A era da pós-verdade e de fake news trouxe desafios à educação. Nela emergem a disseminação de discursos de ódio, ataques à democracia e notícias falsas. Durante o contexto de crise no período pandêmico recentemente vivido por nós, o exercício da cidadania crítica para combater esses discursos demandou de todos a capacidade de construção e defesa de pontos de vista para lidar com temas polêmicos. Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino de argumentação a partir de um projeto de letramento voltado para o ensino da leitura, escrita e oralidade com vistas ao exercício da cidadania. O estudo se insere na área da Linguística Aplicada, configurando-se, metodologicamente, como uma pesquisa-ação crítica de abordagem qualitativa e interpretativista. Os dados foram gerados no ano de 2021, com 34 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, município de Tangará/RN, durante a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Teoricamente, esta pesquisa se ancora nos estudos de letramento de vertente sociocultural e no trabalho com projeto de letramentos. As contribuições do Círculo de Bakhtin embasam a concepção de linguagem como produto da interação social, o conceito de gêneros do discurso e atitude responsiva. Compreende-se aqui a argumentação como prática social, desenvolvida no processo de interação. Os resultados apontam que, nos projetos de letramento, o trabalho com os gêneros discursivos argumentativos tem um potencial fortalecedor de competências e habilidades que favorecem a construção de argumentos e, consequentemente, o desenvolvimento da competência argumentativa dos estudantes para a vivência de práticas cidadãs. Os colaboradores da pesquisa aprenderam a escrever textos de diferentes gêneros discursivos, de forma situada, defendendo seus posicionamentos, a partir de argumentos consistentes, baseados em dados e fontes confiáveis.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)