O relato de experiencia apresentado tem relação com uma pesquisa em andamento, que se insere no campo da formação continuada de professores da Educação Infantil, buscando aprofundar o conhecimento sobre as contribuições de práticas pedagógicas inclusivas e criativas. O estudo se concentra em um processo de cocriação de cenários ecoformadores, ou seja, ambientes de aprendizagem que estimulam a interação, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A pesquisa busca responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de um planejamento desenvolvido com professores que atuam na Educação Infantil, envolvendo um processo de cocriação de cenários ecoformadores que contribuam para o desenvolvimento de práticas educativas de inclusão? O objetivo principal da pesquisa é analisar as contribuições de um planejamento desenvolvido com professores que atuam na Educação Infantil, envolvendo um processo de cocriação de cenários ecoformadores que contribuam para o desenvolvimento de práticas educativas de inclusão.
Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi organizada em diferentes momentos: estudo bibliográfico e documental, coleta de dados por meio de entrevistas e formação docente como parte da pesquisa participante.
E é sobre essa última parte que esse relato se direciona. A Formação continuada foi realizada com um grupo de 14 professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em União da Vitória, Paraná. Os participantes são professores que atuam diretamente com alunos da Educação Inclusiva. O momento de formação continuada buscou apresentar como a cocriação de cenários ecoformadores pode ser uma ferramenta eficaz para promover a inclusão na Educação Infantil.
Comissão Organizadora
Congresso Internacional Educação e Diversidade
Júnea Tatiane Damasceno Oliveira
Éryka Jovania Pereira
Silvana Diamantino França
Juliane Leite Ferreira e Figueiredo
ALINE MARIA GONZAGA RUAS
Comissão Científica