A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA DIANTE DE UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL

  • Autor
  • Ana Flávia Felix Costa
  • Resumo
  • Podemos compreender o multiculturalismo, em um sentido mais amplo, como um movimento social que visa estudar as diferentes culturas, evidenciando como estas integram-se entre si, e a relevância de serem respeitadas de acordo como são, mostrando que nenhuma cultura é superior a outra. Na luta contra as desigualdades sociais, raciais e culturais, o estudo do multiculturalismo é algo extremamente importante na sociedade contemporânea, a qual nos permite cada vez mais conviver com pessoas de diferentes classes sociais, religiões, sexualidades e raças; ou seja, várias etnias em contato umas com as outras. Embora o Brasil seja um exemplo de país multicultural, é essencial que a formação dos professores seja pautada com o objetivo de formar cidadãos mais tolerantes diante das mais variadas diferenças que os cercam. Deste modo, este trabalho visa mostrar como a formação dos professores de filosofia vem se adequando as diversidades, aos desafios propostos por tal e em quais aspectos é possível melhorar, sendo um exemplo, a flexibilidade do currículo e uma grade curricular que desfrute de cadeiras que possam instruir o futuro profissional docente a entender, obter experiência e desenvoltura com o multicultural, uma vez que, é na formação dos professores que deve-se ampliar táticas para desenvolver uma prática educacional que influencie em uma boa relação com a multiculturalidade, rompendo com preconceitos e fazendo com que através da reflexão filosófica seja possível alcançar uma sociedade mais justa e menos intolerante. Quando se estabelece uma formação de professores que tenha por objetivo formar profissionais preocupados com as diversidades, e como essas diversas culturas podem contribuir para o enriquecimento das aulas, o resultado da prática pedagógica torna-se mais eficaz. O trabalho tem como objetivo, também, enfatizar a importância do ensino de filosofia diante de uma sociedade tão multicultural, e que é possível a partir do ensino de filosofia fazer reflexões, observar a realidade, e poder formar pessoas ainda mais éticas, que sejam capazes de respeitar não só as pessoas do mesmo ciclo social, mas a sociedade e sua diversidade como um todo, mostrar que a alteridade não é uma inimiga, mas sim, algo que pode tornar o ambiente escolar ainda mais interessante e plural.

  • Palavras-chave
  • Cultura. Diversidade. Educação. Escola. Multiculturalismo.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba