O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA SOCIEDADE DE CLASSES

  • Autor
  • Liliane Ferreira Dos santos
  • Resumo
  • O trabalho em questão tem como pretensão abordar as dificuldades encontradas, sofridas e até mesmo impostas, a serem superadas por futuros docentes e já praticantes que se encontram na situação de formação continuada. Outro objetivo, que é a explicação do primeiro, é mostrar como ou em quê a sociedade, mais especificamente, as classes sociais influenciam na formação docente. Para cumprir tal trabalho, se faz necessária a análise de escritos relacionados com base na Filosofia marxiana e um olhar contemporâneo de Angela Davis, para que seja possível uma compreensão do problema aqui posto, através de um olhar crítico. Assim, partindo do princípio que a escola é controlada por uma esfera política que preza pela reprodução de suas ideologias dominantes, quando a realidade impõe que seja levada em conta as condições da maior parte da população que é formada pelas classes menos favorecidas e em transição. Nesse sentido, é comum que a classe dominante proteja e expanda seu ponto de vista, de forma a alienar, encobrir e atrapalhar os planos de melhoria referentes as classes dominadas. Entre as várias maneiras de pôr suas barbaries em ação, uma delas é sucateando a educação, de modo a minimizar o investimento quando sua função seria elevar o mesmo. Este sucateamento da educação resulta na falta de compromisso com os cursos de licenciaturas, sempre com materiais insuficientes, estruturas precárias, salas superlotadas de trabalhadores cansados, explorados e mal pagos. Tudo isso acaba refletindo na falta de condições de arcar com as despesas de sua formação. Além disso, a classe dominante faz com que as demais classes defendam seus interesses inconscientemente e o professor, o docente, no entanto, deveria ser o responsável por abrir a mente e os olhos dos indivíduos dominados. Essa potência que é adquirida na formação do docente, vai contra os interesses hegemônicos, à medida que não reproduz ideologias daquela classe social dominante, mas transforma o meio social e os aliena os alunos. A formação docente também é responsável por formar intelectuais que são capazes de desconstruir a ideologia burguesa e ocupar postos políticos, judiciais ou militares e assim reivindicar os direitos das classes menos favorecidas. Por fim, esse estudo pretende apontar os caminhos para sair dessa situação de controle da escola burguesa e colocar o papel revolucionário que o professor deve ocupar na sociedade contemporânea.

  • Palavras-chave
  • Ideologia. Classes sociais. Filosofia Marxiana. Formação docente.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba