A poesia de Salvatore Quasimodo e a gênese da inspiração helenística nas composições musicais de Bruno Maderna

  • Autor
  • Fabrício Malaquias-Alves
  • Resumo
  •  

    O compositor italiano Bruno Maderna é considerado o maior representante do expressionismo na Itália, além de figurar entre os precursores da nova música naquele país, tendo contribuído para o desenvolvimento do dodecafonismo, estruturalismo musical, música eletrônica e aleatória. No núcleo poético de sua produção musical encontram-se elementos helenísticos, presentes na grande maioria de suas composições. Não obstante a importância desse compositor, sua obra ainda é pouco executada no ambiente extra europeu, e sua produção pouco analisada no Brasil, o que justifica a escassa bibliografia sobre o tema. Este trabalho, que está centrado na criação musical em diálogo com outras áreas – especialmente, a literatura e a filosofia – busca analisar o início da inspiração clássica grega na obra do compositor italiano, bem como compreender suas ligações com as traduções dos Lirici greci, apresentadas pelo poeta Salvatore Quasimodo, em 1940. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de conhecer os fatores históricos e estéticos envolvidos nesse rico processo criativo. Concluiu-se que a poesia de Quasimodo, de grande repercussão, inspirou não somente Maderna, mas também uma geração de compositores que, na busca por uma poética que conectasse passado e futuro, propuseram uma revalorização dos ideais clássicos gregos, traduzidos em termos modernos.

     

  • Palavras-chave
  • Bruno Maderna, Salvatore Quasimodo, Música contemporânea, Poesia grega, Compositores italianos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Filosofia e música
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O Colóquio Internacional Estética e Existência tem a intenção de pensar a problemática da existência, considerando a experiência estética como o primado das diferentes formas do viver humano. Para isso caminhamos, desde de 2015, numa trilha de conversas sobre importantes temas que circundam este horizonte filosófico e abrimos espaço para contribuições de trabalhos nas mais diversas áreas que se incluam no debate. Sejam bem-vindos!

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA  |  UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

GRUPO DE ESTUDO FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO

V Colóquio Internacional Estética e Existência: Filosofia e Arte


 

NORMAS PARA ENVIOS DE TRABALHOS

 

O Colóquio Internacional Estética e Existência em sua quinta edição divulga sua chamada para envios de trabalhos para a apresentação oral e publicação de textos completos para o ano de 2021. 

1 Da inscrição e submissão de trabalhos

1.1 É indispensável a leitura do edital para seguir as orientações para a inscrição e submissão dos trabalhos.

1.2 As submissões para trabalhos estão abertas a partir do dia 26/04/2021 e se encerram no dia 26/08/2021.

1.3 Poderão submeter trabalhos para a apresentação oral no V Colóquio Internacional Estética e Existência: 

  1. Alunos de graduação;
  2. Alunos de pós-graduação;
  3. Pesquisadores vinculados à instituições de pesquisa ou ensino;
  4. Professores;

1.4 Alunos de graduação devem obrigatoriamente submeter seus trabalhos sob a supervisão de um professor  orientador, que deve constar como co-autor do texto. 

1.5 Os trabalhos devem ser inéditos e não devem ter sido submetidos anteriormente ou simultaneamente a eventos, revistas ou outros meios de divulgação científica. 

1.6 O autor do trabalho deve estar antecipadamente inscrito no evento.

1.7 Só é permitida a submissão de 1 (um) trabalho por autor.

 

2 Das normas de submissão

2.1 Serão aceitos apenas trabalhos completos, com extensão entre 10 e 12 páginas (aproximadamente seis mil palavras).

2.2 O texto deve ser submetido no site do evento <<www.esteticaeexistência.com.br>> na aba <<submissão de trabalhos>>. 

2.3 O autor deve fazer antecipadamente o download do TEMPLATE nesta mesma página e utilizá-lo como suporte para o seu texto, substituindo seu conteúdo.

2.4 O arquivo do texto não deve conter identificação do autor.

2.5  Não altere a formatação do template.

2.6  Não serão aceitos textos que não utilizem o a formatação adequada.

2.7 Notas referenciais do texto devem ser feitas no rodapé da página, bem como as notas explicativas — Vide Template.

2.8 Não serão considerados arquivos enviados por e-mail ou outros meios que não o formulário próprio do site do evento.

2.9 O trabalho deve ser salvo em arquivo .doc e anexado no formulário de submissão no espaço apropriado.

2.9.1 Com o trabalho pronto a partir do Template é preciso proceder ao preenchimento do formulário on-line com as seguintes informações:

  1. Título do trabalho;
  2. Resumo (até 250 palavras);
  3. Área temática;
  4. 5 palavras-chave (separadas por vírgula e finalizadas por ponto);
  5. Texto completo sem identificação de autoria em arquivo .doc (conforme TEMPLATE);
  6. Nome do Autor;
  7. E-mail do Autor;
  8. Nome do co-autor (se houver);
  9. E-mail do co-autor (se houver).

 

3 Das avaliações e resultado

3.1 O trabalho submetido deve ser enquadrado pelo autor em uma das áreas temáticas listadas para facilitar o julgamento eficiente da comissão científica:

  1. Estética e filosofia da arte;
  2. Arte clássica grega;
  3. Fenomenologia e arte;
  4. Filosofia e arquitetura;
  5. Filosofia, pintura e escultura;
  6. Filosofia, dança e teatro;
  7. Filosofia e música;
  8. Filosofia, arte e expressões artísticas afro-brasileiras; 
  9. Filosofia, arte e expressões artísticas indígenas;
  10. Filosofia, arte e expressões artísticas de comunidades tradicionais;
  11. Filosofia e literatura;
  12. Filosofia, fotografia e cinema;
  13. Filosofia e artes marginalizadas; (pixação, lambe-lambe, cartaz, estêncil, grafite e etc.)
  14. Filosofia e o processo artístico;
  15. Filosofia, arte e política.

3.2 Os trabalhos serão avaliados na seguinte estrutura de tópicos:

  1. Novidade conceitual do problema abordado;
  2. Mérito filosófico da argumentação;
  3. Relevância das referências.

3.3 Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, inglês e francês.

3.4 A decisão da comissão científica sobre os trabalhos é soberana e irrecusável.

3.5 Trabalhos com indicativo de plágio serão sumariamente recusados sem prejuízo às sanções legais cabíveis.

3.6 Os resultados serão enviados aos autores até o dia 01 de outubro de 2021.

 

4 Da apresentação e publicação

4.1 Os trabalhos selecionados serão apresentados pelos autores durante o V Colóquio Internacional Estética e existência, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021.

4.2 Datas e horários das apresentações serão divulgadas no dia 03 de outubro de 2021 e informadas aos participantes através de correio eletrônico.

4.3 As apresentações serão realizadas em sessões virtuais de stream abertas aos inscritos no evento.

4.4 Cada apresentação terá duração de 30 minutos divididos em 20 minutos de exposição e 10 minutos de discussão.

4.5 As sessões de comunicação serão gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube Estética e Existência em data posterior.

4.5 É de responsabilidade do autor adequar seu texto ao tempo de exposição para a comunicação.

4.6 Serão aceitas correções e adequações no texto final para a publicação até o dia 15 de novembro de 2021, após a apresentação e discussão do texto submetido.

4.7 A data de publicação dos textos completos é prevista para o dia 01 de dezembro de 2021.

 

Comissão organizadora.

  • Estética e Filosofia da Arte
  • Arte clássica grega
  • Fenomenologia e arte
  • Filosofia e arquitetura
  • Filosofia, pintura e escultura
  • Filosofia, dança e teatro
  • Filosofia e música
  • Filosofia, arte e expressões artísticas afro-brasileiras
  • Filosofia, arte e expressões artísticas indígenas
  • Filosofia, arte e expressões artísticas de comunidades ribeirinhas
  • Filosofia e literatura
  • Filosofia, fotografia e cinema
  • Filosofia e artes marginalizadas; (pixação, lambe-lambe, cartaz, estêncil, grafite e etc.)
  • Filosofia e o processo artístico
  • Filosofia, arte e política

Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil

CEP: 58051-900 Fone: +55 (83) 3216-7200

E-mail:  esteticaeexistencia@gmail.com

Universidade Federal da Paraíba & Universidade Federal do Amazonas

V Colóquio Internacional Estética e Existência

 

Coordenador Geral

Iraquitan Oliveira Caminha | Universidade Federal da Paraíba

Coordenador da Comissão Organizadora

Tiago de Jesus Sousa | Universidade Federal do Amazonas

Coordenador da Comissão Científica

Gilfranco dos Santos Lucena Universidade Federal da Paraíba

 

 

 

 

 

 

I Colóquio Estética e Existência: Filosofar e Viver criativo.

Realizado nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro de 2015. 

Convidado especial: Prof. Dr.  Michel Dupuis (Université Catholique de Louvain)

 

II Colóquio Estética e Existência: Filosofia e Loucura

Realizado nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro de 2016

Convidado especial: Prof. Dr. Bernard Andrieu (Université Paris Descartes – Sorbonne-Paris-Cité)

 

III Colóquio Estética e Existência: Filosofia e Morte

Realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018

Convidada especial: Prof.ª Dr.ª Silvia Angélica Solas (Universidad Nacional de La Plata - Argentina)

 

IV Colóquio Estética e Existência: Filosofia e Espiritualidade

Realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019

Convidado especial: Prof.ª Dr.ª Salim Mokkadem (Universidad de Montpellier)