OS PARADIGMAS DO ENSINO SUPERIOR EM FILOSOFIA: UMA BUSCA PELA EMANCIPAÇÃO DO PENSAMENTO

  • Autor
  • João Paulo de Lima
  • Resumo
  • O ensino de Filosofia, em variadas modalidades, sempre foi alvo de questionamentos quanto a sua especificidade. Dados históricos apontam que esse fato se dá, sobretudo, pela sua proposta de desenvolvimento do pensamento critico e reflexivo. Diante disso, a ênfase nesse trabalho é dada ao ensino superior em Filosofia, porque entende-se que há nesse, maior demanda, pois é o ensino da filosofia auxiliando na formação de filósofos. Embora as dificuldades enfrentadas pela Filosofia sejam claramente vistas na história, vê-se ainda nos dias de hoje o reflexo circunstancial do pertinente elemento que é causa/efeito dessas dificuldades – a colonialidade do pensamento. O presente estudo tem como objetivo analisar o percurso histórico do ensino de Filosofia no Brasil, buscando assim a compreensão de como os efeitos da colonização continuam pertinentes até os dias atuais. O pensamento, a escrita, o modo de se lidar com a Filosofia são frutos do pensamento europeu, isso é visivelmente vivenciado nas universidades brasileiras. Das dificuldades encontradas nessas universidades, estão os parâmetros dos currículos dos cursos superiores que são compostos por uma pragmática história da Filosofia, filósofos indubitáveis, comentadores de suas obras e conteúdos herméticos. Esses elementos resultam em indivíduos formados pela reprodução da Filosofia conceituada e escrita pelos filósofos da história. Embora se reconheça o estudo da história da Filosofia como essencial para entendimento do percurso do desenvolvimento do pensamento, é notório que os paradigmas que a envolve tem forte chance de “formar” o estudante conforme suas prioridades de conteúdos e isso muitas vezes ocasionam numa perda da capacidade de evidenciar sua subjetividade. Para tanto, a critica apresentada nesse trabalho tem como caráter uma perspectiva de transformação dos fatores levantados. Acredita-se que, quando novas possibilidades de ensino e autonomia são dadas ao professor universitário o resultado é visto no estudante/futuro filósofo quando esse encontra junto dos conteúdos, subsídios que agregam ao seu cotidiano, espaço para sua singularidade e ter a Filosofia como crucial no seu meio. Assim, uma emancipação do pensamento para ambos.

  • Palavras-chave
  • Filosofia. Parâmetros. Singularidade.
  • Área Temática
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
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A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.

 

Comissão Organizadora

  • GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea
  • GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos
  • GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia
  • GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

Flávio José de Carvalho (UFCG)

Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)

José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)

Julio Cesar Kestering (UEPB)

Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)

Marianne Sousa Barbosa (UFCG)

Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)

Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

Roberto Pereira Veras (IFAC)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

Valmir Pereira (UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

E-mail: biosuepb@gmail.com

 

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500

Fone: +55 (83) 3344-5318

Organizador dos Anais do Evento

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Comissão Organizadora do Evento

Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)

Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)

Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)

Flávio José de Carvalho (UFCG) 

José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)

Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)

 

Apoio

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)

Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)

Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba