PROTOCOLOS VERBAIS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA EM PRÁTICAS DE LEITURA ARGUMENTATIVA

  • Autor
  • TAIANA MENEZES DE JESUS
  • Resumo
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    Nesta comunicação, compartilhamos o projeto de pesquisa em andamento que objetiva investigar o processamento e compreensão da leitura argumentativa, entendida como leitura crítica (Grácio, 2013), em crianças do 6° ano do ensino fundamental por meio de coleta de dados via protocolos verbais coocorrentes. A investigação parte do pressuposto de que os protocolos verbais podem apresentar um panorama dos processos cognitivos que acontecem durante a leitura por meio do autorrelato em voz alta, tal fato ainda não foi estudado, até o presente momento, e possui bibliografia reduzida. Assim, para alcançar o objetivo principal, a pesquisa, de cunho qualitativo, será realizada por meio da análise sistemática de trabalhos já publicados aliada a pesquisa de campo com coleta de dados orais por meio de protocolos verbais. Esta pesquisa se fundamenta nas proposições da teoria da argumentação, aqui definida como “disciplina crítica de leitura e interação entre as perspectivas inerentes a discursividade e cuja divergência os argumentadores tematizam em torno de um tema em questão” (Grácio, 2013, p. 47), também se ancora em autores como Afflerbach e Pressley (1995) e Souza e Rodrigues (2008), os quais defendem o uso dos protocolos verbais em pesquisa de compreensão leitora e o definem como “é o resultado de um processo de verbalização coocorrente ou retrospectivo em ralação a uma outra atividade executada” (Souza; Rodrigues, 2008, p. 21). Com isso, espera-se obter resultados satisfatórios em relação ao mapeamento de como acontece o processamento da leitura argumentativa em alunos do ensino básico.

     

  • Palavras-chave
  • Compreensão leitora. Protocolos verbais. Leitura argumentativa.
  • Área Temática
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
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O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço  privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.

Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.

Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.

 

Boa leitura!

  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Línguas
  • Argumentação e Retórica Aplicadas ao Ensino de Matemática e Ciências
  • Argumentação e Retórica nas Práticas Sociais

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