Nos estádios fenológicos V4 e V5 começa a ser definido o potencial produtivo do milho. Sendo que, após esse período, a recuperação pela planta dos danos ocasionados em sua parte aérea passa a ser limitada, podendo ocasionar grandes perdas de produtividade. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o controle das doenças foliares da cultura do milho acrescentando-se uma aplicação de fungicida no estádio V4 e seu impacto na produtividade. O experimento foi conduzido a campo na região de Uberlândia, MG, durante a segunda safra do ano de 2021. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, e o híbrido comercial semeado foi o K7510. Esse foi submetido a 4 tratamentos, com 6 repetições, sendo uma testemunha, sem aplicação de fungicidas, e os demais tratamentos compostos por diferentes fungicidas, combinados de variadas formas e em diferentes épocas de aplicação. Todos os tratamentos com fungicidas diferiram estatisticamente para severidade, porcentagem de área foliar verde e produtividade, em relação à testemunha. O tratamento T3 (azoxistrobina + ciproconazol V8 / azoxistrobina + ciproconazol + clorotalonil VT-R2), com adição de cloratolonil ao triazol + estrobirulina, apresentou resultado significativamente superior ao tratamento T2 (azoxistrobina + ciproconazol V8-VT-R2), que possuía somente um triazol e uma estrobirulina. O T4 (propiconazol + difenoconazol V4 / azoxistrobina + ciproconazol V8 / azoxistrobina + ciproconazol + clorotalonil VT-R2 VT-R2), com adição de uma aplicação no estádio V4, foi o tratamento que apresentou menor severidade de doença e maior porcentagem de área foliar verde.
A Agronomia é a ciência que engloba todas as práticas agrícolas, com pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias e técnicas de manejo que aumentam a performance da agricultura.
No Brasil, essa desempenha o papel de elevar nossa agricultura a patamares superiores de produtividade e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de insumos, respeitando o meio ambiente.
O Ciclo de Seminários da Agronomia – CISAGRO – é um evento já tradicional no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia, que acontece anualmente. Tem como público alvo os alunos da graduação do curso de Agronomia e toda a comunidade acadêmica.
O evento consiste na apresentação de pôsteres por alunos que possuem projetos de pesquisa desenvolvidos individualmente ou coletivamente tanto na Universidade quanto em parceria com empresas do ramo. Os autores apresentam a outros alunos interessados na área da pesquisa, nos experimentos que o curso de Agronomia vem desenvolvendo ou apenas com curiosidade em saber como funciona o “mundo” científico.
Com esse evento, os alunos podem exibir seus trabalhos desenvolvidos durante a sua formação, como pesquisas, revisões bibliográficas, estágios e atividades extracurriculares, para os demais colegas, sendo melhor aproveitado, já que essas ações devem ser divulgadas no meio acadêmicos e acessíveis a alunos.
Além do mais, é uma oportunidade única de treinamento, onde os alunos podem desenvolver a habilidade de exposição de informações e oratória e, consequentemente, o lado profissional, uma vez que estarão se preparando para a área da pesquisa que consiste, muitas vezes, na apresentação de palestras para a exposição de dados concluídos de seus projetos.
Comissão Organizadora
Coordenadora
Larissa Barbosa de Sousa
Comissão de Divulgação e Apoio
Felipe Nascimento Faria Cardoso
Brenda Santos Pontes
Rafael Miguel Gonçalves Vieira
Gabriel Berteli Pelizaro
Gabriel Policarpo Tavares Faria
Ana Laura Costa Santos
Maicon Douglas de Castro Silva
Victor Gonçalves Junqueira
Victoria Cristina Ferreira
Bianca Duarte Oliveira
Leonardo Martins Brandão
Vinícius Henrique Andrade Costa
Comissão Científica
Ivair José de Morais Júnior
Luciana Nunes Gontijo
Daniel Bonifácio Oliveira Cardoso
Matheus Gregorio Marques
Carolina Oliveira da Silva
Anakely Alves Rezende Rodrigues
Josef Gastl Filho
Camila Soares de Oliveira
Athos Gabriel Gonçalves Nascimento
Danilo Araújo Gomes
João Paulo Ribeiro de Oliveira
Ingrid Mara Bicalho
Edições Anteriores