PROJETO ESCOLA EM MOVIMENTO: CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

  • Autor
  • Giulia Rodrigues de Azevedo
  • Co-autores
  • Cristiane Vilhena Lima
  • Resumo
  •  

    PROJETO ESCOLA EM MOVIMENTO: CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

     

    Eixo 2 – Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais

    Palavras-chave: Educação Antirracista; Consciência Negra; Projeto Escola em Movimento;

     

    Resumo Expandido

    O presente trabalho busca examinar as atividades de conscientização e combate ao racismo, realizadas na Escola Estadual Plinio Ribeiro, durante a semana da consciência negra de 2024, orientadas pela Profº Monica Amorim e o Projeto Escola em Movimento, através da observação e análise das atividades realizadas, a temática abordada e material didático desenvolvido. A pesquisa tem como objetivo compreender se as atividades promovidas e os materiais didáticos criados durante o projeto contribuíram para a construção ou melhora da educação antirracista no ambiente escolar. A observação participante e análise de conteúdo foram as metodologias adotadas para realização deste trabalho, que nos traz a importância de práticas engajadas para o fortalecimento do debate étnico-racial nas escolas públicas

     

    Introdução

    A escola é o campo estratégico para construir o debate e fomentar conhecimento sobre as pautas étnico raciais e a luta antirracista. A presente pesquisa se propõe a examinar como as ações realizadas pelo Projeto Escola em Movimento, durante a semana da consciência negra, na E. E. Plínio Ribeiro, realizadas com os estudantes do ensino médio, contribuíram para promover uma educação comprometida com a equidade racial, reconhecendo a luta antirracista como eixo estruturante da formação escolar e compreendendo os impactos no processo formativo dos estudantes e nas práticas docentes.

    Fundamentos Teóricos

    O Projeto Escola em Movimento: Educação para a Diversidade e o Protagonismo Juvenil e a presente pesquisa, fundamentam-se em autores que discutem as relações raciais dentro do cenário educacional e o movimento de educação antirracista, como a autora Sueli Carneiro, em seu livro Dispositivo de Racialidade, um dos livros que fundamentaram as reuniões do grupo e o desenvolvimento do projeto, os debates sobre a interculturalidade crítica abordados pela autora Vera Maria Ferrão Candau, além da legislação, Lei 10.639/03 e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais.

     

    Metodologia

    A metodologia utilizada foi a observação participante durante a semana de atividades e a análise de conteúdos que foram trabalhados nas reuniões para a formação do material didático. A semana de integração ocorreu entre os dias 18 e 22 de novembro de 2024, contou com duas palestras: “Diversidade Religiosa, Interculturalidade Crítica, Religiões de Matriz Africana e Educação Antirracista” ministrada pelo Prof.º Dr. Heiberle Horácio e Wellington Coimbra (Mestre PPGE/Unimontes), e “Superando as estatísticas: Juventudes, racismos e antirracismos no Brasil” ministrada por Johnisson Xavier Silva (Profº IFNMG), também foram realizadas atividades com o material didático desenvolvido pelos integrantes do projeto e junto com os alunos ocorreu a montagem de corredores temáticos divididos em três temas, Resistencia Negra no Brasil, Mulheres Negras Brasileiras e Cultura afro-brasileira. A pesquisa se desenvolveu na observação participativa e análise das atividades propostas e a recepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas.

    Análise de dados

    Todas as atividades mostraram esforço em promover uma abordagem crítica, algumas mais eficazes no seu objetivo. A formulação das palestras no auditório com um número muito grande de alunos, possibilitou o esclarecimento das informações, mas dificultou um debate mais aprofundado e aproximado. Devido ao curto tempo para realização das atividades escritas os alunos acabaram levando-as para casa, porém concluiu-se que seria melhor se o tempo permitisse a resposta e correção em conjunto com os alunos possibilitando um maior aprofundamento sobre os temas. Os corredores temáticos cumpriram seu objetivo e possibilitaram também a integração do assunto com as demais séries da escola.

    Conclusões

    Conclui-se que o projeto possui contribuição importante na construção de uma educação antirracista e possibilitou um diálogo construtivo durante a realização das propostas, atingindo seu objetivo final de fomento ao debate crítico, a visibilidade e informação sobre as principais pautas do movimento, contribuindo para o avanço da equidade racial no cenário educacional.

     

     

    Apoio técnico ou financeiro (se houver)

    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

     

    Referências

     

    ARROYO, Miguel Gonzalez. Outro campo é possível na educação: multiplicidade de territórios e saberes. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 159-174.

    BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 140, n. 7, p. 1, 10 jan. 2003.

     

    CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.

     

    CÂNDIDO, Maria Helena. Educação e decolonialidade: caminhos para uma pedagogia antirracista. São Paulo: Autêntica, 2021.

    CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023.

    HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

    RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Antirracista; Consciência Negra; Projeto Escola em Movimento;
  • Área Temática
  • Eixo 2 – Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais
Voltar Download
  • Eixo 1 - Educação Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
  • Eixo 2 – Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais
  • Eixo 3 – Políticas Públicas e Gestão Educacional na Perspectiva Inclusiva
  • Eixo 4 – Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente
  • Eixo 5 – Educação do Campo, Indígena e Quilombola: saberes, territórios e direitos

Comissão Organizadora

Congresso Internacional Educação e Diversidade
Júnea Tatiane Damasceno Oliveira
Éryka Jovania Pereira
Silvana Diamantino França
Juliane Leite Ferreira e Figueiredo
ALINE MARIA GONZAGA RUAS

Comissão Científica