O ENSINO DE FILOSOFIA DIANTE DOS IMPASSES INSERIDOS PELO TECNICISMO PEDAGÓGICO

  • Autor
  • Joyce Cláudia Martins de Oliveira
  • Resumo
  • A pesquisa em questão tem o intuito de apresentar a situação conflituosa na qual o profissional da docência encontra-se ao lidar e responsabilizar-se pelo ensino de uma disciplina que vai contra as premissas da pedagogia tecnicista. A filosofia, por abordar o pensamento reflexivo e transformador, sempre encontrou impasses para ser disseminada, principalmente por existir uma grande influência do cenário político-econômico sob o campo educacional. Também são abordados aqui os motivos pelos quais a filosofia sempre esteve em questão ao ser tratada como uma disciplina necessária ou não para a formação dos indivíduos e qual a sua importância no âmbito social. Analisaremos de modo crítico como a educação tecnicista influência no surgimento de indivíduos singulares e afirmadores daquilo que é próprio, pois esta tende a privilegiar uma pedagogia domesticadora e padronizante, de influência positivista, tendenciando a uma educação fragmentada e mecanicista, compreendendo o ser humano como algo a ser utilizado, objeto ou mão de obra adequada para atender as demandas econômicas e, consequentemente, políticas. Não tendo em foco a singularidade do indivíduo, seu desenvolvimento em sociedade e suas questões particulares, pois o que encontra-se nesse tipo de ensino como algo importante é a valorização das informações científicas presentes nos manuais técnicos e de instrução, encarregando à escola de divulgar o modelo de produção capitalista e modelar este indivíduo para ter o comportamento considerado por eficiente e eficaz. Faremos também um apanhado histórico sobre como a educação tecnicista apresentava-se durante a ditadura militar, refletindo sobre como ela encontra-se hoje e se seus conceitos fundamentais sofreram algum tipo de alteração, assim como explicitaremos também o que entende-se por filosofia e quais as transformações e consequências que através do ensino dessa disciplina podem surgir, frente a essa necessidade gritante na qual nos encontramos, de estabelecer um ensino cada vez mais crítico e reflexivo com características que possam colaborar para melhoria de nossa realidade.

  • Palavras-chave
  • Transformação. Ensino Padronizante. Indivíduo. Filosofia.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba