A quantificação do teor foliar de nutrientes possibilita o diagnóstico do estado nutricional das plantas em termos de deficiências, suficiências, excessos e equilíbrios de nutrientes, auxiliando no manejo da adubação das culturas. Assim, é essencial a determinação, com elevada exatidão, dos teores de nutrientes de folhas de referências das culturas para diagnósticos mais acurados. Como há grande diversidade de métodos analíticos para determinar teores totais de nutrientes em tecidos vegetais e poucos trabalhos que contrastem suas eficiências propoe-se com este resumo apresentar os principais métodos, apontando suas potencialidades e limitações e propor um projeto de pesquisa cujo objetivo é avaliar a acurácia de diferentes métodos de mineralização de tecidos vegetais, que são amplamente utilizados na pesquisa e em rotinas de laboratórios. Os métodos mais utilizados são digestão nitro-perclórica, que é realizada em bloco de digestor, que apresenta como vantagens a solubilização quase que total da amostra, porém possui algumas desvantagens como: emissão de vapores tóxicos, tempo, ja que é um processo demorado e alta probabilidade de contaminação. O outro método muito utilizado é a calcinação, que é um método realizado em forno mufla, que é mais rápido que a digestão úmida nitro-perclórica, porém exige atenção para que temperaturas muito elevadas não sejam atingidas, nesse método também pode ocorrer contaminção por partículas do revestimento interno do forno. Folhas de milho e soja serão utilizadas para quantificação dos teores de P, K, Ca, Mg, S, B, Zn, Cu, Mn e Fe. Serão utilizados métodos baseados em digestão úmida em sistema aberto (água régia_1 e nitrico-perclórica_4) ou calcinação (2). O delineamento experimental será considerado como DIC, com quatro repetições. Os resultados serão submetidos a análise de variância, sendo os métodos avaliados quanto as seguintes variáveis: equivalências (teste Skott-Knott) capacidade de extração, exatidão (aproximação dos valores de referência) e precisão (CV, ?, ?/?n). Portanto, pretende-se eleger uma metodologia mais acurada (exatidão*precisão) de extração de nutrientes minerais de tecidos vegetais.
A Agronomia é a ciência que engloba todas as práticas agrícolas, com pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias e técnicas de manejo que aumentam a performance da agricultura.
No Brasil, essa desempenha o papel de elevar nossa agricultura a patamares superiores de produtividade e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de insumos, respeitando o meio ambiente.
O Ciclo de Seminários da Agronomia – CISAGRO – é um evento já tradicional no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia, que acontece anualmente. Tem como público alvo os alunos da graduação do curso de Agronomia e toda a comunidade acadêmica.
O evento consiste na apresentação de pôsteres por alunos que possuem projetos de pesquisa desenvolvidos individualmente ou coletivamente tanto na Universidade quanto em parceria com empresas do ramo. Os autores apresentam a outros alunos interessados na área da pesquisa, nos experimentos que o curso de Agronomia vem desenvolvendo ou apenas com curiosidade em saber como funciona o “mundo” científico.
Com esse evento, os alunos podem exibir seus trabalhos desenvolvidos durante a sua formação, como pesquisas, revisões bibliográficas, estágios e atividades extracurriculares, para os demais colegas, sendo melhor aproveitado, já que essas ações devem ser divulgadas no meio acadêmicos e acessíveis a alunos.
Além do mais, é uma oportunidade única de treinamento, onde os alunos podem desenvolver a habilidade de exposição de informações e oratória e, consequentemente, o lado profissional, uma vez que estarão se preparando para a área da pesquisa que consiste, muitas vezes, na apresentação de palestras para a exposição de dados concluídos de seus projetos.
Comissão Organizadora
Coordenadora
Larissa Barbosa de Sousa
Comissão de Divulgação e Apoio
Felipe Nascimento Faria Cardoso
Brenda Santos Pontes
Rafael Miguel Gonçalves Vieira
Gabriel Berteli Pelizaro
Gabriel Policarpo Tavares Faria
Ana Laura Costa Santos
Maicon Douglas de Castro Silva
Victor Gonçalves Junqueira
Victoria Cristina Ferreira
Bianca Duarte Oliveira
Leonardo Martins Brandão
Vinícius Henrique Andrade Costa
Comissão Científica
Ivair José de Morais Júnior
Luciana Nunes Gontijo
Daniel Bonifácio Oliveira Cardoso
Matheus Gregorio Marques
Carolina Oliveira da Silva
Anakely Alves Rezende Rodrigues
Josef Gastl Filho
Camila Soares de Oliveira
Athos Gabriel Gonçalves Nascimento
Danilo Araújo Gomes
João Paulo Ribeiro de Oliveira
Ingrid Mara Bicalho
Edições Anteriores