II Congresso Internacional de Educação e Diversidade

Formação Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva

Faça sua inscrição
De 4 a 7 de novembro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

PRORROGADO O PERÍODO DE SUBMISSÃO DE RESUMOS

30/09/2025

EVENTO HÍBRIDO

A Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), por meio do Departamento de Educação, da Pró-Reitoria de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI), promoverá, nos dias 04, 05, 06 e 07 de novembro de 2025, o II Congresso Internacional de Educação e Diversidade: Inclusão e Formação Docente. O evento se consolida como um espaço privilegiado de interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, voltado à reflexão crítica e propositiva sobre os rumos da formação docente diante dos desafios contemporâneos impostos pela diversidade.

A proposta do congresso parte da compreensão de que a formação de professores deve estar atenta às múltiplas dimensões socioculturais que compõem o cenário educacional brasileiro e internacional. As exigências do mundo contemporâneo impõem às instituições formadoras de docentes a responsabilidade de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, que valorizem as diferenças, respeitem as singularidades e estejam comprometidas com a construção de uma educação democrática, equitativa e socialmente referenciada.

Sob a temática “Diversidade, Inclusão e Formação Docente”, o evento buscará articular o compartilhamento de experiências, saberes e práticas pedagógicas entre pesquisadores, docentes, discentes da graduação e pós-graduação, gestores educacionais e demais profissionais da área da educação, tanto do Brasil quanto do exterior. Através de conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, colóquios e seminários temáticos, o congresso pretende favorecer o diálogo interdisciplinar e promover a troca de experiências exitosas em contextos diversos, fortalecendo a cooperação acadêmica e científica em âmbito nacional e internacional.

Os eixos temáticos definidos para a submissão de trabalhos científicos contemplam áreas emergentes e estruturantes da educação contemporânea, a saber:

Eixo 1. Educação Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.

Eixo 2. Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais.

Eixo 3. Políticas Públicas e Gestão Educacional na Perspectiva Inclusiva.

Eixo 4. Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.

Eixo 5. Educação do Campo, Indígena e Quilombola: saberes, territórios e direitos.

Esses eixos foram pensados para dar visibilidade à pluralidade de experiências e sujeitos que constituem o universo educacional, e possibilitar a criação de propostas pedagógicas mais sensíveis às realidades vivenciadas por educandos e educadores em seus contextos.

Com caráter internacional, o evento reunirá em Montes Claros-MG, de forma híbrida, representantes de diversas instituições de ensino superior, centros de pesquisa e redes de ensino público e privado. Espera-se que as discussões propiciadas contribuam para o fortalecimento de políticas educacionais inclusivas, bem como para a consolidação de redes de colaboração interinstitucionais voltadas à qualificação da formação docente e à ampliação da produção científica no campo da educação.

Além das atividades centrais, o congresso integrará outros eventos acadêmicos de grande relevância, promovendo uma programação ampla e diversificada. Dentre eles destacam-se:

  • I Seminário do PROFEI – UNIMONTES
  • II Seminário Subprojetos Pedagogia Educação Inclusiva – PIBID
  • III Colóquio Educação e Saúde
  • IV Fórum de Educação Inclusiva: Letramento Racial
  • VII Seminário do NUSI/UNIMONTES: Diálogos na formação do professor e a pessoa com deficiência
  • XII Seminário Diálogos Universitários com o PAPPO

Essas ações são resultado da articulação entre diferentes grupos de pesquisa, projetos e programas institucionais, demonstrando o compromisso da UNIMONTES com a promoção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e socialmente responsável.

O congresso promoverá acessibilidade linguística e estrutural aos participantes, reforçando o princípio da inclusão em todas as suas dimensões.

O evento reafirma o papel estratégico do PROFEI como um programa comprometido com a qualificação de professores para o enfrentamento das desigualdades educacionais, promovendo ações que visem à efetivação do direito à educação para todos. A formação continuada, neste contexto, é compreendida como elemento indispensável para o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à mediação de aprendizagens em contextos plurais e desafiadores.

Assim, o II Congresso Internacional de Educação e Diversidade: Inclusão e Formação Docente se constitui em um marco significativo para a promoção da justiça social, da equidade educacional e do reconhecimento da diversidade como valor formativo. A expectativa é que, ao final do evento, os participantes estejam mais fortalecidos para implementar práticas pedagógicas transformadoras, pautadas no diálogo, no respeito às diferenças e na construção coletiva do conhecimento.

PRESIDENTE DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Profª. Dra. Silvana Diamantino França - Unimontes

COORDENAÇÃO GERAL

Profª. Ma. Andréa Lafetá de Melo Franco - Unimontes

Profª. Dra. Aline Maria Gonzaga Ruas - Unimontes

Profª. Ma. Éryka Jovânia Pereira - Unimontes

Profª. Dra. Ivana Ferrante Rebello - Unimontes

Prof. Dr. Jadson Rabelo Assis - Unimontes

Profª. Dra. Juliane Leite Ferreira - Unimontes

Profª. Dra. Júnea Tatiane Damasceno Oliveira - Unimontes

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profª. Ms. Andréa Ruas da Cruz Nogueira - Unimontes

Profª. Dra. Bernarda Elane Madureira - Unimontes

Prof. Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Unimontes

Profª. Dra Fernanda Alves Maia - Unimontes

Prof. Ms. Edmilson Mendes de Faria - Unimontes

Profª. Ma. Islei Gonçalves Rabelo - Unimontes

Profª. Dra. Jacqueline Araújo Corrêa Mendes - Unimontes

Prof. Dr. José França Neto - Unimontes

Prof. Ms. Leonardo Tadeu Araújo - Unimontes

Profª. Dra. Leonice Vieira de Jesus Paixão - Unimontes

Profª. Ma. Magda Martins Macedo - Unimontes

Profª. Ma. Maria Nadurce Silva Lafetá - Unimontes

Profª. Dra. Maria Rachel Alves - Unimontes

Profª. Dra. Marta Aurora Mota e Aquino - Unimontes

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento - Unimontes

Profª. Ms. Regina Coele Cordeiro - Unimontes

Profª. Ma. Renata Cordeiro Maciel - Unimontes

Profª. Dra. Rosilene Aparecida Froes Santos - Unimontes

Profª. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Unimontes

Profª. Ma. Simone Monteiro Ribeiro - Unimontes

Profª. Ma. Solange Ribeiro Prates - Unimontes

Profª. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis - Unimontes

Profª. Dra. Zilmar Santos Cardoso - Unimontes

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profª. Dra. Silvana Diamantino França - Unimontes (Presidente)

Profª. Ma. Andréa Lafetá de Melo Franco - Unimontes

Profª. Ma. Andréa Ruas da Cruz Nogueira - Unimontes

Profª. Dra. Aline Choucair Vaz - UEMG

Profª. Dra. Aline Maria Gonzaga Ruas - Unimontes

Profª. Dra. Ângela Cristina Borges Marques - Unimontes

Profª. Ma. Ângela Cristina Rodrigues da Silva - Unimontes

Prof. Dr. Antônio Alvimar Souza - Unimontes

Prof. Dr. Antônio Wagner Veloso Rocha - Unimontes

Profª. Dra. Bernarda Elane Madureira Lopes - Unimontes

Prof. Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Unimontes

Profª. Dra. Cecídia Barreto Almeida - Unimontes

Prof. Dr. César Rota Júnior - Unimontes

Profª. Dra. Claudia Aparecida Ferreira Machado - Unimontes

Profª. Ma. Claudia Soares de Oliveira Braga - Unimontes

Profª. Dra. Daniela Oliveira Ramos dos Passos - UEMG

Prof. Dr. Daniel Santos Braga - UEMG

Profª. Ma. Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira - Unimontes

Profª. Dra. Dulce Pereira dos Santos - Unimontes

Profª. Ma. Éryka Jovânia Pereira - Unimontes

Profª. Dra. Fábia Magali Santos Vieira - Unimontes

Profª. Dra. Fernanda Alves - Unimontes

Profª. Dra. Francely Aparecida dos Santos - Unimontes

Profª. Ma. Gabriella Lely Cardoso Martins - UFVJM

Profª. Dra. Geisa Magela Veloso - Unimontes

Prof. Dr. Geraldo Magela Cáffaro - Unimontes

Profa. Ma. Giovanna Escobar Leite - Unimontes

Profª Ma. Helena Murta Soares Souto - Unimontes

Prof. Ms. Huagner Cardoso da Silva - Unimontes

Profª. Ma. Iara Lopes Duarte Figueiredo - Unimontes

Profª. Dra. Ivana Ferrante Rabello - Unimontes

Profª. Dra. Jacqueline Araújo Correa Mendes - Unimontes

Prof. Dr. Jadson Rabelo Assis - Unimontes

Prof. Dr. João Olímpio Soares dos Reis - Unimontes

Prof. Dr. José França Neto - Unimontes

Profª. Dra. Juliane Leite Ferreira e Figueiredo - Unimontes

Profª. Dra. Júnea Tatiane Damasceno Oliveira - Unimontes

Profª. Dra. Jussara Maria de Carvalho Guimarães - Unimontes

Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior - UNESP

Prof. Ms. Leonardo Tadeu Vieira - Unimontes

Profª. Dra. Leonice Vieira de Jesus Paixão - Unimontes

Profª. Dra. Luisa Teixeira Andrade - UEMG

Profª. Ms. Magda Martins Macedo - Unimontes

Profª. Dra. Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes - Unimontes

Profª. Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Unimontes

Profª. Dra. Maria Cristina da Silva - UEMG

Profª. Dra. Maria de Fátima Gomes Lima do Nascimento - Unimontes

Profª. Dra. Maria Jacy Maia Velloso - Unimontes

Profª. Ma. Maria Nadurce Silva - Unimontes

Profª. Dra. Maria Rachel Alves - Unimontes

Profª. Dra. Marise Fagundes Silveira - Unimontes

Profª. Dra. Marta Aurora Mota e Aquino - Unimontes

Profª. Dra. Nancy Oilda Benitez Ojeda - Universidad Evangélica Del Paraguay

Profª. Dra. Patrícia Martins - UFBA

Prof. Dr. Rafael Baioni do Nascimento - Unimontes

Prof. Dr. Rahyan de Carvalho Alves - Unimontes

Profª. Ma. Renata Cordeiro Maciel - Unimontes

Profª. Ma. Regina Coele Nascimento - Unimontes

Prof. Ms. Ricardo Wilame Santana de Almeida - Unimontes

Profª. Dra. Rosilene Aparecida Froes Santos - Unimontes

Profª. Ma. Sandy Aparecida Barbosa Magalhães - Unimontes

Profª. Dra. Simone Aparecida Capellini - UNESP

Profª. Ma. Simone Monteiro Ribeiro - Unimontes

Profª. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Unimontes

Profª. Ma. Solange Ribeiro Prates - Unimontes

Profª. Ma. Themis Farias de Frnaça Desiderio - Unimontes

Prof. Ms. Thiago Loyola Franco - UFMG

Profª. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis - Unimontes

Profª. Dra. Vera Lucia Nogueira - UEMG

Profª. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão - Unimontes

Profª. Dra. Zilmar Santos Cardoso - Unimontes

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1. Educação Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.

Eixo 2. Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais.

Eixo 3. Políticas Públicas e Gestão Educacional na Perspectiva Inclusiva.

Eixo 4. Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente.

Eixo 5. Educação do Campo, Indígena e Quilombola: saberes, territórios e direitos.

Palestrantes

  • Silvana Diamantino França
  • Ivana Ferrante Rebello
  • Helena Murta Moraes Souto
  • Klaus Schlünzen Junior
  • Nancy Oilda Benitez Ojeda
  • Eladio Sebastián Heredero
  • Ariane Maria Gonzaga Durante
  • Luisa Teixeira Andrade
  • Daniel Santos Braga
  • Aline Choucair Vaz
  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos
  • Maria Cristina da Silva
  • Vera Lúcia Nogueira
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Luciana Canela S. Paixão
  • César Rota Júnior
  • Silvia Reis Soares
  • Rosilene Aparecida Froes Santos
  • Andréa Lafetá de Melo Franco
  • Juliane Leite Ferreira e Figueiredo
  • Aline Maria Gonzaga Ruas
  • Éryka Jovânia Pereira
  • Júnea Tatiane Damasceno Oliveira
  • Jadson Rabelo Assis
  • Patrícia Martins de Freitas
  • Carla Patrícia Parrela
  • Simone Aparecida Capellini
  • Dulce Pereira dos Santos
  • Rahyan de Carvalho Alves
  • Leonice Vieira de Jesus Paixão
  • Rosana Froes Santos
  • Thiago Loyola Franco
  • Gabriella Lely Cardoso Martins
  • Celia Xakriabá (Deputada Federal)
  • Ivana Cristina Lovo
  • Gilvania Mariada Silva
  • Magda Martins Macedo
  • Prof. Dr. Paulo Roberto Pinheiro
  • Prof. Dr. Edson Roberto Oaigen
  • Prof. Givaldo Guilherme dos Santos
  • Prof. Dr. Jonas Bernardes Bica
  • Prof. Dr. Nilson Perinazzo Machado

Programação

08h00 Oficina - Sala de Recursos Multifuncionais: Um Caminho para Inclusão Educacional Oficina
Local: Prédio 6 - CCBS - ANEXO - SALA 1
Oficina - Sala de Recursos Multifuncionais: Um Caminho para Inclusão Educacional

Objetivo Geral: Compreender o papel da Sala de Recursos Multifuncionais na promoção da inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial, articulando teoria, legislação e práticas pedagógicas colaborativas.

Responsáveis: Iara Lopes Duarte Figueiredo; Gilson José de Freitas; Ivanete Gomes de Souza Ribeiro; Arlete Durães Azevedo Freire;
Naiara Lopes Fonseca; Schirley Ribeiro Ruas

Local: Prédio 6 - CCBS - ANEXO - SALA 1 - Data: 04/11 - Horário: 8h às 10h

08h00 Educação antirracista em prática: estratégias pedagógicas para a formação docente e a promoção da equidade racial na escola Minicurso
Local: http://meet.google.com/gye-ngvy-uxp Objetivos: Estimular a reflexão crítica, bem como a construção coletiva de práticas pedagógicas antirracistas, a fim de articular saberes docentes, legislação educacional (Lei 10.639/03) e valorização da diversidade étnico-racial, para enfrentamento do racismo e promoção da equidade racial na escola.Responsáveis:  Ana Márcia Ruas de Aquino; Roberta Carvalho Santana / Ires Cristina Souza Teixeira
08h00 Capacitismo e Neurodiversidade: 'Nada sobre nós sem nós' - Desafios e Reflexões no cotidiano Minicurso
Local: https://meet.google.com/awh-ptfp-qnw Objetivos: Promover a conscientização do capacitismo e suas manifestações, especialmente relacionadas à neurodiversidade, a partir de narrativas e experiências reais. Busca-se oferecer aos educadores e demais participantes,, ferramentas para combater o capacitismo em suas práticas pedagógicas e vidas cotidianas, transformando a reflexão em ação.Responsáveis: Angelina Zanandrez Dutra Travenzoli; Priscilla Reynaud Mansur 
08h00 Leitura do Mundo e Convivência com a Seca: Sequência Didática Contextualizada Minicurso
Local: https://meet.google.com/yrf-aytz-wke Objetivo: Compreender a metodologia da Leitura do Mundo, na perspectiva freiriana, refletindo sobre estratégias pedagógicas para trabalhar a temática da convivência com a seca.Responsável: Maria Afonso
10h00 Minicurso: Infância, Direitos e Educação: Diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Minicurso
Local: Sala da Brinquedoteca - Sala 94 - CCH 3º Piso
Infância, Direitos e Educação: Diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Objetivo Geral: O minicurso “Direitos e Educação: Diálogos sobre o ECA” propõe uma imersão crítica e reflexiva no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com foco especial na sua interface com a educação. A partir de uma abordagem dialógica, serão discutidos os princípios fundamentais do ECA, os direitos assegurados às crianças e adolescentes, e o papel estratégico do(a) pedagogo(a) na promoção e garantia desses direitos no ambiente escolar. A proposta é construir coletivamente caminhos para uma prática pedagógica comprometida com a cidadania, a equidade e a proteção integral da infância

Responsáveis:

Profa. Andréa Lafetá de Melo Franco; Giovana Silveira Miranda; Evelyn Fabiana Leite Pereira; Jeninyelle Dayane Pinto Santos; Neli Costa de Matos Oliveira

Local: Sala da Brinquedoteca - Sala 94 - CCH 3º Piso - Data: 04/11 - Horário: 10h às 12h

10h00 Minicurso - Pesquisa documental em educação: aspectos teóricos e metodológicos Minicurso
Local: Sala 54 - CCH/Unimontes
Pesquisa documental em educação: aspectos teóricos e metodológicos

Objetivo Geral: Compreender o desenvolvimento do estudo documental em pesquisas na área educacional.

Responsável: Profa. Dra. Úrsula Adelaide de Lélis

Local: Sala 52 - CCH/UNIMONTES - Data: 04/11 - Horário:10h às 12h

10h00 Oficina - Matemática para Todos: Desafios e Descobertas Oficina
Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 202
Oficina - Matemática para Todos: Desafios e Descobertas

Objetivo geral: Promover a reflexão e a vivência de práticas pedagógicas inclusivas na área da Matemática, por meio de experiências lúdicas, acessíveis e significativas, que respeitem a diversidade dos estudantes, com atenção especial aos estudantes com TEA, estimulando sua participação, autonomia e aprendizagem.

Responsáveis: Gilson José De Freitas; Ivanete Gomes de Souza Ribeiro; Arlete Durães Azevedo Freire; Naiara Lopes Fonseca; Schirley Ribeiro Ruas; Iara Lopes Duarte Figueiredo

Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 202 - Data: 04/11/2025 - Horário: 10h às 12h

10h00 Minicurso - Acessibilidade E Tecnologia Assistiva No Atendimento Educacional Especializado Minicurso
Local: Prédio 2 - CCH - Sala 59
Minicurso - Acessibilidade e Tecnologia Assistiva No Atendimento Educacional Especializado

Objetivo Geral: Promover a compreensão e a aplicabilidade dos recursos e das tecnologias assistivas no contexto educacional, por meio da apresentação do funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais, visando à inclusão e ao atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência.

Responsáveis: Patrícia Santana Da Silva; Maria Inês Nunes Marques; Ana Paula Santos César; Danubia Oliveira Santos

Local: Prédio 2 - CCH - Sala 59 - Horário: 10h às 12h - Data: 04/11

10h00 Minicurso: Recursos Educacionais assistivos com Impressão 3D Minicurso
Local: Prédio 2 - CCH - Sala 59
Minicurso: Recursos Educacionais assistivos com Impressão 3D

Objetivo Geral: Compreender o potencial da impressão 3D na produção de recursos educacionais assistivos, possibilitando que os participantes desenvolvam conhecimentos teóricos e práticos para utilizá-la como ferramenta de apoio à aprendizagem e à inclusão escolar.

Responsáveis: Paulo Evaristo Cabral de Oliveira; Hélen Cristiane Gonçalves Ribeiro

Local: Prédio 2 - CCH - Sala 59 - Horário: 10h às 12h - Data: 04/11

10h00 Minicurso - Educação Ambiental: conexões com a Matemática Minicurso
Local: Prédio 6 - CCBS - sala 105
Minicurso - Educação Ambiental: conexões com a Matemática

Objetivos: Refletir sobre os aprendizados das oficinas e seminários realizados; Relacionar conceitos matemáticos a problemas ambientais atuais; Estimular a consciência crítica e cidadã por meio da análise de dados ambientais.

Responsáveis: Solange Ribeiro Prates; Claudia Izabel Castilho Xavier; ?Gabriel Wagner Neves Durães; ?Allexia Lavigni Maia Santos; Jean Claude Norberto de Souza; Leonardo Lima Dias; Ana Mel Cordeiro Ferreira; Léia Teixeira Figueiredo; Mariana Rodrigues Gomes; Luan Carlos Dantas Rodrigues; Matheus Vinícius Santos Alexandre; Marcelo Samuel Campos Souza

Local: Prédio 6 - CCBS - sala 105 - Horário: 10h às 12h - Data: 04/11

10h00 Educação em Direitos Humanos e Violência contra a Mulher: Formando para a Igualdade e Construindo Espaços de Resistência Minicurso
Local: https://meet.google.com/xmg-ecmb-xrv Objetivos: A formação visa promover o debate sobre o papel da educação como ferramenta de prevenção, enfrentamento e transformação das estruturas patriarcais que sustentam a violência. Responsáveis: Filomena Luciene Cordeiro Reis; João Olímpio Soares dos Reis; Guilherme Borges Silva; Ingrid do Carmo Oliveira; Luís Gustavo Souza Fróes
10h00 Educação Inclusiva na Prática: Estratégias Simples para Grandes Transformações. Minicurso
Local: https://meet.google.com/iin-gsiz-zyo. Objetivos: Proporcionar aos professores momentos de reflexão, vivência e construção de estratégias pedagógicas simples e eficazes que favoreçam a inclusão escolar, com foco no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), ensino colaborativo e práticas de acolhimento.Responsáveis:  Clareth de Lara
10h00 As inteligências múltiplas e os processos de ensino e aprendizagem Minicurso
Local: https://meet.google.com/kmp-oebp-xwv Objetivos: Destacar aspectos que envolvem a construção das inteligências, analisar as diversas habilidades de ordem maturacionais, reconhecer os vários graus de cada uma das inteligências dos indivíduos.  Responsáveis: Prof Me João Paulo da Silva Andrade; Prof Especialista Carlos Alberto Siqueira Alexandre; Prof Ma Érika Alice Lopes Vieira Pimenta; Prof Especialista Maria Helena Rodrigues Andrade 
10h00 Promoção de ações inclusivas com práticas lúdicas cooperativas Minicurso
Local: https://meet.google.com/vem-agqk-smh Objetivo: A partir de uma temática de uma história infanto-juvenil mediada pelo docente sobre diversidade cultural, étnica, física e social,  que suscita uma reflexão sobre os estereótipos sociais entre alunos da educação infantil, várias sugestões de ações cooperativas de forma lúdica são  propostas visando ações mais inclusivas. Responsável: Esther Giacomini Silva
14h00 Palestra 04/11/2025 Conferência
Palestra 04/11/2025
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES
CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO SEMINÁRIO DO PROFEI

Auditório do CCBS - UNIMONTES

Tema: O PROFEI e a formação de professores para educação Inclusiva

Palestrante: Prof. Dr. Klaus S. Junior - UNESP

Mediação:

Profa. Dra. Silvana Diamantino França - Presidente do II CIED - Unimontes

Profa. Dra. Juliane Leite Ferreira - Unimontes

19h00 Conferência de abertura Palestra Sessão Internacional
Conferência de abertura
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES
ABERTURA OFICIAL DO II CIED

Local: Auditório do CCBS - Unimontes

Tema: Planificacion Curricular Y Evaluación de Aprendizajes En Constextos de Inclusion En La Educacionn Universitaria

Palestrante: Profa. Dra. Nancy Oilda Benitez Ojeda - Educacion Universitária Universal Evangélica Del Paraguai

Mediação:

Profa. Dra. Júnea Tatiane Damasceno Oliveira - Unimontes

Profa. Dra. Aline Maria Gonzaga Ruas - Unimontes

08h00 Minicurso - Educação Inclusiva e Ensino Colaborativo na Educação Básica Minicurso
Local: Sala 203 - CPCH
Minicurso - Educação Inclusiva e Ensino Colaborativo na Educação Básica

Objetivo Geral: Desenvolver práticas pedagógicas que promovam a inclusão de todos os estudantes, utilizando estratégias de ensino colaborativo e capacitando educadores a criar ambientes de aprendizagens, para atender às diversas necessidades, assegurando a participação ativa de todos.

Responsáveis: Naiara Lopes Fonseca; Gilson José de Freitas; Ivanete Gomes de Souza Ribeir; Arlete Durães Azevedo Freire; Schirley Ribeiro Ruas; Iara Lopes Duarte Figueiredo

Local: Sala 203 - CPCH - Horário: 8h às 10h Data: 05/11

08h00 Minicurso - Como a Neurociência ajuda pais e educadores a otimizar o potencial de aprendizagem Minicurso
Local: Sala 202 - CPCH
Minicurso - Como a Neurociência ajuda pais e educadores a otimizar o potencial de aprendizagem

Objetivo Geral: Capacitar pais e educadores com conhecimentos básicos de neurociência e estratégias práticas para criar ambientes de aprendizado que respeitem o funcionamento do cérebro, promovendo a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Responsáveis: Angela Cristina Rodrigues da Silva; Rozalina Cassia de Andrade Ruas

Local: Sala 202 - CPCH - Horário: 8h às 10h Data: 05/11

08h00 Oficina - Adaptação Curricular e Inclusão: Estratégias Práticas para Professores em Formação Minicurso
Local: Subsolo do Prédio da Pró-reitoria da Pós-graduação- prédio 5
Oficina - Adaptação Curricular e Inclusão: Estratégias Práticas para Professores em Formação

Objetivo Geral: Promover a compreensão e a aplicação de estratégias de adaptação curricular no contexto da educação inclusiva, articulando fundamentos teóricos e práticas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma a capacitar futuros professores para planejar, implementar e avaliar propostas pedagógicas acessíveis, significativas e colaborativas para todos os alunos.

Responsáveis: Liamara Fontes da Silva Verdolim, Camila Naiara Ferreira da Silva, Karen Kristina Soares Simões, Marcos Aurélio Souza Silveira, Maurício Silva Soares, Maria Laurentina da Silva, Luciana Gonçalves de Araújo Gomes

Local: Subsolo do Prédio da Pró-reitoria da Pós-graduação- prédio 5 - Horário: 8h às 10h - Data: 05/11

08h00 Oficina: Mãos que falam: Primeiros Passos na Língua de Sinais Oficina
Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 309
Oficina: Mãos que falam: Primeiros Passos na Língua de Sinais

Objetivo Geral: Introduzir os participantes ao universo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do aprendizado de sinais básicos e da sensibilização para a comunicação inclusiva.

Responsável: Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha

Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 309 - Horário: 8h às 10h - Data: 05/11

08h00 Minicurso - Construindo caminhos para a inclusão no ensino superior: o PDI como instrumento pedagógico Minicurso
Local: Prédio 2 - CCH - Sala 76
Minicurso - Construindo caminhos para a inclusão no ensino superior: o PDI como instrumento pedagógico

Objetivo Geral: Promover a sensibilização e a apropriação crítica do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) como instrumento pedagógico e institucional de apoio à permanência, acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior.

Responsáveis: Regina Coele Cordeiro; Vanessa Alves Lopes Monção; Maria Helena Rodrigues Andrade; Elaine Gonçalves Araújo Nascimento

Local: Prédio 2 - CCH - Sala 76 - Horário: 8h às 10h - Data: 05/11

08h00 Normas da ABNT Minicurso
Local: https://meet.google.com/gwk-jwzi-emi Formatação dos trabalhos acadêmicos segundo às normas da ABNT, utilizando o Word.Objetivos: Ajudar o participante a conhecer as normas da ABNT e como usá-las na academia.Responsáveis:  Eliana de Freitas Soares; Cecídia Barreto Almeida, Denice do Socorro Lopes Brito, Dirce Efigenia Brito Lopes e Oliveira , Naura Sthocco Silva Nobre, Rosângela Alves da Silveira
08h00 Utilização dos Recursos de Acessibilidade Digital para Docentes Minicurso
Local: https://meet.google.com/osw-frir-tmc Objetivos Geral: Capacitar os docentes para identificar, utilizar e produzir recursos digitais acessíveis, promovendo a inclusão educacional por meio de práticas pedagógicas com suporte em tecnologias assistivas.Objetivo Específicos:Compreender os conceitos de acessibilidade digital e educação inclusiva.Conhecer a legislação vigente sobre acessibilidade na educação (ex: LBI, LDB, BNCC).Explorar softwares e ferramentas digitais que favorecem a acessibilidade.Produzir materiais pedagógicos acessíveis (ex: audiodescrição, legendas, contraste, leitura de tela).Planejar práticas pedagógicas inclusivas utilizando recursos digitais acessíveis.Responsáveis:  Éryka Jovânia Pereira; Celestia Olimpio Almeida Nunes
08h00 Educação Surdos: Bilinguismo, Pedagogia Visual e Tecnologias Assistivas Minicurso
Local: https://meet.google.com/rje-vctf-phe Objetivo: Propor reflexões e práticas sobre a educação de surdos, princípios da educação inclusiva e bilíngue (Libras- Língua Portuguesa), bem como o uso de tecnologias assistivas fundamentada com estratégias de ensino que incluam elementos da pedagogia visual e conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais - Libras, tais como classificadores e recursos imagéticos.Responsável: Suzana Oliveira Santana Teodoro; Athulo Gabriel Oliveira Santana; Jozielia Santana da Silva Souza; Leandro Ferreira Morais.
08h00 REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO: AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM Minicurso
Local: https://meet.google.com/sii-bugs-wmh Objetivo: Promover a compreensão e a aplicação de estratégias pedagógicas que articulem educação inclusiva e tecnologias digitais, com ênfase na Realidade Aumentada, no contexto da Educação Básica. O minicurso propõe apresentar sequências didáticas adaptadas a diferentes áreas do conhecimento e, a partir delas, estimular práticas inovadoras, acessíveis e significativas para todos os estudantes.Objetivos específicos: a) Discutir os fundamentos teóricos que relacionam a educação inclusiva às tecnologias digitais e à RA.b) Apresentar aplicativos de Realidade Aumentada e orientar sobre sua utilização pedagógica em diferentes áreas do conhecimento.c) Construir propostas de sequências didáticas adaptadas para diferentes áreas da Educação Básica.Responsável: Profª Msc Kelem Costa Dos Santos; Profª Drª. Janielle da Silva Melo Rabelo; Profª Msc Nathalie Santana Andrade Haussler; Discente do programa de mestrado em Educação Inclusiva: Rosamaria Freire da Silva
09h00 Educação Quilombola: teoria e práxis para uma Educação com foco na valorização dos saberes tradicionais Minicurso
Local: https://meet.google.com/aiw-swkr-qfg Objetivo: Promover uma compreensão crítica acerca do trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas Escolas Quilombolas, em conformidade com a Resolução da SEE/MG nº 3.658/2017, mediante dados da Comunidade Quilombola de Pé da Serra/Januária/MG Responsável: Giovanna Escobar Leite
10h00 Minicurso - Atenção em Jogo: o sentido do brincar em sala de aula Minicurso
Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 306
Minicurso - Atenção em Jogo: o sentido do brincar em sala de aula

Objetivo Geral: Apresentar e vivenciar jogos e brincadeiras aplicáveis a diferentes momentos dos processos interativos, seja os que acontecem em sala de aula, seja os que se dão em grupos terapêuticos e na educação corporativa.

Responsável: Profa. Ellen Parrela

Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 306 - Horário 10h às 12 Data: 05/11

10h00 Minicurso - Coensino e Práticas de Alfabetização para Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Estratégias Inclusivas e Colaborativas Minicurso
Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 1
Minicurso - Coensino e Práticas de Alfabetização para Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Estratégias Inclusivas e Colaborativas

Objetivo Geral: Discutir o conceito e os princípios do coensino e apresentar práticas colaborativas entre professores da sala regular e do AEE, com foco na alfabetização de crianças com TEA.

Responsáveis: Patrícia Lima de Souza França; Bernarda Elane Madureira Lopes; Maione

Local: Prédio 6 - CCBS - Sala 1 - Horário: 10h às 12h - Data: 05/11

10h00 Minicurso: Instruções acerca da formatação do Template de Dissertação Minicurso
Local: Sala Prédio CCH - Sala 50
Minicurso: Instruções acerca da formatação do Template de Dissertação

Objetivo Geral: Instruir os estudantes do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros a como formatar corretamente o Template da Dissertação.

Responsáveis: Francely Aparecida dos Santos; Emilly Franciele Alves Fonseca; Gabriel Wagner Neves Durães; Higor Luan Rodrigues e Victória Lobo Rios

Local: Sala Prédio CCH - Sala 50 - Horário: 10h às 12h - Data: 05/11

10h00 Brevíssima introdução às bases neurobiológicas da aprendizagem, com ênfase nas funções executivas Minicurso
Local: https://meet.google.com/rpv-aavu-afq Objetivos: Promover uma reflexão sobre as bases neurobiológicas da aprendizagem, com ênfase nas funções executivas e sua importância no desempenho acadêmico; Integrar os conhecimentos da neurociência à prática pedagógica relacionando os mecanismos cerebrais da atenção, memória e regulação emocional a metodologias de ensino mais eficazes e inclusivas; Compreender o papel da neuroplasticidade e o impacto das emoções no processo de aprendizagem, favorecendo intervenções mais eficazes às necessidades dos estudantes.Responsáveis:  Tatiana Cristina Danzi Barros 
10h00 O Plano Educacional Individualizado e o ensino colaborativo na Educação Infantil: Desafios e possibilidades Minicurso
Local: online Objetivos: Discutir os fundamentos teóricos e práticos do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do ensino colaborativo na Educação Infantil, promovendo uma reflexão crítica sobre os desafios e as possibilidades para a implementação dessas propostas desde os primeiros anos da Educação BásicaResponsáveis:  Rosângela Miranda dos Santos
10h00 Entre Saberes e Sentidos: o Ensino Religioso no Currículo de Referência de Minas Gerais Minicurso
Local: https://meet.google.com/ywr-afxm-eic Objetivos: Estimular a troca de experiências e práticas pedagógicas que potencializem o Ensino Religioso como espaço de diálogo, respeito à diversidade e construção de cidadania.Responsáveis: Andréa Lafetá de Melo Franco
10h00 Coensino e Práticas de Alfabetização para Crianças com Transtorno do Espectro Autista: Estratégias Inclusivas e Colaborativas Minicurso
Local: Presencial Objetivos: Discutir o conceito e os princípios do coensino e apresentar práticas colaborativas entre professores da sala regular e do AEE, com foco na alfabetização de crianças com TEA.Responsáveis: Patrícia Lima de Souza França;  Bernarda Elane Madureira Lopes Maione
10h00 TEA nos desenhos animados, contos de fadas sob uma perspectiva freireana Minicurso
Local: https://meet.google.com/ufi-wxnb-noi Objetivos: Propor uma leitura discursiva e argumentativa que permita (i) analisar personagens com TEA em desenhos animados e (ii) ler contos de fadas socialmente à luz de Paulo Freire, problematizando convenções naturalizadas nas práticas escolares.Responsáveis: Julio Cesar Machado; Victor Emmanuel Souza Dumont
10h00 Bases Neurobiológicas das Neurodivergências e Implicações para Práticas Pedagógicas Inclusivas Minicurso
Local: https://us04web.zoom.us/j/9360099583?pwd=wxUSaaLJQTxDaUnSpR1gqcfJDb3sAa.1&omn=72587671746 Objetivos: Compreender os fundamentos neurobiológicos das principais neurodivergências (TDAH, Dislexia e TEA), capacitando os participantes a reconhecer suas manifestações no contexto educacional e a refletir sobre estratégias de apoio pedagógico fundamentadas em evidências científicas.Responsáveis: Roberto Harrysson Tolentino; Leonardo Tadeu Vieira
10h00 Sustentabilidade Emocional na Modernidade Líquida — estratégias práticas para educadores e Academicos Minicurso
Local: https://calendar.app.google/SAh8VvSzFqPcad4X8 Objetivo: Situar criticamente a noção de modernidade líquida e seus impactos sobre a saúde emocional.Responsável: Solange Ribeiro Prates; Islei Gonçalves Rabelo; Andréa Lafeta de melo franco; Maria Cecilia Prates Novais
11h00 Palestra 05/11/2025 Palestra Sessão Internacional
Local: On-line
PALESTRA - 10H ÁS 12H - ONLINE

Tema: Neuroeducação e a diversidade

Palestrante:

Prof. Dr. Nilson Perinazzo Machado - Faculdade São Francisco de Assis

14h00 Mesa Redonda 02 - 05/11/2025 Mesa-redonda
Local: On-line
MESA REDONDA 02 - ON-LINE - 14H ÁS 16H30

Políticas de formação e trabalho docente: direitos humanos e diversidades

Palestrantes:

Profa. Dra. Aline Choucair Vaz - PPGE/UEMG

Profa. Dra. Luisa Teixeira Andrade - PPGE/UEMG

Profa. Dra. Daniela Oliveira Ramos dos Passos - PPGE/UEMG

Prof. Dr. Daniel Santos Braga - PPGE/UEMG

Profa. Dra. Maria Cristina da Silva - PPGE/UEMG

Mediação:

Profa. Dra. Vera Lúcia Nogueira - PPGE/UEMG

14h00 Mesa Redonda 01 - 05/11/2025 Mesa-redonda
Local: On-line
MESA REDONDA 01 - ON-LINE - 14H ÀS 16H30

Educação de surdos: Refletindo a atuação do Tradutor Intérprete de Libras e Práticas de Letramento

Palestrantes:

Prof. Me. Thiago Loyola Franco (UFMG)

Profª. Ma. Gabriella Lely Cardoso Martins (UFVJM)

Mediadoras:

Profª. Ma. Rosana Fróes Santos

Profª. Dra. Rosilene Aparecida Froes Santos

14h00 Painel 05/11/2025 Painel
Painel 05/11/2025
Local: Online
PAINEL - 05/11 - ONLINE

Tema:

Diversidade e sustentabilidade ambiental

Palestrantes

Prof. Dr. Edson Roberto Oaigen - Faculdade São Francisco de Assis

Prof. Dr. Paulo Roberto Pinheiro - Faculdade São Francisco de Assis

19h00 Palestra 05/11/2025 Palestra
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES
PALESTRA 01 - 19h às 22h

Autismo na universidade: impacto e inovações do programa SAMTEA na inclusão acadêmica

Profa. Dra. Fernanda Alves - SAMTEA/Unimontes

Mediação:

Prof. Paulo Eduardo Gomes

19h00 Palestra 02 - 05/11/2025 Palestra
Local: Auditório do CCH - Unimontes
PALESTRA - 19H ÀS 21H30

Educação Indígena e Quilombola, Leis 10639/2003 e 11645/2008 construções e resistências

Prof. Dr. Heiberle Horácio - Unimontes

Profa. Maria Senhora M.V. Soares - GDECO - Quilombo Mestre Minervino

Mediação:

Profa. Dra. Zilmar Santos Cardoso

14h00 Círculo de Cultura - 06/11/2025 Painel
Local: Hall do CCH
CÍRCULO DE CULTURA - 06/11/2025

A Educação necessária à transformação civilizatória

Ivana Cristina Lovo – (LEC - UFVJM)

Gilvania Maria da Silva- (CONAQ)

Celia Xakriabá (Deputada Federal)

Mediação:

Magda Martins Macedo- (LabÉ) - Unimontes

14h00 Mesa Redonda 01 - 06/11/2025 Mesa-redonda
Local: Auditório do CCH - Unimontes
MESA REDONDA 01 - 14H ÁS 16H30

A inclusão escolar da criança autista: perspectivas psicanalíticas

Palestrantes:

Prof. Dr. César Rota Júnior - Unimontes

Sivia Reis Soares

Luciana Canela S. Paixão

Mediação:

Profa. Ms. Leonardo Tadeu - Unimontes

14h00 Mesa Redonda 02 - 06/11/2025 Mesa-redonda
Local: On-line
MESA REDONDA 2 - ONLINE - 06/11/2025

Tema: Educação, sustentabilidade e a diversidade integradas nos currículos

Palestrantes:

Prof. Dr. Edson Roberto Oaiegen

Prof. Dr. Paulo Roberto Pinheiro

Prof. Dr. Givaldo Guilherme dos Santos

Prof. Dr. Nilson Perinazzo Machado

19h00 Painel 06/11/2025 Painel
Local: Auditório do CCBS
PAINEL - 19H ÁS 21:30

TEA NA ESCOLA: DIAGNÓSTICO, COMORBIDADES E INTERVENÇÕES

Profa. Carla Patricia Parrela

Profa. Patrícia Martins de Freitas

Profa. Vanessa Moraes

Mediador:

Prof. Dr. Jadson Rabelo Assis - PAPPO/Unimontes

08h00 Palestra 1A 07/11/2025 Palestra Sessão Internacional
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES

A Educação Inclusiva desde a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem

Palestrante:

Eládio Sebastian Heredeiro (Universidade de Alcalá na Espanha e do Programa de Pós-Graduação UAH/Espanha – UNAB/Colômbia

Mediação:

Prof. Dr. Jadson Rabelo Assis

Profa. Dra. Juliane Leite Ferreira

09h00 Palestra 01 - 07/11/2025 Palestra
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES
PALESTRA - 9h às 11h

Etarismo e deficiência cognitiva: caminhos para inclusão social da pessoa idosa

Dra. Ariane Maria Gonzaga Durante

Mediação:

Profa. Dra. Aline Maria Gonzaga Ruas

14h00 Palestra 02 - 07/11/2025 Palestra
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES
FÓRUM - 14H ÁS 16H30

IV FÓRUM DE INCLUSÃO: LETRAMENTO RACIAL

Profa. Dra. Ângela Cristina Borges - NEAB / Mestrado de Relações Étnico-Raciais / Unimontes

Profa. Dra. Mônica Amorim - Unimontes

Mediação:

Profa. Dra. Ivana Ferrante Rebello - Unimontes

19h00 Encerramento do II CIED - 07/11/2025 Encerramento
Local: Auditório do CCBS UNIMONTES
PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO II CIED

Importância do papel do professor na identificação precoce dos transtornos de aprendizagem

Dra. Simone Aparecida Capellini - UNESP de Marília

Dra. Patrícia Freitas - UFBA - Campus Vitória da Conquista

Mediador:

Prof. Dr. Jadson Rabelo Assis - Unimontes

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Estadual de Monte Claros, Av. Dr. Ruy Braga, Montes Claros, Minas Gerais
Ver no mapa

Realização

Apoio

Organizador

Congresso Internacional Educação e Diversidade

O II Congresso Internacional de Educação e Diversidade é um evento organizado pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES