O objetivo desse estudo é apresentar as dificuldades do professor iniciante de filosofia e suas precárias relações com o livro didático. O principal desafio para um professor iniciante é estabelecer uma relação entre o livro didático adotado pela escola com o pensamento filosófico. Para que não ocorra a reprodução do conhecimento é necessário que o futuro docente crie uma estratégia pedagógica como aulas expositivas, debates, analisando e levando questões sobre a realidade atual em união com textos clássicos da filosofia. Assim, desenvolver o senso crítico, por meio de questionamentos contínuos sobre determinado tema, fato, acontecimentos, ações, pensamentos e sentimentos, o ensino de filosofia deve despertar um conhecimento de caráter universal, ir para além da sala de aula e despertar a reflexão filosófica no aluno. Desse modo, é possível alimentar a ideia na cabeça dos alunos e mastigá-la para que gere essa reflexão. Esse é o desafio que se coloca para o livro didático, que em sua maioria, distorcem ou empobrecem o pensamento dos filósofos, ou seja, ensina predominantemente a história da filosofia em detrimento do ensinar a filosofar. Por isso, alguns dos manuais de filosofia não são referências consistentes para o desenvolvimento do conhecimento filosófico nas salas de aula do ensino médio. Assim, cabe ao professor fazer esta união entre o livro didático e o ensino de filosofia, desenvolvendo a capacidade de reflexão e problematização junto com os alunos. É nesse preciso sentido que alguns livros didáticos se não forem usados de maneira correta podem causar a morte do ensino a filosofia. O jovem educador tem a difícil tarefa de mediar esse despertar para o filosofar, tornando o conteúdo do livro mais flexível e arejado, utilizando estratégias sem ficar submetido a ele, pois trata-se apenas de uma complementação teórica. A questão do livro didático remete ao autor e a quem o manipula, pois cabe ao docente sempre buscar meios que não estejam na obra adotada da escola, mas procurar outras interpretações. Este tipo de abordagem do trazer a realidade para a sala de aula acaba aproximando o aluno do ato de filosofar. O resultado dessa pesquisa pretende concluir e apontar que as dificuldades do professor iniciante e suas precárias e conflituosas relações com o livro didático podem levar os alunos a se distanciarem ou mesmo se desinteressarem pela filosofia, caso esta se restrinja somente aos dados históricos.
A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.
Comissão Organizadora
Flávio José de Carvalho (UFCG)
Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)
José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)
Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)
José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)
Julio Cesar Kestering (UEPB)
Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)
Marianne Sousa Barbosa (UFCG)
Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)
Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)
Roberto Pereira Veras (IFAC)
Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)
Valmir Pereira (UEPB)
Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)
E-mail: biosuepb@gmail.com
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)
Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500
Fone: +55 (83) 3344-5318
Organizador dos Anais do Evento
Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)
Comissão Organizadora do Evento
Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)
Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)
Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)
Flávio José de Carvalho (UFCG)
José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)
Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)
Apoio
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)
Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)
Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba