A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E A IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO DE ENSINAR FILOSOFIA

  • Autor
  • Andreza Oliveira
  • Resumo
  • Referente ao projeto Residência Pedagógica, esse trabalho tem como objetivo priorizar a importante relação de comprometimento como futuros professores, de ensinar filosofia, refletir a relação entre futuro professor e aluno. No programa residência, foram repassados artigos contendo diversas problemáticas que abrangem essa realidade, viabilizando diversas questões que proporcionaram debates para um melhor esclarecimento e apropriação de tais temas. Com esse intuito de tentar formar professores de forma abrangente, ampliando os conhecimentos teóricos e proporcionando um olhar mais aberto para a prática docente, o programa traz benefícios sobre essa temática que nos é tão importante. No entanto, dessas questões, a comunicação está voltada para o tema da responsabilidade de ensinar, principalmente o de ensinar filosofia, uma área que estuda as questões gerais e fundamentais que regem toda a natureza da existência humana e do universo em sua totalidade. Surgindo pelo questionamento originado de uma inquietação universal das pessoas que viveram na época da Grécia Antiga. Toda essa agitação inerente do ser racional resultou numa disciplina preocupada de estar em constante indagação com o mundo: a Filosofia, que significa literalmente “amor pela sabedoria”. O ser humano em sua natureza busca pelo conhecimento procurando sempre satisfazer a sede por essa sabedoria, procurando transformar a indagação em autoconhecimento. Implantada hoje como uma disciplina para a formação de alunos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC é uma das matérias mais importantes, sendo capaz de formar cidadãos éticos, democráticos e reflexivos. A formação de professores nessa área docente é imprescindível, toda essa indagação dá ao educador em seu papel de formador, o poder de levar os alunos a patamares cada vez mais alto intelectualmente, podendo formar assim, seres humanos capazes de refutar e discordar de opiniões prontas, podendo também formular e reformular a cada passo suas próprias ideias e pensamentos sobre qualquer tipo de assunto que é inerente da sociedade. O ensino de filosofia está além de apenas reproduzir as teorias aprendidas no curso ou de seguir a risca uma metodologia que é imposta através do livro didático é então para muitos, uma forma de fazer filosofia. Cerletti em seu livro O ensino de filosofia como problema filosófico, deixa claro que o trabalho de ensinar filosofia não está isenta de fazer filosofia, pois, filosofia e filosofar andam juntos, ao passo que, a forma de ensinar filosofia seja filosófica possibilitando a abertura aos questionamentos. Não somente seus alunos, mas os professores e professoras que tenham essa empatia por ensinar filosofia estão sempre num processo de transformação e autoformação constante, procurando caminhos que vão de encontro por esse preenchimento de amor a sabedoria.

  • Palavras-chave
  • Formação prática. Filosofar. Indagação. Autoconhecimento.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba