O FUNDAMENTO ÉTICO DA FILOSOFIA DA EXPERIÊNCIA DE JOHN DEWEY PARA O ENSINO ESCOLAR

  • Autor
  • Herivelt Felix de Lima
  • Resumo
  • A relação íntima e necessária entre os processos de nossa experiência real e a educação é a ideia fundamental que diferencia a filosofia da educação de John Dewey da escola tradicional. Por isso, é necessário que essa nova concepção de educação, se apoie em uma teoria da experiência e que desta forma seja possível qualificar que experiência seria efetivamente educativa. Dewey afirma que, o aprender, seja com quem ou o que for, é o interesse moral essencial. Esta visão torna sua filosofia fundamentalmente moral, pois aprender não apenas com os que soam agradáveis, é sua proposta. Este pensamento expõe um posicionamento ético peculiar, nos levando a entender que sua filosofia é uma arte de viver que explica o sentido próprio da democracia entendida por Dewey. A filosofia da educação que norteia a teoria pedagógica e orienta o aprendizado do pensar reflexivo em Dewey, tem em um de seus fundamentos a atitude ética que preside este pensar no qual se apoia. Por este motivo, serão analisadas as noções deweyanas de experiência educativa e de pensar reflexivo, demonstrando como esta teoria geral da filosofia da educação de Dewey está diretamente implicada com a prática escolar, concebendo a escola como laboratório da filosofia, no que se refere ao ensaio de atitudes éticas, dos valores morais e condutas políticas que efetivamente possam conduzir a vida intelectual e coletiva da sociedade. Para isso, ao pensarmos a escola como área de atuação dessa teoria, fica claro a necessidade de pensar sobre o processo ensino-aprendizagem, já que exige reflexão, em termos epistemológicos, de todos os docentes, pois a forma tecnicista de aplicação de conteúdos impede qualquer metodologia aplicada por influência kantiana, no que diz respeito a não se ensinar filosofia, mas sim, a filosofar. É necessário a análise dos problemas que envolvem o ensino de filosofia, pois a dificuldade de aplicação dos conteúdos, por problemas no currículo, nos leva a seguinte questão: Qual é o papel da filosofia no currículo do ensino médio? Se a educação é o processo pelo qual se formam as disposições essenciais do homem – emocionais e intelectuais – para com a natureza e para com os demais homens, filosofia pode ser definida como a teoria geral da educação. Portanto, a filosofia é uma disciplina que possui os meios necessários para desenvolver essas disposições emocionais e intelectuais nos discentes, já que a filosofia consegue dialogar tranquilamente com todas as outras disciplinas, podendo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem aplicando o princípio da interdisciplinaridade, no entanto, sem correr o risco de ser qualquer coisa menos filosofia.

  • Palavras-chave
  • Experiência. Educação. Ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba