A NOVA EXCLUSÃO DA FILOSOFIA E A ANÁLISE DE SEUS PRETEXTOS

  • Autor
  • Ellen Freitas Alves Vieira
  • Resumo
  • A filosofia por muito tempo foi excluída da base curricular, voltando a pouco tempo graças a Lei n.º 11.684/08 de 2008, que a tornou obrigatória no ensino médio, porém, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vemos um novo perigo tomar forma, já que novamente a importância da filosofia foi negligenciada, e para entendermos o motivo é preciso compreender como a base curricular foi formulada e quais são os motivos que levaram para essa nova “exclusão da filosofia”, fazendo uma análise do ensino da filosofia como matéria, vinculada com uma análise sociocultural brasileiro. A primeira parte a ser analisada é a cartilha que tem as informações da BNCC, mais especificamente, o capitulo 5.4. A área de Ciência Humanas e Sociais Aplicadas, onde diz que é feito uma continuação dos assuntos do ensino fundamental, porém com o foco principal na visão do adolescente sobre o indivíduo, buscando sempre a ética, para que o aluno possa se tornar critico a ponte de formular hipóteses contra ações ambíguas e contraditórias dos sujeitos e das estruturas sociais e que assim ele possa estabelecer diálogos e através deles possa formar duvidas sistemáticas. Todo o objetivo citado se encaixaria nos pontos centrais e principais que a filosofia atualmente tenta ensinar, apesar disso foi escolhida pelos elaboradores do Novo Ensino Médio que a filosofia não estivesse presente no ensino médio como matéria e sim como temas transversais, que serão abordados por professores da área de Ciência Humanas e Sociais Aplicadas. A segunda parte a ser explorada é a motivação que levou ao corte da filosofia como matéria, podemos citar dois, que são os mais visíveis empiricamente: a importância que o brasileiro dar a filosofia e o ensino desestimulante da matéria no ensino básico. Ao observar a sociedade brasileira e suas divisões percebemos que há uma dualidade econômica e cultural, separado assim coisas que só pertence ao ser “privilegiado” e coisas que pertence aos “menos favorecidos”, e uma dessas coisas é a filosofia, por não ser utilitarista e tecnicista é visto como utilidade ou até mesmo luxo da classe burguesa. Já quando falamos do ensino da filosofia, o grande problema é que não há um ensino de filosofia de fato e sim da história da filosofia, deixando o processo desinteressante e sem o real objeto do ensino da filosofia, que é a formação de uma mente crítica. Isso também é um problema na graduação, pois no Brasil não há uma formação voltada para o filósofo e sim para historiadores e comentadores. Objetiva-se a análise desses pontos para possibilitar o entendimento das motivações da sua exclusão e assim encontrar soluções viáveis para os problemas encontrados.  

  • Palavras-chave
  • Ensino. BNCC. Motivações.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba