PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL.

  • Autor
  • Anthony Giuseppe de Brito França
  • Resumo
  • Tendo em vista a diversidade cultural, politica, social e econômica encontrada nas salas de aula, Paulo Freire dedicou-se em desenvolver os princípios para uma educação que, compreendendo os indivíduos em sua singularidade, instrumentalizasse o aluno na construção de seu próprio conhecimento. Assim sendo, ao transcender os valores apregoados por uma educação bancária de cunho meramente informativo, Freire associa os processos educacionais e os de humanização, sendo a conscientização de si e do meio social ao qual pertencem os indivíduos, o objetivo primordial de ambos os procedimentos. Com isso, é levantada pelo autor uma crítica a algumas das práticas pedagógicas vigentes no nosso atual sistema político educacional. Estas, de cerne tecnicista, tendem a tratar o educando como deposito de conteúdos, corporificando, deste modo, ações opressoras e desumanas, já que aliena o sujeito de sua capacidade de implicação no processo de ensino-aprendizagem. Deve-se levar em consideração também os dados que apontam para a multiplicação, nos últimos anos, das escolas de grau técnico no Brasil. Em outros termos, a atual reforma proposta para o ensino médio, em que disciplinas essenciais para uma formação crítica, como filosofia, sociologia e historia são postas em segundo plano, ofertadas como disciplinas optativas, sendo priorizada a área de conteúdos voltados para formação técnica, preparando o aluno para o futuro mercado de trabalho. Esse fato estimula a reflexão acerca do lugar que é cedido no país para uma proposta de pedagogia verdadeiramente libertadora. Posto isso, o presente trabalho apresenta por objetivo fomentar a discussão acerca do impacto do aumento das escolas técnicas e da reforma do ensino médio no Sistema Educacional Brasileiro, tendo-se por base as propostas pedagógicas de Paulo Freire. Por fim, é possível observar que uma educação que nega a autonomia do sujeito, conduzindo-lhe a um estado de dependência para com uma ideologia alheia, somente pode ser caracterizada como alienação a favor da manutenção do sistema.

  • Palavras-chave
  • Alienação. Educação. Ensino-aprendizagem. Subjetividade.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba