DELIBERAÇÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DO POSITIVISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA E AS FORMAS DE SUPERAÇÃO DO PENSAMENTO POSITIVO

  • Autor
  • Nalberty Medeiros Santos
  • Resumo
  • Neste artigo, laboraremos acerca das influências do positivismo na educação brasileira, quer dizer, nas afluências que causou no modo de antolhar o ensino, pelo menos na delimitação do ensino que se volve a retomada dos “bons” costumes e da moral, como também do arroubo na tentativa de especificação de alguns saberes (isto é, referimo-nos as ciências exatas e naturais) e na desvalorização das áreas que não têm esse mesmo seguimento teórico. Conseguinte, mostraremos os quefazeres sobre a ordem e o progresso, ou seja, dessas como substrato do pensamento positivo na realidade educacional brasileira, especialmente, acerca dos resquícios dessa concepção na nossa contemporânea educação. Ao que refere a ordem e ao progresso, que é um dos grandes baluartes do positivismo, deliberaremos sobre suas anuências no ensino, em outras palavras: meditaremos sobre sua aplicação enquanto método de dominação, enquanto morosa epifania de um ideal particular e egoísta, que tem como ensejo subsumir todas as cousas a sua insidiosa vontade, que, por esta razão é abjeta. Consequentemente, mostraremos uma proposição mais desditosa do que as supracitadas, em outras palavras: o uso da concepção positivista como forma de execrar as opiniões contrárias, como forma de vetar, de silenciar tudo aquilo que lhe é antitético. Desta maneira, analisaremos a taciturna aplicação desse tipo de ensino na educação da nossa contemporaneidade. Partiremos, de um antolhar da aquiescência entre o positivismo e a educação Moral e Cívica, esta última que foi inserida na ditadura militar (1964-1985). Em seguida, laboraremos sobre as consequência deste austero período, quer dizer, analisaremos o uso das acepções positivistas em prol de sórdidos desideratos e, em decorrência de tal, o desvanecer da filosofia, que, por ter em seu escopo a criticidade, o duvidar, por ajudar o outro a antojar o mundo, quer dizer, por ter tais características findou sendo olvidada. Destarte, veremos o positivismo, suas ideias e afecções na educação do Brasil a partir da metade do século XX, como também cotejaremos com as proposições contemporâneas acerca da retirada do ensino de filosofia como matéria obrigatória, ou seja, da negação da filosofia, e de algumas proposições dos que desejam a volta da educação Moral e Cívica. Por fim, proporemos o modo de superação tanto do pensamento positivo, quer dizer, deste enquanto arma de controle, como também das aporias que trouxe para a nossa educação.

  • Palavras-chave
  • Educação. Análise. Positivismo. Filosofia. Contemporaneidade.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba