midiã Santos de Jesus, graduanda em Letras/Espanhol
Universidade Estadual de Santa Cruz
O ensino de argumentação tem se limitado à redação dissertativa-argumentativa do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e de algumas práticas orais de argumentação simulada (Piris, 2020), restringindo as possibilidades de os estudantes vivenciarem a argumentação na escola. Contudo, há propostas de ensino de argumentação voltadas às práticas de letramentos que exigem dos participantes a capacidade de discutir questões sociais controversas (Azevedo; Tinoco, 2019; Piris, 2021). Nesse contexto, apresentamos nosso projeto de língua portuguesa voltado para o ensino de argumentação usando o gênero podcast como ferramenta de ensino para o aprimoramento das capacidades argumentativas, realizado na Residência Pedagógica em 2023. O projeto contempla três etapas: observação da escola-campo; elaboração e aplicação do planejamento de ensino na escola-campo; análise das observações registradas no diário de campo acerca da sondagem, elaboração, aplicação e resultados do projeto. O projeto de ensino elegeu a prática da discussão de temas sociais como ação de linguagem (Kleiman, 2008) e a produção de episódios de podcast como o gênero para engajar os alunos em interações argumentativas (Plantin, 2008; Grácio, 2011). Os resultados indicam que os argumentos apresentados refletem a preparação e o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos estudantes, que também aprimoraram o respeito às diferentes opiniões, a construção colaborativa de argumentos, a exploração criativa e autônoma de formas de comunicação e expressão próprias do gênero podcast.
Palavras-chave: Argumentação. Ensino. Letramento. Podcast.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)