A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Autor
  • Thainara Pereira Gomes Silva
  • Resumo
  • Neste trabalho, será examinada a importância da Didática na formação de professores de filosofia no Brasil, que consequentemente reflete no bom rendimento da aprendizagem do aluno na escola, e deve-se compreender como as técnicas de ensino são fundamentais para que o profissional consiga ensinar o conteúdo em sala. Uma vez que a Didática se caracteriza por ser um conjunto de métodos e técnicas que auxiliam o professor na sua prática docente, além de contribuir para uma melhor transmissão de conhecimento e fortalecer a relação professor-aluno. Nesse contexto, o professor ainda se encontra “refém” ao tipo de currículo encontrado nas escolas, por mais que ele seja diferente daquele currículo do inicio da escolarização brasileira, caracterizado por ser um currículo de cunho mais tradicional e tecnicista, que era muito determinista e sofria influencias da economia e do comércio. Pois todas as competências e habilidades que deviam ser ensinadas, se encontravam embasadas nas demandas do comércio, ou seja, era um currículo dedicado às necessidades econômicas, e para garantir que os alunos iriam apreender aquelas habilidades, a escola era organizada de maneira que o aluno respeitasse as regras comportamentais estabelecidas, que iam desde ver o professor como figura superior que deve ser respeitada, para que mais na frente esse mesmo aluno saiba obedecer e até temer as condições de trabalho impostar por um possível patrão. E nesse currículo mais tradicional a dinâmica em sala se resumia apenas na fala do professor sem nenhuma interação por parte dos alunos. Felizmente, com o avanço das práticas educativas o currículo foi se alterando, passando da perspectiva tradicional, para uma crítica que denuncia esse lado tecnicista do currículo e abre a possibilidade para questionar qual tipo de conteúdo deve estar no currículo, e logo depois passa para um currículo pós-crítico que valoriza as produções culturais e a diversidade étnico-racial. Essa transformação do currículo permitiu desenvolver uma didática que promove a problematização associando teoria e prática, oferecendo maior embasamento para se aprimorar as técnicas de ensino de cada profissional, já que é por meio dela que o docente se renova e reconstrói sua identidade profissional a cada método aplicado. É possível destacar  num sentido mais originário da palavra, que Didática significa a arte de ensinar, e atualmente ela se utiliza de várias ferramentas que auxiliam na sua aplicação, que vai desde uma leitura textual guiada pelo professor até o uso da tecnologia para ministrar a aula. Numa leitura guiada pelo docente, onde ele é o transmissor do conhecimento, é possível abordar diversos assunto que não estão no currículo, fazendo com que o aluno venha a refletir sobre algo que muitas vezes é exterior a sua realidade, ou seja, ele realizará o ato de assimilação que só foi possível devido aos métodos didáticos do professor. É por isso que o docente deve possuir uma didática, pois ela é uma auxiliadora do processo de aprendizagem que garante a transmissão do conteúdo e sua absorção por parte do aluno.

  • Palavras-chave
  • Conhecimento. Currículo. Método, Aprendizagem. Aluno.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba