A EXCLUSÃO DA FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL E AS RELAÇÕES DE PODER QUE A ENVOLVEM

  • Autor
  • Lúcia de Cássia da Silva Fonsêca
  • Resumo
  • A sociedade brasileira tem passado por fortes crises econômicas, políticas, sociais e ideológicas. Boa parte disso deve-se ao descaso, cada dia mais gritante, do governo para com a educação pública. Isto está escancarado em medidas tomadas pelo atual governo, como por exemplo, a reforma do ensino médio, proposta, elaborada pelo Ministério da Educação e encaminhada ao Congresso Nacional, com o nome de Medida Provisória (MP) nº 746, de 22 de setembro de 2016, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb). Esta Medida Provisória serviu de base para a Lei nº 13.415, publicada no Diário Oficial da União em 17 de fevereiro de 2017. Tal ocorrido tem sido alvo de muitos debates entre especialistas em políticas educacionais por todo o país, apresentando muitas divergências, pelos retrocessos que possui, expresso em uma nova perspectiva curricular do Ensino médio. Um dos aspectos que mais tem causado objeções referentes a tal reforma, é a implantação apenas de Língua Portuguesa e Matemática como disciplinas obrigatórias, extirpando assim novamente a disciplina de Filosofia do currículo, como já havia ocorrido no período que se sucedeu ao golpe militar de 1964, relegando o seu valor e tentando esconder sua importância, visando apenas as relações de poder, reflexo das classes políticas dominantes. O presente trabalho tem como objetivo traçar, ainda que sucintamente, a trajetória do ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo, dando ênfase a inclusão e exclusão da disciplina no currículo da educação básica principalmente no cenário pós-golpe militar de 1964, e no atual contexto político onde também houve uma grande ruptura na democracia, através do golpe jurídico-midiático-parlamentar, onde ocorreu a retirada da presidente Dilma Rousseff no ano de 2016 e a condução do seu vice Michel Temer para a chefia do Estado brasileiro. Visto que o movimento oscilante da disciplina de filosofia nos currículos, no Brasil, foi fortemente marcado por razões ideológicas que buscavam ainda que sorrateiramente inibir o pensamento crítico, com o objetivo de coibir qualquer sinal de protesto do povo em busca dos próprios direitos, pretendemos analisar o atual momento político que vivemos, ainda que em pleno regime democrático, onde ainda reinam tais características. Desta forma, faz-se assim necessário resgatar a luta travada para a conquista da lei que tornou obrigatória, em 2008, a presença da disciplina de Filosofia no currículo dos três anos do ensino médio, os interesses políticos e as consequências que explicam sua inconstância e ausência durante muito tempo, e a importância de tal disciplina na formação crítica e autônoma de cada cidadão. 

  • Palavras-chave
  • Filosofia. Ensino Médio. Reforma. Relações de Poder.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba