CURRÍCULO, FORMAÇÃO DO DOCENTE E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

  • Autor
  • Carolina Cavalcanti Bezerra
  • Co-autores
  • Valmir Pereira , Gilmara Coutinho Pereira
  • Resumo
  • Esse estudo tem como objetivo verificar se o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ou não em sintonia com os pressupostos do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Governo Federal. Os temas a serem abordados trarão um breve esboço sobre o currículo, a formação para a docência e o PRP na UEPB, tendo como viés o PPC de Filosofia, aprovado pelos conselhos universitários no ano de 2016. A pesquisa apontará quais os componentes curriculares oferecidos pelo curso, voltados para a formação docente, com a intencionalidade de se verificar na prática se as primeiras experiências do aluno no campo de estágio, correspondem às propostas do PRP, do Governo Federal. Esclarece-se que o Residência Pedagógica faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e foi implementado na UEPB no ano de 2018. O mesmo tem como objetivo “selecionar, [...], Instituições de Ensino Superior (IES) para implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura”, que deverão ser “conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica” (BRASIL, 2018, s/n). Por outro lado, o PPC atual de Filosofia que está em fase de transição e com nova grade curricular, oferece 3200 horas de componentes curriculares. Vale destacar que o curso se compromete em “oferecer formação consistente para professores atuarem na Educação Básica” (UEPB, 2016, p.26-27), indo de encontro com a proposta do Residência Pedagógica. Mas, como a teoria é refletida na prática? Quais os componentes curriculares e seus períodos de oferecimento que embasam a prática do aluno na escola? Nos interessam os componentes Didáticos-Pedagógicos estabelecidos pelo Eixo V – Prática e Estágio em Filosofia no Ensino Médio do PPC – voltados para o saber filosófico e a atuação docente: Metodologia do Ensino de Filosofia I e II e os Estágios Supervisionados I, II e III. As duas metodologias juntas somam 120 horas de práticas, enquanto os estágios supervisionados têm a carga de 420 horas de observação, intervenção e regência na escola. O próximo passo é estabelecer a relação entre o ementário das disciplinas acima mencionadas com as propostas do PRP, visando o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos discentes do curso de Filosofia. Destacamos aqui que o PRP visa, entre outras questões, “aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática” e “conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente” e “induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica” (BRASIL, 2018, s/n). Essas serão algumas questões que permearão este estudo inicial sobre a formação para o exercício da docência presentes no PPC da licenciatura em Filosofia e na implementação do Programa de Residência Pedagógica, na UEPB. Esperamos concluir esse estudo apontando as proximidades ou os distanciamentos entre ambos os documentos.

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica. PPC de Filosofia. Estágio Supervisionado.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba