Esta pesquisa consiste em uma investigação em torno da maneira como Gianni Vattimo tece uma reflexão filosófica sobre os mass media – os meios de comunicação de massa. A partir da herança do pensamento filosófico de Nietzsche e Heidegger, Vattimo reconhece a “experiência” do niilismo como sendo uma alternativa válida para a sua interpretação da existência na pós-modernidade. Tal herança ele não recebe passivamente, uma vez que reelabora as noções fundamentais desses dois filósofos – como, por exemplo, a teorização do niilismo ativo e positivo de Nietzsche e da ideia da Verwindung de Heidegger, como caracteres diferentes da ideia de superação crítico-metafísica no sentido moderno. O legado de Nietzsche e Heidegger para a pós-modernidade com referência à lógica discursiva trazida por Vattimo, apresenta o esclarecimento que liga as conclusões dos filósofos referidos aos discursos mais atuais sobre o fim da época moderna e a pós-modernidade. Nesta esteira, podemos apontar os aspectos da conceituação filosófica vattimiana de pós-modernidade e, a partir daí, considerar o aparecimento da sua discussão em torno da cultura dos dialetos e das novas experiências com os mass media. Conforme Vattimo, no aparecimento da sociedade pós-moderna um papel determinante é realizado por tais meios na medida em que caracterizam esta sociedade não como uma sociedade mais “transparente”, ou mais consciente de si ou “iluminada”, e sim como uma sociedade mais complexa, e até mesmo caótica. E é, precisamente, neste “caos” que residem as nossas esperanças de emancipação. Antonio Maia (2008) já disse que a reflexão de Vattimo considera que a crise da Metafísica, a crise da legitimação totalizante dos chamados metarrelatos, bem como da afirmação da tese do fim da modernidade, sugerem em uma (re)leitura sobre algumas questões de fronteiras que parecem no ethos pós-moderno, sendo possível entender que a leitura da situação da ética toma um lugar considerável na pós-modernidade e na chamada sociedade transparente. O pós-moderno abordado por Vattimo tem sentido no fato da sociedade em que vivemos, ser uma sociedade de comunicação generalizada, a sociedade dos mass media, e uma experiência relativa ao fim da Metafísica – isto é, a motivação ética é radicada fundamentalmente em se distanciar da ‘violência’ metafísica em função de se conceber uma ética – e uma cidadania – pós-moderna. Desta forma, justifica-se a investigação a partir de sua obra A Sociedade Transparente (1989), com intuito de apresentar uma ética como motivação fundamental da produção filosófica de Vattimo, presente em sua sociedade transparente, isto levando em consideração uma ontologia niilista vattimiana pensada próxima da Filosofia Prática. O objeto de pesquisa, portanto, é o modo como este filósofo italiano elabora seu discurso filosófico. A hipótese de nossa pesquisa é que, do modo como Vattimo pontua os seus aspectos filosóficos sobre uma “sociedade transparente” levando em consideração os media, ele deixa pistas para uma “fundamentação” de uma “democracia” e de uma ética pós-metafísica.
A "I Semana Nacional de Filosofia da UEPB" foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018, no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande. Ao mesmo tempo, ocorreu o "I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia", organizado pelo Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq). O evento foi estruturado de acordo com o seguinte tema: "Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças". No decorrer dos três dias de atividades, o evento reuniu professores e alunos da Graduação e de diferentes programas de Pós-graduação em Filosofia e áreas afins para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como cidadania, direitos humanos, justiça, sujeito, alteridade e educação. Cabe ressaltar, ainda, que o evento contou com quase duzentos participantes, 68 trabalhos apresentados em forma de comunicação oral (Grupos de Trabalho), além de conferências, minicursos, mesas redondas e momento cultural. Agradecemos a todos e todas pela participação.
Comissão Organizadora
Flávio José de Carvalho (UFCG)
Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB)
José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)
Gilmara Coutinho Pereira (UEPB)
José Nilton Conserva de Arruda (UEPB)
Julio Cesar Kestering (UEPB)
Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)
Marianne Sousa Barbosa (UFCG)
Otacílio Gomes da Silva Neto (UEPB)
Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)
Roberto Pereira Veras (IFAC)
Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)
Valmir Pereira (UEPB)
Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)
E-mail: biosuepb@gmail.com
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)
Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500
Fone: +55 (83) 3344-5318
Organizador dos Anais do Evento
Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)
Comissão Organizadora do Evento
Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra)
Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB)
Carla Dayanne Montenegro Honorato de Araujo (UFCG)
Flávio José de Carvalho (UFCG)
José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB)
Thalles Azevedo de Araujo (UEPB)
Apoio
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (DFil/UEPB)
Bios - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea (UEPB/CNPq)
Alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba