A escola e a função de legitimação social dos discursos filosóficos sobre a arte

  • Autor
  • Luís Gustavo Guadalupe Silveira
  • Resumo
  •  

    Buscar compreender a especificidade do fenômeno artístico investigando somente seus elementos propriamente “estéticos”, recusando qualquer importância a elementos históricos ou sociais parece ser o traço característico de diversas teorias estéticas na Filosofia. Estas acabam por dificultar a compreensão dos vínculos reais da arte com a ordem social em que está inserida e do seu papel na manutenção ou na superação das relações de dominação. Colaboram, involuntariamente, para o fortalecimento de um discurso sobre a arte que contribui para a legitimação das hierarquias culturais e sociais estabelecidas e para sustentar práticas de formação cultural que mantêm e aprofundam as desigualdades sociais. Com uma abordagem distinta dessas teorias estéticas, Bourdieu tratou da legitimação cultural das desigualdades sociais, tanto por meio da investigação das práticas culturais quanto da análise das teorias sobre a arte, questionando princípios caros à Estética Erudita (autonomia da arte, genialidade da(o) artista, ideologia carismática, forma sobre conteúdo etc.). Acreditamos que o potencial crítico de autores como Marcuse, por exemplo, estaria comprometido por não haver uma problematização da questão crucial dos condicionantes sociais do dom artístico e da competência cultural, posto que ele trabalha a partir da noção de autonomia da arte sem questioná-la completamente e sem explicitar os condicionantes sociais da experiência estética que defende como autêntica. Diante do amplo universo de elementos que fazem parte dessa discussão, vamos nos concentrar aqui na questão do aprendizado dos códigos de decifração artísticos e da disposição estética dita legítima, em especial o que é realizado na instituição escolar.

  • Palavras-chave
  • Bourdieu, Disposição estética, Escola, Legitimação social.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Filosofia, arte e política
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O Colóquio Internacional Estética e Existência tem a intenção de pensar a problemática da existência, considerando a experiência estética como o primado das diferentes formas do viver humano. Para isso caminhamos, desde de 2015, numa trilha de conversas sobre importantes temas que circundam este horizonte filosófico e abrimos espaço para contribuições de trabalhos nas mais diversas áreas que se incluam no debate. Sejam bem-vindos!

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  |  UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

GRUPO DE ESTUDO FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO

V Colóquio Internacional Estética e Existência: Filosofia e Arte


 

NORMAS PARA ENVIOS DE TRABALHOS

 

O Colóquio Internacional Estética e Existência em sua quinta edição divulga sua chamada para envios de trabalhos para a apresentação oral e publicação de textos completos para o ano de 2021. 

1 Da inscrição e submissão de trabalhos

1.1 É indispensável a leitura do edital para seguir as orientações para a inscrição e submissão dos trabalhos.

1.2 As submissões para trabalhos estão abertas a partir do dia 26/04/2021 e se encerram no dia 26/08/2021.

1.3 Poderão submeter trabalhos para a apresentação oral no V Colóquio Internacional Estética e Existência: 

  1. Alunos de graduação;
  2. Alunos de pós-graduação;
  3. Pesquisadores vinculados à instituições de pesquisa ou ensino;
  4. Professores;

1.4 Alunos de graduação devem obrigatoriamente submeter seus trabalhos sob a supervisão de um professor  orientador, que deve constar como co-autor do texto. 

1.5 Os trabalhos devem ser inéditos e não devem ter sido submetidos anteriormente ou simultaneamente a eventos, revistas ou outros meios de divulgação científica. 

1.6 O autor do trabalho deve estar antecipadamente inscrito no evento.

1.7 Só é permitida a submissão de 1 (um) trabalho por autor.

 

2 Das normas de submissão

2.1 Serão aceitos apenas trabalhos completos, com extensão entre 10 e 12 páginas (aproximadamente seis mil palavras).

2.2 O texto deve ser submetido no site do evento <<www.esteticaeexistência.com.br>> na aba <<submissão de trabalhos>>. 

2.3 O autor deve fazer antecipadamente o download do TEMPLATE nesta mesma página e utilizá-lo como suporte para o seu texto, substituindo seu conteúdo.

2.4 O arquivo do texto não deve conter identificação do autor.

2.5  Não altere a formatação do template.

2.6  Não serão aceitos textos que não utilizem o a formatação adequada.

2.7 Notas referenciais do texto devem ser feitas no rodapé da página, bem como as notas explicativas — Vide Template.

2.8 Não serão considerados arquivos enviados por e-mail ou outros meios que não o formulário próprio do site do evento.

2.9 O trabalho deve ser salvo em arquivo .doc e anexado no formulário de submissão no espaço apropriado.

2.9.1 Com o trabalho pronto a partir do Template é preciso proceder ao preenchimento do formulário on-line com as seguintes informações:

  1. Título do trabalho;
  2. Resumo (até 250 palavras);
  3. Área temática;
  4. 5 palavras-chave (separadas por vírgula e finalizadas por ponto);
  5. Texto completo sem identificação de autoria em arquivo .doc (conforme TEMPLATE);
  6. Nome do Autor;
  7. E-mail do Autor;
  8. Nome do co-autor (se houver);
  9. E-mail do co-autor (se houver).

 

3 Das avaliações e resultado

3.1 O trabalho submetido deve ser enquadrado pelo autor em uma das áreas temáticas listadas para facilitar o julgamento eficiente da comissão científica:

  1. Estética e filosofia da arte;
  2. Arte clássica grega;
  3. Fenomenologia e arte;
  4. Filosofia e arquitetura;
  5. Filosofia, pintura e escultura;
  6. Filosofia, dança e teatro;
  7. Filosofia e música;
  8. Filosofia, arte e expressões artísticas afro-brasileiras; 
  9. Filosofia, arte e expressões artísticas indígenas;
  10. Filosofia, arte e expressões artísticas de comunidades tradicionais;
  11. Filosofia e literatura;
  12. Filosofia, fotografia e cinema;
  13. Filosofia e artes marginalizadas; (pixação, lambe-lambe, cartaz, estêncil, grafite e etc.)
  14. Filosofia e o processo artístico;
  15. Filosofia, arte e política.

3.2 Os trabalhos serão avaliados na seguinte estrutura de tópicos:

  1. Novidade conceitual do problema abordado;
  2. Mérito filosófico da argumentação;
  3. Relevância das referências.

3.3 Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, inglês e francês.

3.4 A decisão da comissão científica sobre os trabalhos é soberana e irrecusável.

3.5 Trabalhos com indicativo de plágio serão sumariamente recusados sem prejuízo às sanções legais cabíveis.

3.6 Os resultados serão enviados aos autores até o dia 01 de outubro de 2021.

 

4 Da apresentação e publicação

4.1 Os trabalhos selecionados serão apresentados pelos autores durante o V Colóquio Internacional Estética e existência, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021.

4.2 Datas e horários das apresentações serão divulgadas no dia 03 de outubro de 2021 e informadas aos participantes através de correio eletrônico.

4.3 As apresentações serão realizadas em sessões virtuais de stream abertas aos inscritos no evento.

4.4 Cada apresentação terá duração de 30 minutos divididos em 20 minutos de exposição e 10 minutos de discussão.

4.5 As sessões de comunicação serão gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube Estética e Existência em data posterior.

4.5 É de responsabilidade do autor adequar seu texto ao tempo de exposição para a comunicação.

4.6 Serão aceitas correções e adequações no texto final para a publicação até o dia 15 de novembro de 2021, após a apresentação e discussão do texto submetido.

4.7 A data de publicação dos textos completos é prevista para o dia 01 de dezembro de 2021.

 

Comissão organizadora.

  • Estética e Filosofia da Arte
  • Arte clássica grega
  • Fenomenologia e arte
  • Filosofia e arquitetura
  • Filosofia, pintura e escultura
  • Filosofia, dança e teatro
  • Filosofia e música
  • Filosofia, arte e expressões artísticas afro-brasileiras
  • Filosofia, arte e expressões artísticas indígenas
  • Filosofia, arte e expressões artísticas de comunidades ribeirinhas
  • Filosofia e literatura
  • Filosofia, fotografia e cinema
  • Filosofia e artes marginalizadas; (pixação, lambe-lambe, cartaz, estêncil, grafite e etc.)
  • Filosofia e o processo artístico
  • Filosofia, arte e política

Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil

CEP: 58051-900 Fone: +55 (83) 3216-7200

E-mail:  esteticaeexistencia@gmail.com

Universidade Federal da Paraíba & Universidade Federal do Amazonas

V Colóquio Internacional Estética e Existência

 

Coordenador Geral

Iraquitan Oliveira Caminha | Universidade Federal da Paraíba

Coordenador da Comissão Organizadora

Tiago de Jesus Sousa | Universidade Federal do Amazonas

Coordenador da Comissão Científica

Gilfranco dos Santos Lucena Universidade Federal da Paraíba

 

 

 

 

 

 

I Colóquio Estética e Existência: Filosofar e Viver criativo.

Realizado nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro de 2015. 

Convidado especial: Prof. Dr.  Michel Dupuis (Université Catholique de Louvain)

 

II Colóquio Estética e Existência: Filosofia e Loucura

Realizado nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2016

Convidado especial: Prof. Dr. Bernard Andrieu (Université Paris Descartes – Sorbonne-Paris-Cité)

 

III Colóquio Estética e Existência: Filosofia e Morte

Realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018

Convidada especial: Prof.ª Dr.ª Silvia Angélica Solas (Universidad Nacional de La Plata - Argentina)

 

IV Colóquio Estética e Existência: Filosofia e Espiritualidade

Realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019

Convidado especial: Prof.ª Dr.ª Salim Mokkadem (Universidad de Montpellier)