O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Claudio Gomes da Silva
  • Co-autores
  • Valmir Pereira
  • Resumo
  • O presente estudo é fruto de relatos de experiências dos estágios supervisionados I, II, III de estudantes do curso de licenciatura em filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, e tem como objetivo apresentar às etapas do estágio, sua importância, a relação do ensino da universidade com o Ensino Médio e a contribuição para o conhecimento, para o desenvolvimento de habilidades e competências através da teoria e da prática que contribuem para a formação docente. A partir da vivência e das experiências da realidade dos dois campos, o universitário e o escolar, o estudante busca relacionar estas duas realidades para que possa através desta relação aprimorar seus conhecimentos. Na universidade é apresentado ao estudante todo o arcabouço teórico que o preparará para atuar na escola-campo, que através do estágio supervisionado poderá relacionar a teoria e a prática possibilitando uma preparação do futuro docente para a sua vida profissional. Na escola básica, através de sua realidade e da experiência do estudante que se deparara com esta realidade escolar, a recepção tanto da escola, dos funcionários e do professor- preceptor são fundamentais para o estudante, na condição de estagiário, possibilitando deixá-lo a vontade para desenvolver seu aprendizado e consequentemente suas habilidades em sala de aula a partir de seu conhecimento. A recepção da escola e do professor também são fatores que influenciam para a formação do estudante estagiário, pois um bom relacionamento entre ambos possibilitará bons resultados e que se refletirá na formação do estudante. Assim, bem estruturado, organizado e orientado, o estágio contribuirá significativamente para a formação do estudante. Isso é possível por meio da experiência e observação da estrutura de ensino, das metodologias usadas pelo preceptor, das estratégias didáticas em sala de aula, a formulação dos planos de aula para o desenvolvimento do estagiário, a aplicação desses planos no estágio III nas aulas pelo estagiário. Desse modo, o estágio preparará o estudante para as situações que surgirão quando estiver em sala de aula nas atividades como docente. A teoria universitária e a prática do estágio supervisionado são partes importantíssimas para o ensino aprendizagem e para a formação do futuro professor. Para aperfeiçoamento da formação prática do futuro professor foi criado o Programa Residência Pedagógica da CAPES, para estudantes que estão na segunda metade dos cursos de licenciaturas. Esperamos, com este estudo, demonstrar a importância que o estágio tem na formação docente.

  • Palavras-chave
  • Professor. Estudante. Teoria. Prática. Experiência.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
Voltar

A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba