O biocarvão é um material obtido através da pirólise de material orgânico, que proporciona diversos benefícios para o solo, como o aumento do estoque de carbono, aumento da retenção de água, geração de CTC (Capacidade de Troca Catiônica), melhoria de atributos biológicos, além da sua capacidade de adsorção de contaminantes. Estudos têm apontado que o biocarvão após passar pelo processo de dopagem com íons metálicos, pode atuar como um adsorvente recuperando poluentes aniônicos do meio aquoso, como por exemplo o fosfato, com possibilidade de ser reutilizado como uma fonte de fósforo, cuja eficiência agronômica pode ser comparada à fertilizantes convencionais. De fato, a elevada dependência brasileira por fertilizantes fosfatados decorrente da ocorrência de limitadas reservas domésticas de P e incertezas quanto ao suprimento externo de fertilizantes justificam plenamente a busca por alternativas de recuperação de P de ambientes contaminados e sua utilização como fertilizante fosfatado.
A Agronomia é a ciência que engloba todas as práticas agrícolas, com pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias e técnicas de manejo que aumentam a performance da agricultura.
No Brasil, essa desempenha o papel de elevar nossa agricultura a patamares superiores de produtividade e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de insumos, respeitando o meio ambiente.
O Ciclo de Seminários da Agronomia – CISAGRO – é um evento já tradicional no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia, que acontece anualmente. Tem como público alvo os alunos da graduação do curso de Agronomia e toda a comunidade acadêmica.
O evento consiste na apresentação de pôsteres por alunos que possuem projetos de pesquisa desenvolvidos individualmente ou coletivamente tanto na Universidade quanto em parceria com empresas do ramo. Os autores apresentam a outros alunos interessados na área da pesquisa, nos experimentos que o curso de Agronomia vem desenvolvendo ou apenas com curiosidade em saber como funciona o “mundo” científico.
Com esse evento, os alunos podem exibir seus trabalhos desenvolvidos durante a sua formação, como pesquisas, revisões bibliográficas, estágios e atividades extracurriculares, para os demais colegas, sendo melhor aproveitado, já que essas ações devem ser divulgadas no meio acadêmicos e acessíveis a alunos.
Além do mais, é uma oportunidade única de treinamento, onde os alunos podem desenvolver a habilidade de exposição de informações e oratória e, consequentemente, o lado profissional, uma vez que estarão se preparando para a área da pesquisa que consiste, muitas vezes, na apresentação de palestras para a exposição de dados concluídos de seus projetos.
Comissão Organizadora
Coordenadora
Larissa Barbosa de Sousa
Comissão de Divulgação e Apoio
Felipe Nascimento Faria Cardoso
Brenda Santos Pontes
Rafael Miguel Gonçalves Vieira
Gabriel Berteli Pelizaro
Gabriel Policarpo Tavares Faria
Ana Laura Costa Santos
Maicon Douglas de Castro Silva
Victor Gonçalves Junqueira
Victoria Cristina Ferreira
Bianca Duarte Oliveira
Leonardo Martins Brandão
Vinícius Henrique Andrade Costa
Comissão Científica
Ivair José de Morais Júnior
Luciana Nunes Gontijo
Daniel Bonifácio Oliveira Cardoso
Matheus Gregorio Marques
Carolina Oliveira da Silva
Anakely Alves Rezende Rodrigues
Josef Gastl Filho
Camila Soares de Oliveira
Athos Gabriel Gonçalves Nascimento
Danilo Araújo Gomes
João Paulo Ribeiro de Oliveira
Ingrid Mara Bicalho
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