AS BARRAS DE CUISENAIRE E O SENSO DE MEDIDA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Luciane Thiele
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • BARRAS DE CUISENAIRE, SENSO DE MEDIDA, EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Práticas pedagógicas em Educação Matemática
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O 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais sob tema:“Matemática nos Anos Iniciais: contextos e práticas na contemporaneidade", tem como objetivo geral do evento é proporcionar momentos de encontro e reflexão a respeito da Matemática que se aprende e da Matemática que se ensina entre educadores da Educação Infantil, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes da graduação em Pedagogia, estudantes da pós-graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática ou áreas afins, pesquisadores e outros profissionais ligados a esta temática.

Comissão Organizadora

Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de resumo expandido (máximo 2 páginas).

Cada inscrição no evento dar direito a inscrever três trabalhos seja como autor ou co-autor

Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.

Serão publicados nos anais do evento, somente os resumos expandidos que foram apresentados no Colóquio, e que todos os autores e co-autores estejam inscritos no evento.

O conteúdo apresentado nos resumos expandidos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.

Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.

De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.

Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.

Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:

  1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática;
  2. Formação de professores para o ensino de Matemática;
  3. Avaliação em Educação Matemática;
  4. Ensino de Matemática na Educação Inclusiva;

Sobre os Eixos Temáticos...

1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática

Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.

2. Formação de professores para o ensino de Matemática

Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

3. Avaliação em Educação Matemática

Ementa: Neste eixo incluem-se investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a avaliação em larga escala (Prova Brasil, PISA, etc.).

4. Ensino de Matemática na educação inclusiva

Ementa: Este eixo tem como foco explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes no ensino de Matemática, entre as quais destacam-se: estudos associados aos processos de aprendizagem matemática de pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social.

  • Práticas pedagógicas em Educação Matemática
  • Formação de professores para o ensino de Matemática
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Ensino de Matemática na Educação Inclusiva

Comissão Científica

Prof. Dr. Américo Junior Nunes dad Silva (UNEB)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Ms. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Profa. Dra. Juliane dos Santos Medeiros (SEE/AL)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Ms. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SENAC)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)

Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática - GPTPEM

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Centro de Educação - CEDU

Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins

CEP: 57.072-900

E-mail: gptpem.al@gmail.com

Anais do 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais

Volume: 2

Ano: 2021

ISSN: 2764-9059

 

COORDENADOR GERAL DO EVENTO

Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira (CEDU/UFAL)

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Américo Junior Nunes dad Silva (UNEB)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Ms. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Profa. Dra. Juliane dos Santos Medeiros (SEE/AL)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Ms. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SENAC)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Anielly Ildefonso Santos Lopes
Angélica Ferreira Cravo
Déborah Ivene Almeida Pereira
Déborah Layanna Eloi de Almeida
Erisson Rodrigues de Santana
Ilson Mendonça Soares Prazeres
Jacielma Dantas dos Santos
Joenneyres Raio de Souza Amancio
Leila Augusta de Oliveira Barros
Leila Carla dos Santos Quaresma
Márcia da Silva Santos Portela
Marciana Quitéria Correira da Silva
Mariana Tenório da Silva
Mércia Cristina dos Santos Farias
Paulo Henrique Firmino da Silva
Silvio Albuquerque Costa
Vitor Marinho Silva
Wilker Araújo de Melo
Williane Costa Ferreira

Autor Corporativo

Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática - GPTPEM

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Centro de Educação - CEDU

Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins

CEP: 57.072-900

E-mail: gptpem.al@gmail.com

Periodicidade: Bianual

Idiomas: Português

Responsável pela publicação: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática - GPTPEM e Doity