RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A TEORIA E A PRÁTICA COMO BASES FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Suyvia Marcele Leal Nóbrega Morais Pinheiro
  • Resumo
  • O presente trabalho pretende expor os caminhos percorridos desde a ingressão no Programa Residência Pedagógica pela Universidade Estadual da Paraíba, coordenado pela CAPES, que tem como objetivo capacitar alunos para sua formação prática, a começar pelas reuniões semanais presenciais e online até a última etapa do projeto que inicia com a inclusão dos alunos nas escolas para inicialmente obter uma precisa observação para adaptação do ambiente escolar, e com isso o residente possa familiarizar-se e compreender a estrutura física da escola, dos alunos e turmas, levando em conta cada espaço escolar como um universo a lidar, e que exige do aluno em formação a capacidade de tocar cada universo com sabedoria e segurança e possa contribuir de forma qualitativa para o desenvolvimento dos alunos. Será feita uma análise reflexiva dos conteúdos principais trabalhados nos encontros, e sua principal contribuição para o arcabouço teórico mediante as atividades escolares. Cada atividade funciona como ferramentas que possibilitam o residente percorrer as primeiras etapas iniciais do estágio com autonomia e confiança, para se adaptar aos diferentes universos, normas e regras que se impõem diante do professor quando se trata da educação e da capacidade do mesmo em se tornar a ponte que liga o conhecimento aos alunos. Partindo da concepção de que a formação prática é fundamental para a capacitação do futuro professor antes de iniciar sua jornada docente profissional, o relato se fundamenta na experiência e reflexão do desenvolvimento entre a relação da teoria com a prática, e os resultados obtidos por meio destas. Antes de tudo, a pesquisa será voltada também para o aluno como parte integrante e fundamental para uma troca de conhecimentos, uma vez que o aluno também é objeto que possibilita o saber para o professor, pois é a partir da relação entre ambos que é possível qualificar a didática, e planejamento, como também toda estrutura para lecionar. Pois é papel do professor saber reconhecer, lidar, e encontrar formas para alcançar o objetivo de tocar com o conhecimento os diferentes alunos que o professor no decorrer de sua profissão se depara. E visando concluir todas as etapas e objetivos, o presente trabalho visa estruturar e trazer novas ideias e aprendizados para que possa contribuir ao conhecimento e desenvolvimentos de outros alunos que estão iniciando a carreira docente, e que os mesmos possam se fixar em ideias que os possibilitem crescer e fazer das possíveis dificuldades seu instrumento para evolução.

  • Palavras-chave
  • Ensino. Desenvolvimento. Reflexão. Evolução.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
Voltar

A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba