Este resumo é parte da tese de doutorado intitulada Imagens discursivas do professor em historiadores da Educação e em entrevistas com moradores da cidade de Estância-Sergipe. A tese propõe-se analisar as representações docentes construídas por historiadores da educação em relatos sobre a profissão docente em diferentes épocas, assim como as representações docentes e o ethos do professor em entrevistas com moradores da cidade de Estância. Em nossas análises, contrapomos representações docentes a ethos discursivo do professor. Essas imagens são construídas no discurso, no entanto, enquanto a primeira é construída a partir da representação que se faz do professor nos corpora selecionados para compor nossa análise, a segunda corresponde à imagem de si que o professor constrói por meio do seu discurso. Neste resumo, o foco será no ethos construído por professores da cidade de Estância a partir das dimensões categorial, ideológica e experiencial, segundo Maingueneau. Adotamos como respaldo teórico os estudos sobre o ethos a partir de Aristóteles (1995; 2015) e Maingueneau (2016; 2018; 2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativista. O campo empírico da pesquisa é constituído por entrevistas com professores da cidade de Estância. O procedimento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista estruturada, com perguntas construídas com base nas representações docentes depreendidas nas obras de historiadores da educação analisadas para a tese. As pistas discursivas apresentadas pelos professores entrevistados constroem ethé distintos do professor nas três dimensões do ethos. Os resultados apontam que os professores da cidade de Estância constroem sobretudo um ethos baseado no aspecto funcional da profissão e outro mais ligado ao aspecto social da profissão, um ethos de professor vinculado a uma visão mais progressista e um ethos de professor culto. Por outro lado, o resultado geral da pesquisa sinaliza que a profissão docente sempre teve uma imagem discursiva não muito valorizada socialmente.
O Seminário de Pesquisa do GPARA, em sua 8ª edição destina-se aos professores-pesquisadores e seus orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo do evento é proporcionar aos integrantes dos grupos um espaço privilegiado para discussão de suas pesquisas em andamento, em fase de projeto ou já concluídas realizadas em Letras, Educação, Ciências e Matemática.
Assim, além de divulgar seu trabalho e ampliar redes de contato, os integrantes do grupo podem trocar experiências e construir aprendizados, por meio do questionamento e do livre debate de suas temáticas, problemáticas, abordagens metodológicas, inquietações e/ou propostas teóricas, procedimentos de análise, em que a troca de ideias favoreça o amadurecimento da pesquisa de cada integrante do grupo, bem como perscrutar novas temáticas e possibilidades de parcerias para organização de livros e de números temáticos em periódicos, participação em eventos de extensão, cursos na graduação e na pós-graduação, bancas de defesa de dissertações e teses.
Agradecemos antecipadamente a colaboração de todos/as para a concretização deste Seminário de Pesquisa.
Boa leitura!
Comissão Organizadora
Eduardo Lopes Piris
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Comissão Científica
Alana Driziê Gonzatti dos Santos (UFRN)
Carla Severiano de Carvalho (UNEB)
Deywid Wagner de Melo (UFAL)
Dorotea Frank Kersch (UNISINOS)
Edilson de Souza Soares (UFS)
Eduardo Lopes Piris (UESC)
Elionai Mendes da Silva (UESC)
Esther López (UNT)
Flávio Passos Santana (UPE)
Francisco Geoci da Silva (UFRN)
João Carlos Caldato Correia (IFRJ)
João Paulo Attiê (UFS)
Joelene Tavares Correia (UESC)
Marcia Regina Curado Pereira Mariano (UFS)
María Elena Molina (UNS)
Matheus Matucelli dos Santos (UFS)
Max Silva da Rocha (UFAL)
Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (USP)
Sheyla Fabricia Alves Lima (UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau (UESC)
Vanesca Carvalho Leal (UFS)