A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

  • Autor
  • Isadora Cardoso Fernandes
  • Resumo
  • O texto a seguir visa apresentar a relevância e contribuição da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Primeiramente, iremos tratar acerca da atual situação, a qual é caracterizada pela banalização dessa relação de aluno-professor, da desvalorização do professor em sala de aula, e a frustração de ambas as partes oriundas dos problemas enfrentados no campo escolar. Em seguida, abordaremos sobre a importância de tratar e praticar a temática da afetividade no ensino e como ela pode contribuir para otimizar os resultados dos alunos, principalmente em se tratando do ensino de filosofia, que por si só é uma disciplina que não recebe a devida importância e não é tão valorizada como deveria pelo sistema. Sempre levando em consideração que o professor pode ser o responsável pela sensação de acolhimento e muitas vezes o aluno associa essa atitude à disciplina, ao que ele sente em relação ao docente. Iremos evidenciar que o professor não precisa ser aquele que apenas transmite conhecimento, mas que é possível estabelecer uma relação permeada pelo respeito e admiração. Temos como objetivo principal desse texto pesquisar os benefícios de uma relação baseada na afetividade, no processo da prática docente e evidenciar que este é um assunto pouco valorizado tanto na educação básica como no ensino superior, o que gera uma maior dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, considerando a individualidade de cada aluno. Tendo isto como base, aplicando-a da maneira correta, com limites estabelecidos, este pode ser um grande aliado. Isto ocorre através das emoções externadas, e assim podemos entender um pouco o mundo interior do aluno, que muitas vezes traz traumas, angústias e inseguranças, afetando seu rendimento escolar, o que pode perdurar, gerando pessoas inseguras e com sentimentos de inferiorização e sensação de incapacidade diante das outras pessoas. Temos como objetivo também, demonstrar de maneira concisa o lugar que esse sentimento ocupa, e quão benéfico pode ser para o desenvolvimento de discentes e docentes, com a finalidade de superar essa dicotomia existente nessa relação, na qual o professor repassa informações e o aluno apenas as recebe. Estabelecendo vínculos, essas visões podem mudar, essas relações podem melhorar, havendo mais prazer em ensinar e em aprender. Nesse sentido, a temática se mostra necessária e interessante de ser abordada para otimizar o ensino e especificamente o da filosofia, que é uma disciplina que exige reflexão e discussão, fazendo com que os alunos se sintam mais à vontade em sala de aula, vendo o professor de maneira mais acessível e não tão distante.

  • Palavras-chave
  • Ensino-aprendizagem. Respeito. Desenvolvimento. Dicotomia.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba