A termoinibição é um fator importante, no qual trás perdas para os produtores, que não dispõem de cultivares comerciais com sementes termotolerantes. Objetivou-se avaliar o uso de inteligência computacional para discriminar diferentes níveis de termoinibição em sementes de genótipos de alface sob altas temperaturas e períodos de armazenamento. Foram avaliadas sementes de 18 cultivares quanto à termoinibição considerando às características de primeira e última contagem de germinação e índice de velocidade de germinação, em sementes submetidas às temperaturas de 20, 25, 30 e 35 ºC. As análises foram realizadas imediatamente após a colheita das sementes e repetidas após seis meses de armazenamento. A análise discriminante e o Mapa de Auto Organização de Kohonen (SOM) por Redes Neurais Artificiais (RNAs) foram realizados por meio de inteligência computacional. O Mapa Auto-Organizável de Kohonen é capaz de detectar diferenças e organizar as semelhanças entre as cultivares de alface, formando um maior grupo que possui sementes termoinibidas. Na análise discriminante também foi possível indentificar, de maneira coerente, genótipos (Everglades) tolerantes a termoinibição. A inteligência computacional foi eficiente na detecção de dissimilaridade de sementes de alface com termoinibição logo após a colheita e armazenamento.
A Agronomia é a ciência que engloba todas as práticas agrícolas, com pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias e técnicas de manejo que aumentam a performance da agricultura.
No Brasil, essa desempenha o papel de elevar nossa agricultura a patamares superiores de produtividade e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de insumos, respeitando o meio ambiente.
O Ciclo de Seminários da Agronomia – CISAGRO – é um evento já tradicional no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia, que acontece anualmente. Tem como público alvo os alunos da graduação do curso de Agronomia e toda a comunidade acadêmica.
O evento consiste na apresentação de pôsteres por alunos que possuem projetos de pesquisa desenvolvidos individualmente ou coletivamente tanto na Universidade quanto em parceria com empresas do ramo. Os autores apresentam a outros alunos interessados na área da pesquisa, nos experimentos que o curso de Agronomia vem desenvolvendo ou apenas com curiosidade em saber como funciona o “mundo” científico.
Com esse evento, os alunos podem exibir seus trabalhos desenvolvidos durante a sua formação, como pesquisas, revisões bibliográficas, estágios e atividades extracurriculares, para os demais colegas, sendo melhor aproveitado, já que essas ações devem ser divulgadas no meio acadêmicos e acessíveis a alunos.
Além do mais, é uma oportunidade única de treinamento, onde os alunos podem desenvolver a habilidade de exposição de informações e oratória e, consequentemente, o lado profissional, uma vez que estarão se preparando para a área da pesquisa que consiste, muitas vezes, na apresentação de palestras para a exposição de dados concluídos de seus projetos.
Comissão Organizadora
Coordenadora
Larissa Barbosa de Sousa
Comissão de Divulgação e Apoio
Felipe Nascimento Faria Cardoso
Brenda Santos Pontes
Rafael Miguel Gonçalves Vieira
Gabriel Berteli Pelizaro
Gabriel Policarpo Tavares Faria
Ana Laura Costa Santos
Maicon Douglas de Castro Silva
Victor Gonçalves Junqueira
Victoria Cristina Ferreira
Bianca Duarte Oliveira
Leonardo Martins Brandão
Vinícius Henrique Andrade Costa
Comissão Científica
Ivair José de Morais Júnior
Luciana Nunes Gontijo
Daniel Bonifácio Oliveira Cardoso
Matheus Gregorio Marques
Carolina Oliveira da Silva
Anakely Alves Rezende Rodrigues
Josef Gastl Filho
Camila Soares de Oliveira
Athos Gabriel Gonçalves Nascimento
Danilo Araújo Gomes
João Paulo Ribeiro de Oliveira
Ingrid Mara Bicalho
Edições Anteriores