Os grupos de pesquisa científica contribuem com a consolidação do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. A existência da pesquisa nesses espaços é de suma importância para a formação do aluno, entretanto é um campo que carece de valorização e investimentos, especialmente nas instituições de ensino superior privadas, uma vez que isto é um problema que se inicia no sistema educacional brasileiro. Dessa forma o objetivo desse estudo é discutir sobre a importância da pesquisa científica nas instituições de ensino superior a partir de um relato experiência das pesquisadoras do Projeto de Iniciação Científica em Psicologia Organizacional e do Trabalho (PICPOT), grupo de pesquisa da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, mais especificamente sobre a pesquisa em andamento a qual possui como temática central a Síndrome de Burnout em estudantes pré-universitários. O projeto de pesquisa contribui de forma multifatorial, visto que, possibilita vivências que apenas a sala de aula não proporciona. O contato com os estudos científicos, por meio de grupos de pesquisa, permite ao aluno conhecer novas perspectivas e o trabalho em grupo torna o processo mais fluido, pois a convivência com pessoas de diferentes turmas possibilita a formação de pensamentos mais aprofundados baseados nas diferentes visões. Portanto, foi possível perceber que a imersão nesse projeto favoreceu as pesquisadoras em diversas perspectivas, tanto no sentido de aquisição de conhecimento quanto na construção de novos vínculos sociais.
Palavras-chave: Relato de experiência; Pesquisa científica; Ensino superior.
Comissão Organizadora
Faculdade Católica do RN
Gabriel Loia
Ivana Cássia Cristiano Diniz
Andreza Vitória Ferreira de Aquino
shara gabriely marques gurgel
Marina Soares
Nicholas do Amaral Oliveira
Jose Alves Neto
Comissão Científica
Nayla de Freitas Fernandes
wíviny rodrigues de souza martins
Joice Milena de Oliveira Freitas
Samilly Marielly Ellis Silva
Davy Dias da Silva
Ligia do Rosário Moreira
Ítalo Carlos Soares do Nascimento