DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS COMUNITÁRIAS: AS DIFICULDADES DE INSERÇÃO DA PESSOA SURDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

  • Autor
  • LUIS GUILHERME MENEZES DE QUEIROZ CARNEIRO
  • Resumo
  • O presente trabalho, sob a interface das Políticas Públicas de Direitos Humanos, investiga como administrar as Dificuldades de Inserção da Pessoa Surda nas Escolas Públicas de Ensino Médio localizadas no Município de Fortaleza e objetiva encontrar as possíveis causas da problemática. No cenário social contemporâneo do país, nota-se uma grande desatenção em relação às pessoas com deficiência, especificamente, as que possuem surdez. Com isso, tem-se como meta pesquisar as dificuldades enfrentadas por essas pessoas e explorar os mecanismos de ação governamental voltados para a inserção da pessoa surda nas escolas públicas com enfoque naqueles que versam sobre Direitos Humanos. Esta pesquisa conta com a técnica de revisão bibliográfica e da metodologia de pesquisa online, utilizando-se:  Google acadêmico, Artigos científicos, Periódicos, CAPES, Scielo, Orcid, etc. Ademais, usa-se o método comparativo e o quali-quantitativo referente ao estudo topográfico e sociológico, o qual visa selecionar as unidades de análise da pesquisa (municípios, bairros e escolas). Assim, as escolas selecionadas levam em conta um sistema de "triangulação", elencando os bairros situados nos extremos geográficos e fronteiriços com outros Municípios, de maneira a analisar se a diferença socioeconômica e demográfica entre os bairros possuem ou não implicação empírica no problema de pesquisa. Para tanto, verifica-se, de modo padronizado, o processo de ingresso, as adaptações feitas e a abordagem em relação à acessibilidade. Conclui-se, portanto, enquanto resultado preliminar da pesquisa, que a redução das desigualdades educacionais entre alunos surdos e ouvintes - por meio da efetiva e consequente aplicação concreta das políticas públicas de Direitos Humanos - não só torna o processo de aprendizado e de convivência dentro das escolas públicas de ensino médio uma questão menos complexa para nossa sociedade, mas também garante a inclusão plena dos alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar.

  • Palavras-chave
  • Direitos Humanos. Políticas Públicas. Acessibilidade. Deficiente. Pessoa Surda. Escolas Públicas do Município de Fortaleza.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 11 - Direitos Humanos e políticas públicas
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Coordenadores dos Grupos de Trabalho

GT 01 - Inovações institucionais, democracia e desenvolvimento: interfaces entre sociologia jurídica, política e econômica Lucas Fucci Amato (USP), Carlos Sávio Gomes Teixeira (UFF), Gustavo Dalpupo de Lara (USP), Paulo Roberto dos Santos Corval (UFF), Tiago Medeiros Araújo (IFBA)
GT 02 - Sistemas Sociais, Desigualdades e Decisão Guilherme de Azevedo (Unisinos), Roberto Dutra Torres Junior (UENF), Artur Stamford da Silva (UFPE)
GT 03 - Patriarcado, Gênero e Direito Tainah Simões Sales Thiago (FGV-Rio), Ana Cecília Bezerra de Aguiar (Unifor)
GT 04 - Poder Judiciário, Políticas Públicas e Profissões Jurídicas Joaquim Leonel de Rezende Alvim (UFF), Andrea Catalina León Amaya (UFF), Alexandre de Oliveira Alcântara (ESMP/CE)
GT 05 - Interfaces entre o cárcere e os sistemas regulatórios no Brasil Francisco das Chagas Sampaio Medina (Unifor), Paulo Roberto Meyer Pinheiro (Unifor)
GT 06 - Ciclo da Vida, Cuidado e Justiça Geracional: infância e velhice no foco da Sociologia Jurídica Mariana López Matias (Unifor), Márcia Maria Tavares Machado (UFC), Danyelle Nilin Gonçalves (UFC)
GT 07 - Experiências de prevenção de conflitos urbanos Cristina Maria Zackseski (UnB), Renata Cristina do Nascimento Antão (UFRJ), Geórgia Oliveira Araújo (URCA/UnB)
GT 08 - Pós-colonialismo, novas tecnologias, sociedade e direito na América Latina

João Paulo Allain Teixeira (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco / UNICAP - Universidade Federal de Pernambuco), Thaís Janaína Wenczenovicz (UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina), Willaine Araújo Silva (Faculdade Estácio Alagoas)

GT 09 - Direito e Democracia Daniel Rocha Chaves (Faculdade Via Sapiens / Faculdade Ibiapaba), Pedro Henrique Goncalves de Oliveira Ribeiro (Universidad de Monterrey), Vitor Galvão Fraga (UnB)
GT 10 - Sociologia do Direito e Decolonialidade: Saberes, Poderes e Práticas na Desconstrução do Direito Hegemônico Cassiano dos Santos Dourado de Toledo Ribas (Universidade de São Paulo), Guilherme Roman Borges (Universidade Católica de Brasília), Isabel Penido de Campos Machado (Universidade Católica de Brasília)
GT 11 - Direitos Humanos e políticas públicas Gustavo César Machado Cabral (Universidade Federal do Ceará), Beatriz Rego Xavier (Universidade Federal do Ceará), Ana Paula Araújo de Holanda (UNIFOR), David Oliveira (UFC)
GT 12 - Polarização política, direitos e desafios democráticos no Brasil contemporâneo Julia Mattei de Oliveira Maciel (Universidade de Fortaleza), Cristiano de Aguiar Portela Moita (FU Berlin - Universidade Livre de Berlim)
GT 13 - Direito e Literatura: que lições jurídicas aprendemos a partir da ficção? Marcio Cunha Filho (IDP), Adriana Santos Imbrosio (UFRJ)
GT 14 - Corpos e Normas: Gênero, sociologia e regulação penal Ana Clara Montenegro Fonseca (Universidade Federal da Paraíba), Michele Barbosa Agnoleti (Universidade Federal da Paraíba), Amilson Albuquerque Limeira Filho (Universidade Federal da Paraíba)
GT 15 - Distopia jurisdicional, processo eletrônico e inteligência artificial no contexto de vulnerabilidade e hipossuficiência. Protocolos antidiscriminatórios do CNJ no contexto de raça e gênero. Clarisse Ines de Oliveira (Universidade Federal Fluminense - UFF), Patricia Garcia dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
GT 16 - Federalismo, Desigualdades e Poder no Brasil: abordagens sociopolíticas dos fenômenos federativos Leonam Liziero (UEPB), Marcelo Labanca Corrêa de Araújo (UNICAP)
GT 17 - Conflitos sociais, ambientais e do trabalho: pesquisas interdisciplinares

Cora Hisae Hagino (Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF), Emmanuel Oguri Freitas (Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial da Universidade Estadual de Feira de Santana - PLANTERR/UEFS), Arthur Bastos Rodrigues (UFPB)

GT 18 - Forma e cultura jurídica no Brasil: a tradução do direito e o direito como tradução de conceitos sociais e históricos Martonio Mont'Alverne Barreto Lima (Universidade de Fortaleza), Thaís Araújo Dias (Universidade Estadual Vale do Acaraú), Edson Junio Dias de Sousa (Universidade de Brasília)
GT 19 - Relações Privadas e práticas jurídicas diante das transformações tecnológicas Álisson José Maia Melo (UNI7), Vinícius de Negreiros Calado (UNICAP), Valter Moura do Carmo (UFT-ESMAT)
GT 20 - Relações privadas e inteligência artificial Ramon de Vasconcelos Negócio (UNI7), Fausto Santos de Morais (ATITUS)
GT 22 - Crítica(s) do direito na democracia José Rodrigo Rodriguez (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos), Maurício Pedroso Flores (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
GT 23 - Elites, Instituições e Agentes do Sistema de Justiça Dayana Delmiro (IFMA), Juliane Bento (UFRGS), Treicy Giovanella (USP)
GT 24 - Violências Interseccionais de Gênero no Sistema de Justiça Priscila Coelho (FGV Direito SP), Patrícia Oliveira Carvalho (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP), Eduarda Toscani Gindri (Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa - IDP)
GT 25 - Sociologia do Novo Constitucionalismo Latino-Americano Gustavo Menon (UCB e USP), Maurício Palma (FGV-SP), Wagner Iglecias (PROLAM-USP)
GT 26 - Metodologías Alternativas en la Investigación Socio-Jurídica "Desde Abajo" Jorge Enrique Carvajal Martinez (Universidad Nacional de Colombia), Pablo Gonzalez Delgado (Universidad Nacional de Colombia)