IV CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

IV CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Register now
From 18th to 21th September Every day from 08h00 to 22h00

About the Event

O IV CONCED - CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO ocorrerá no período de 18 a 21 de setembro de 2023, terá como temática central "Educação e Felicidade: da poética do ser a arte de viver". O evento, em sua quarta edição busca o aprimoramento crítico, ético e científico a partir de atividades que envolvem o cotidiano de profissionais e estudantes, a fim de fortalecer a identidade subjetiva a qual integra a sociedade. Sendo assim, um evento sociocultural em que utiliza da educação e felicidade para discutir temas pertinentes a este, disponibilizando de espaços que dialogam com os processos de auto afirmação e reconhecimento das diferenças, assim como elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural.

Speakers

  • Toquinho
  • Pe. Charles Lamartine

Schedule

08h00 CREDENCIAMENTO DO IV CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. Accreditation
Place: FCRN

Credenciemento do IV Congresso Nacional de Ciência e Educação.

SHOW DE ABERTURA

O show de abertura do IV CONCED será realizada dia 18, contando com o show do renomado cantor e compositor Toquinho e, um momento com o Diretor geral da Faculdade Católica do RN, Padre Charles Lamartine.

Às19h00 - A DEFINIR
08h00 - Gabriel Leite de Freitas Júnior, Islamara da Costa MEDIAÇÃO: TÉCNICA E PRÁTICA Workshop
MEDIAÇÃO: TÉCNICA E PRÁTICA
Place: A DEFINIR

Direito - A mediação de conflitos destaca-se no moderno horizonte jurídico como mecanismo consensual de solução das relações conflituosas, adentrando para além da positivação, o âmbito socioemocional das partes envolvidas. Assim, o profissional contemporâneo do Direito, precisa para além de conhecer estas habilidades, saber como aplicá-las. Portanto, a atividade consistirá em demonstrar como funciona na prática as audiências de mediação.

08h00 - Lisandra Cristina Lopes SER FELIZ NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO E AO ADOECIMENTO NA SOCIEDADE DO CANSAÇO Lecture
SER FELIZ NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO E AO ADOECIMENTO NA SOCIEDADE DO CANSAÇO
Place: A DEFINIR

Direito - A atividade consistirá em debater acerca da questão do assédio, adoecimento, bem-estar e felicidade, relacionados ao Direito do Trabalho.

08h00 - Paula Laricy de Oliveira Morais PILATES E SUAS CONEXÕES Short course
PILATES E SUAS CONEXÕES
Place: A CONFIRMAR

Fisioterapia - Exercícios realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida.

08h00 - Abigail Ada Barbosa da Silva AURICULOTERAPIA: INTRODUÇÃO, CONCEITOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA O FISIOTERAPEUTA Short course
AURICULOTERAPIA: INTRODUÇÃO, CONCEITOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA O FISIOTERAPEUTA
Place: A DEFINIR

Minicurso abordando a introdução ao sistema de auriculoterapia; estudo da anatomia da orelha e localização dos pontos auriculares. Orientações de como realizar o exame físico, formas de aplicação, fundamentos, indicações e contra indicações da técnica. Abordagem prática de como aplicar a auriculoterapia: materiais, pontos de aplicação e protocolos de tratamento. Após a aula teórica é proporcionado um momento de prática para aplicação do conteúdo estudado.

08h00 - Francisco Assis Vieira Lima Junior AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM CARDIOPATAS E PNEUMOPATAS Workshop
AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM CARDIOPATAS E PNEUMOPATAS
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Avaliação respiratória e de capacidade física em pacientes cardiopatas e pneumopatas. A ideia é explicar como a avaliação pode embasar as condutas.

08h00 - Maria Katiane Formiga Miranda CÍRCULO RESTAURATIVO Workshop
Place: Laboratório

Psicologia - Atividade que visa promover a responsabilização e a restauração das relações fundamentado em valores como respeito, empatia, igualdade de voz, visando criar um ambiente seguro e colaborativo para a resolução de conflitos.

08h00 - Luan Martins de Souza PESQUISA, ESCRITA E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA: PRIMEIROS PASSOS PARA ESCREVER E PUBLICAR O SEU ARTIGO CIENTÍFICO Workshop
Place: Laboratório

Psicologia - A oficina tem como objetivo apresentar primeiros passos para a realização de pesquisa, escrita e publicação científica na psicologia. A oficina é destinada para alunos de psicologia e psicólogos que queiram produzir e publicar artigos científicos, mas, alunos e profissionais de outras áreas também poderão se beneficiar do conteúdo.

Programação Teórica e Prática:

Elaboração da pergunta de pesquisa ou problemática de pesquisa; Metodologias de pesquisa em Psicologia e temáticas afins; Ética na pesquisa em psicologia; Estruturação de um artigo científico; Onde publicar meu artigo científico: Anais x Capítulo de Livro x Periódicos; Como escolher uma boa revista para publicar meu artigo?

08h00 - Ítalo Carlos Soares do Nascimento YOGA E MEDITAÇÃO PARA ANSIEDADE: TEORIA E PRÁTICA Workshop
Place: A CONFIRMAR

Ciências Contábeis - Cuidar da saúde é fundamental para todos, especialmente em meio aos dias tão corridos e muitas vezes exaustivos que vivemos. Nesse contexto, as práticas alternativas surgem como uma valiosa aliada na prevenção e no alívio das tensões. A yoga é uma dessas práticas alternativas que ganhou popularidade e reconhecimento por seus benefícios para a saúde física, mental e emocional. Um dos principais benefícios da yoga é a melhoria da flexibilidade, força e equilíbrio físico. Através das posturas e movimentos suaves, a prática ajuda a fortalecer os músculos, alongar os tecidos e melhorar a postura. Além disso, a respiração consciente e controlada durante a prática do yoga contribui para o aumento da capacidade pulmonar e a redução do estresse.

08h00 - Ana Laura Câmara Marques, Danyara Fonseca Matos ADOÇÃO: COMPREENDER PARA PROMOVER A ADOÇÃO LEGAL SEGURA E PARA SEMPRE Short course
ADOÇÃO: COMPREENDER PARA PROMOVER A ADOÇÃO LEGAL SEGURA E PARA SEMPRE
Place: Sala de aula

Minicurso que abordará os conceitos básicos desde como o pretendente entra no Sistema Nacional de Adoção e acolhimento com os critérios de documentação, perfil e etc, bem como sobre as crianças aptas a adoção e seu percurso para chegar ali e seus atravessamentos.

08h00 - João Carlos Lopes Bezerra MINICURSO DE EQUOTERAPIA Short course
Place: Sala de aula

Fisioterapia - A equoterapia é um método de tratamento que utiliza o cavalo como recurso terapêutico no tratamento de pessoas. Iremos realizar um minicurso teórico-prática e para isso iremos trazer um cavalo para realização da prática na faculdade.

Vestimenta sugerida: calça (para participação da prática).

09h00 - Arthur Queiroz Pinheiro A FELICIDADE NA PONTA DO NARIZ: SAÚDE EMOCIONAL, EDUCAÇÃO E MUNGANGOS Lecture
A FELICIDADE NA PONTA DO NARIZ: SAÚDE EMOCIONAL, EDUCAÇÃO E MUNGANGOS
Place: Padre Mota

multidisciplinar - Dizem que, dependendo do professor, pode se aprender de (quase) tudo. Então, Saúde se aprende, certo? Prevenção, cuidados, hábitos de vida... Mas e o que seria Saúde Emocional? A primeira dica é que tem tudo a ver com Felicidade e Bem-Estar. E se podemos aprender de quase tudo... A gente pode aprender a ser feliz? É pensando nisso que encontramos um professor inusitado: o Palhaço-Terapeuta. O que um Doutor do Riso pode nos ensinar sobre saúde e felicidade no dia-a-dia?

10h00 - Juliana da Silva Grippo Dantas PROJETO DE EXTENSÃO AMIGAS DA PELVE Short course
PROJETO DE EXTENSÃO AMIGAS DA PELVE
Place: A CONFIRMAR

Fisioterapia - Descrição das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão amigas da pelve.

14h00 - Georgia Janine Oliveira Rosado Alves ESCULPINDO PERSPECTIVAS: A ARGILA COMO DIÁLOGO AO GÊNERO E A SEXUALIDADE Workshop
ESCULPINDO PERSPECTIVAS: A ARGILA COMO DIÁLOGO AO GÊNERO E A SEXUALIDADE
Place: A DEFINIR

Psicologia e Educação - A presente oficina de argila tem como objetivo a produção de sentidos acerca das discussões sobre gênero e sexualidade, principalmente no âmbito da educação, afim de promover um debate amplo sobre as diversas maneiras de ser e estar no mundo. A ideia é promover novas perspectivas e costurar as experiências e significados compartilhados pelos participantes, facilitando a inclusão dos conceitos de sexualidade e gênero de pessoas dissidentes, a partir da vivência dos participantes com a argila.

14h00 - Maria Katiane Formiga Miranda EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Round table
Place: Sala de aula

Psicologia - Discussão sobre o funcionamento da rede de ensino para pessoas com deficiência no município de Mossoró/RN que contará com profissionais que atuam em espaços educacionais que acolhem pessoas com deficiência para o acompanhamento escolar.

14h00 - Raison Pinheiro FELICIDADE - FILOSOFIA & FELICIDADE A PARTIR DE PARADIGMAS SOCIOEMOCIONAIS Lecture
FELICIDADE - FILOSOFIA & FELICIDADE A PARTIR DE PARADIGMAS SOCIOEMOCIONAIS
Place: A DEFINIR

Psicologia - Apresentaremos aspectos filosóficos e psicológicos dentro de referenciais socioemocionais tendo o CASEL como referência para a construção da felicidade autêntica

14h00 - Andrezza Anizia Torres Sampaio Barros APRENDENDO A EMPREENDER NA PSICOLOGIA Workshop
APRENDENDO A EMPREENDER NA PSICOLOGIA
Place: Sala de aula

Quando sai da faculdade, o até então estudante e agora profissional se questiona: e agora? De onde vêm os clientes? Como vou mostrar que sou bom o suficiente? Pensando nessa angústia, trago perspectivas de empreender na psicologia para você começar a carreira de forma estratégica e ética, perdendo o medo do CRP e aprendendo a oferecer, inovar e até criar seus produtos e serviços.

14h30 REDUÇÃO DE DANOS: UMA APOLOGIA A DIGNIDADE E AO PODER DE ESCOLHA Short course
REDUÇÃO DE DANOS: UMA APOLOGIA A DIGNIDADE E AO PODER DE ESCOLHA
Place: Sala de aula

No encontro, pretende-se abordar de que maneira a política de Redução de Danos se faz presente diante da ética de cuidado, na luta perante a garantia de direitos e contextos de prática da RD junto à Psicologia.

15h00 - Luiz Antônio Gomes Lopes A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA Workshop
A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA
Place: A DEFINIR

Psicologia - Reflete e vivencia o uso da literatura como instrumento de intervenção terapêutica na ótica da Gestalt-terapia.

19h00 - Giovanna Martins Wanderley OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PROPRIEDADE INTELECTUAL Lecture
OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Place: A DEFINIR

Direito - A atividade consistirá em debater os impactos da inteligência artificial na Propriedade Intelectual.

19h00 - Júlio Thalles de Oliveira Andrade, Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E ASPECTOS JURÍDICOS Round table
TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E ASPECTOS JURÍDICOS
Place: Padre Mota

Multidisciplinar - A mesa redonda debaterá sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, fazendo uma análise dos aspectos jurídicos e psicológicos.

19h00 - Luá Alves Bell ROMPENDO (PRÉ)CONCEITOS: DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE Short course
ROMPENDO (PRÉ)CONCEITOS: DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Place: A CONFIRMAR

Fisioterapia - Direcionado a profissionais da saúde com o intuito de difundir informações a fim de contribuir para melhor acolhimento, comunicação e assistência.

19h00 - Maria Eloisa Alves da Silva Nascimento RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Short course
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Roda de conversa sobre como o profissional fisioterapeuta está inserido na atenção primeira à saúde com ênfase no cenário de residência multiprofissional.

19h00 - Rafaela Rodrigues FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA Workshop
FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA
Place: A CONFIRMAR

Administração - A oficina "Formação de Preços" tem como objetivo fornecer aos participantes as principais técnicas e estratégias utilizadas para a formação de preços de produtos e serviços, de forma a maximizar os lucros e manter a competitividade no mercado. Ao final da oficina, os participantes terão conhecimento sobre as melhores práticas para a formação de preços, bem como habilidades para aplicá-las em seu próprio negócio.

19h00 - Ana Lucia Brenner Barreto Miranda MULHERES E PROPRIEDADE INTELECTUAL Round table
MULHERES E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Place: A CONFIRMAR

Administração - Serão apresentados exemplos de mulheres que tiveram destaque na área de propriedade intelectual, como inventoras, empreendedoras e advogadas especializadas nesse ramo. Também serão discutidos os avanços e desafios relacionados à inclusão de mulheres em cargos de liderança e empreendedorismo no setor de propriedade intelectual.

19h00 - Victor Leonardo Dias Oliveira, Daniela Cristina Lima Gomes, Maria Clara Gadino Alves DESCONSTRUINDO O ÓDIO E DESMASCARANDO A DESINFORMAÇÃO: ENFRENTANDO O DISCURSO DE ÓDIO E AS FAKE NEWS NO BRASIL Short course
DESCONSTRUINDO O ÓDIO E DESMASCARANDO A DESINFORMAÇÃO: ENFRENTANDO O DISCURSO DE ÓDIO E AS FAKE NEWS NO BRASIL
Place: A DEFINIR

Direito - O abuso do direito à liberdade de expressão aliado aos discursos de ódio e às fake news são alguns dos grandes responsáveis pelo aumento da polarização, da disseminação de estereótipos negativos e atitudes antidemocráticas. Por isso, o Minicurso "Desconstruindo o ódio e desmascarando a desinformação: enfrentando o discurso de ódio e as fake news no Brasil", organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Constitucional e Direitos Humanos (GPEDCDH) da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, se propõe a abordar os conceitos de liberdade de expressão, discurso de ódio e fake news, relacionando-os de forma prática com situações cotidianas e atuais. Além disso, apontar as consequências das práticas antidemocráticas e como elas (não) são recepcionadas pela legislação brasileira, promovendo reflexões sobre a necessidade de se combater esses problemas e construir uma sociedade inclusiva e informada.

19h00 - Kelcy Djully Oliveira e Silva, Manuella Marques Cabral de Oliveira A REPERCUSSÃO DO ESTRESSE E ESTRESSORES DO TRABALHO NO SUJEITO: UMA VIVÊNCIA ATRAVÉS DO USO DA ARGILA Workshop
A REPERCUSSÃO DO ESTRESSE E ESTRESSORES DO TRABALHO NO SUJEITO: UMA VIVÊNCIA ATRAVÉS DO USO DA ARGILA
Place: A DEFINIR

Psicologia - O momento tem como objetivo instigar reflexão e vivência nos participantes sobre os elementos estressores do mundo do trabalho e a repercussão do estresse laboral na vida dos sujeitos. A partir de uma vivência com argila, os participantes aprenderão a perceber esses elementos, poderão expressar sua subjetividade através desse recurso e aprenderão técnicas de manejo de estresse laboral.

19h00 - Ralph Juliano Cavalcanti Monteiro NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO E DISRUPÇÃO DE MERCADO Lecture
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO E DISRUPÇÃO DE MERCADO
Place: A DEFINIR

Administração - A palestra abordará os diferentes tipos de modelos de negócio que estão surgindo e ganhando destaque ajudando os participantes a compreender esses modelos e avaliar se podem ser aplicados em suas próprias empresas. A atividade também trará exemplos de empresas que foram disruptivas em seus setores e discutirá as principais características dessas disrupções.

19h00 - Marcilio Oliveira da Silva JESUS DE NAZARÉ: UM JUDEU MARGINAL Short course
JESUS DE NAZARÉ: UM JUDEU MARGINAL
Place: A DEFINIR

O minicurso objetiva analisar em perspectiva teológica, histórica e crítica Jesus de Nazaré um judeu marginal que viveu na periferia do Império Romano se opondo às estruturas de poder e opressão de sua época. Jesus era judeu, nascido de mãe judia e viveu dentro do contexto do judaísmo do primeiro século, marcado por uma grande diversidade de grupos e movimentos religiosos. Ele seguia a lei mosaica, frequentava o templo de Jerusalém e as sinagogas, participava das festas e rituais judaicos e tinha nas Escrituras hebraicas a inspiração para anunciar sua mensagem. O nazareno apresentou uma novidade: Anunciou e inaugurou o Reino de Deus como um projeto alternativo de sociedade, baseado na justiça, na misericórdia, na paz e no amor acolhendo e defendendo os marginalizados, pobres, doentes, mulheres, pecadores e gentios. O galileu de Nazaré instaura um projeto de Reino que favorecia as margens e se opunha ao Reino de Roma. Foi nessa perspectiva que entrou em conflito com as autoridades religiosas judaicas e com o poder político romano que o condenaram à morte por crucificação. Jesus, certamente, foi um Judeu marginal. Admitir isso é aceitar uma figura que enxuga as lágrimas, que abraça as crianças, que conversa com a prostituta e se fez pobre entre os pobres. Esse Jesus, o único verdadeiro e real, é que os quatro evangelhos testemunham.

19h00 - Marco Antônio de Paiva Limeira Junior, Sandeje Alves Zuza SOBRE BRASA: OFICINA DE CHURRASCO Workshop
SOBRE BRASA: OFICINA DE CHURRASCO
Place: A DEFINIR

Onde há felicidade, tem um churrasco acontecendo. A oficina vem apresentar orientações básicas para a realização de um churrasco, desde a escolha dos utensílios, como acender o fogo, escolher o melhor tipo de carne e os pontos para consumo. Para isto, o mestre churrasqueiro Marco Limeira apresentará várias técnicas para preparo de um excelente churrasco em casa. A oficina tem como público-alvo os estudantes do Curso de Gastronomia, mas é aberto para todos os congressistas que tiverem interesse no tema.

19h00 - Larissa Arcanja Sousa Lima PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICAS Short course
Place: Sala de aula

Minicurso ofertado com o objetivo de entender, na prática, a diferença entre avaliação psicológica e neuropsicológica, instrumentalizar o raciocínio clínico nessa área, identificar demandas para avaliação bem como possíveis encaminhamentos.

19h00 - Bruna Emilly Cavalcante Correia RACIOCÍNIO OSTEOPÁTICO EM PEDIATRIA Workshop
RACIOCÍNIO OSTEOPÁTICO EM PEDIATRIA
Place: Laboratório

A Osteopatia pediátrica contribui para o bom funcionamento do sistema do bebê. Com técnicas manuais e um raciocínio clínico, se torna uma abordagem eficiente e não invasiva, para tratar e prevenir assimetrias cranianas, torcicolos congênitos, cólicas e atrasos no desenvolvimento motor.

19h00 - Camila Tuane de Medeiros, Marcos Vinícius da Silva Sousa UNINDO DIFERENÇAS: O PODER DA DIVERSIDADE Workshop
UNINDO DIFERENÇAS: O PODER DA DIVERSIDADE
Place: Sala de aula

Esta atividade será um círculo de cultura, cujo objetivo é trabalhar a conscientização e psicoeducação a respeito das pluralidades de nomenclaturas e termos que permeiam a comunidade LGBTQIAP+.

19h00 - Bianca Cavalcanti de Lira, Tereza Raquel Dantas Araújo Oliveira, Yasmine Queiroz Wanderley DESEJO E EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE FEMININA Workshop
DESEJO E EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE FEMININA
Place: Sala de aula

Oficina vivencial direcionada exclusivamente ao público feminino que tem como intuito discutir aspectos da sexualidade, formas de expressão, troca de experiências e construção de material através da técnica da crepagem.

19h00 - Catarina Leonila Costa Amorim, Laila de Melo Cordeiro, Luiz Antônio Gomes Lopes INTRODUÇÃO À GESTAL-TERAPIA Workshop
Place: A CONFIRMAR

Psicologia - O workshop tem como intuito apresentar a abordagem clínica, sua história e conceitos básicos. A atividade está atrelada ao Grupo de estudos em Gestalt-terapia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

19h00 - Maria Katiane Formiga Miranda A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO UM PARADIGMA: UMA NOVA FORMA DE OLHAR PARA OS CONFLITOS. Round table
Place: Sala de aula

Psicologia - Diálogo entre os atores da cena mossoroense das práticas restaurativas. O objetivo é mostrar as possibilidades de resolução de conflitos através desta prática, além dos espaços de discussão e atuação no município de Mossoró/RN.

19h00 - Klaus Macena Fontenelle LETRAMENTO BÁSICO EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL Short course
LETRAMENTO BÁSICO EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
Place: A DEFINIR

Psicologia - O Letramento em gênero e sexualidade é uma das principais necessidades para uma psicologia ética na contemporaneidade, pois encontramos uma sociedade desigual para a comunidade LGBTQIA+, sendo um grande agente causador de sofrimento psíquico a essa população. É dever do psicólogo possuir compreensão sobre tal tema para que sua escuta possibilite um verdadeiro lugar de cuidado e acolhimento a estes sujeitos e não reproduzir violências cotidianas. Para isso entendo a importância de horizontalizar e informar a compreensão básica dos temas de gênero e diversidade sexual, assim o objetivo deste minicurso é apresentar os principais conceitos sobre a temática, para isso o encontro será uma construção coletiva que nos implica com a práxis clínica ética e a favor da dissidência.

19h00 A DESISTÊNCIA DA ADOÇÃO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NOS SUJEITOS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL Short course
A DESISTÊNCIA DA ADOÇÃO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS NOS SUJEITOS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Place: Sala de aula

O presente minicurso tem por objetivo oferecer informações sobre o que é a desistência de um processo de adoção, romper com estigmas frente a romantização da adoção, levando os participantes a reflexão e a discussão sobre o segundo abandono que o sujeito sofre quando ocorre um processo de desistência da adoção.

19h00 - Luá Alves Bell BASES DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Short course
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Direcionado a profissionais da saúde com o intuito de difundir informações a fim de contribuir para melhor acolhimento, comunicação e assistência.

19h00 - Dr. Marcos Fábio Alexandre Nicolau, Maciel Rodrigues da Silva EDUCAÇÃO E LAICIDADE: PENSAR A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PLURAL RELIGIOSO BRASILEIRO E O PAPEL DO ENSINO RELIGIOSO Round table
EDUCAÇÃO E LAICIDADE: PENSAR A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PLURAL RELIGIOSO BRASILEIRO E O PAPEL DO ENSINO RELIGIOSO
Place: Sala de aula

A relação entre as religiões e a educação se estende ao longo da história, desde as primeiras unidades escolares administradas por irmandades católicas. O advento da separação entre a Igreja e a máquina da administração pública impôs a necessidade de adoção do princípio da laicidade enquanto ferramenta essencial de promoção da convivência democrática entre as diferenças. Sem a laicidade, os sistemas escolares correm o risco de reproduzir visões de mundo únicas, excluindo minorias étnicas, religiosas e culturais e dando espaço para o fortalecimento de discursos conservadores ou até mesmo para o chamado fundamentalismo religioso. Como pensar a educação do/no estado laico cada vez mais sitiada pelas religiões? Qual o papel do Ensino Religioso nesse cenário? A proposta dessa mesa temática é reunir pesquisadores que, em formato de debate, possam responder a estes questionamentos.

19h30 - Aline paula de assis, Drúscilla Romanelly Nogueira Maia, Gabriela Carlos Soares, Yasmin Rayanne Franco Bezerra APADRINHAMENTO: UM OLHAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS Workshop
Place: A DEFINIR

Psicologia - Momento para discutir e conscientizar acerca do projeto apadrinhamento e diferenciar adoção e apadrinhamento

19h30 - Andressa Paiva Porto, Maria Eduarda Pereira Dantas, Maria Laura de Souza Costa A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES Round table
A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES
Place: A DEFINIR

O grupo terapêutico é um processo baseado na terapia individual com os pressupostos da Teoria Cognitivo Comportamental (TCC) com adaptações para o grupo, formando a Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo (TCCG) com características singulares que permite desenvolver habilidades através da psicoeducação e vivências em grupo, permitindo uma maior generalização das habilidades aprendidas. Dessa forma, iremos debater sobre os grupos terapêuticos, suas formas de intervenção e benefícios a partir da partilha de experiências.

19h30 - Lívia Dayane Sousa Azevedo, Marciana Bizerra de Morais, Ruan Cledson Dantas de Macedo Nuto JANTAR ÀS ESCURAS: UMA EXPERIÊNCIA DE SABORES E SENSAÇÕES SOB O OLHAR DO COMER CONSCIENTE Workshop
Place: Cozinha Pedagógica UNIFAM

Nutrição - A atividade promove aos participantes uma experiência exclusiva, em um espaço de estímulo à curiosidade, através da exploração de alimentos através dos sentidos, sob o olhar do comer consciente.

19h30 NUTRIÇÃO E SAÚDE DA MULHER Lecture
NUTRIÇÃO E SAÚDE DA MULHER
Place: Sala de aula

Roda de conversas abordando os principais temas relacionados à nutrição e saúde da mulher: síndrome do ovário policístico, endometriose e menopausa.

20h30 - Lívia Dayane Sousa Azevedo, Marciana Bizerra de Morais, Ruan Cledson Dantas de Macedo Nuto JANTAR ÀS ESCURAS: UMA EXPERIÊNCIA DE SABORES E SENSAÇÕES SOB O OLHAR DO COMER CONSCIENTE Workshop
Place: Cozinha Pedagógica UNIFAM

Nutrição - A atividade promove aos participantes uma experiência exclusiva, em um espaço de estímulo à curiosidade, através da exploração de alimentos através dos sentidos, sob o olhar do comer consciente.

20h30 - Luciana Lins Alves da Paixao GESTÃO CONTÁBIL PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE Workshop
Place: Sala de aula

Ciências Contábeis - A evolução do papel da contabilidade, juntamente com a abrangência das necessidades do mercado, tem contribuído para uma maior expansão dos serviços contábeis nos mais diversos setores da sociedade, dentre eles, o setor da saúde. Assim, a ideia norteia-se levando em consideração as necessidades de informação contábil que os profissionais da saúde possuem e a expansão da contabilidade e oportunidades de mercado de trabalho.

08h00 - João Marcos Nunes Ribeiro ULTRASSONOGRAFIA CINESIOLÓGICA NO DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO: CONCEITOS BÁSICOS E APLICABILIDADE Workshop
ULTRASSONOGRAFIA CINESIOLÓGICA NO DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO: CONCEITOS BÁSICOS E APLICABILIDADE
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Apresentação teórico-prática da ultrassonografia como ferramenta de diagnóstico morfofuncional na atividade profissional do fisioterapeuta.

08h00 - Luá Alves Bell CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DE RELACIONAMENTOS FÍSICOS E VIOLENTOS: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA Short course
CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DE RELACIONAMENTOS FÍSICOS E VIOLENTOS: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA
Place: A CONFIRMAR

Descrição sobre a atuação da fisioterapia na saúde da mulher na assistência as mulheres em situação de Violência.

08h00 - Victor Leonardo Dias Oliveira, Daniela Cristina Lima Gomes, Joice Milena de Oliveira Freitas SUJEITOS DE DIREITO E DIREITOS DOS SUJEITOS: COMPREENDENDO O CONCEITO DE MINORIAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DECOLONIAL Short course
SUJEITOS DE DIREITO E DIREITOS DOS SUJEITOS: COMPREENDENDO O CONCEITO DE MINORIAS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DECOLONIAL
Place: A DEFINIR

Direito - O Minicurso "Sujeitos de direito e direitos dos sujeitos: compreendendo o conceito de minorias a partir de uma abordagem decolonial" é proposto pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Constitucional e Direitos Humanos (GPEDCDH) da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e se propõe a refletir sobre a construção histórico-jurídica-social do conceito de minorias no Direito moderno, bem como, passando pelos desafios e conquistas desses grupos no âmbito do Direito brasileiro.

08h00 - Maria Katiane Formiga Miranda EXPRESSÃO TRANSFORMADORA: EXPLORANDO O TEATRO DO OPRIMIDO Workshop
Place: Laboratório

Psicologia - Espaço para proporcionar aos participantes a oportunidade de experimentar e explorar as técnicas e princípios do Teatro do Oprimido de forma a promover a expressão e a transformação pessoal e social.

08h00 - Maciel da Silva Fonseca DO MEDO À AUTOCONFIANÇA: DOMINE O MÉTODO C.I.A PARA UMA COMUNICAÇÃO INFLUENTE NAS AUDIÊNCIAS JUDICIAIS Short course
Place: Sala de aula

Direito - O minicurso consistirá em trabalhar a autoconfiança e a oratória no dia a dia jurídico, especialmente nas audiências judiciais. O Método C.I.A. desenvolve a Comunicação Influente em Audiência.

08h00 - Luá Alves Bell CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS E VIOLENTOS: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA Short course
Place: A DEFINIR

Fisioterapia- descrição sobre a atuação da fisioterapia na saúde da mulher na assistência as mulheres em situação de violência

08h30 - Georgia Janine Oliveira Rosado Alves, Raquel Martins Firmino A ARTE EM ENSINAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA Workshop
A ARTE EM ENSINAR: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
Place: A DEFINIR

OBJETIVO: A presente oficina de narrativas tem como objetivo a produção de sentidos acerca da arte de educar, costurando as experiências e significados compartilhados pelos participantes e facilitando a produção de narrativas autobiográficas que traduzam de maneira profícua o entendimento que os educadores constroem sobre o fazer do professor.

METODOLOGIA: A metodologia a ser utilizada envolve a exposição de informações e autores que abordam a temática do minicurso por meio da exposição do conteúdo via roda de conversa interativa, de modo que promova a discussão e a reflexão dos participantes. E em segundo momento, a aplicação de uma oficina de narrativas autobiográficas, onde os participantes poderão experimentar o momento de construção de uma narrativa pessoal sobre o sentido de educar, possibilitando o compartilhamento de saberes e a produção novas representações para uma educação libertadora e que promova a autonomia dos sujeitos.

08h30 - Felipe Guilherme de Souza AROMATERAPIA EM SAÚDE MENTAL: SUBJETIVIDADE E CIÊNCIA Award
AROMATERAPIA EM SAÚDE MENTAL: SUBJETIVIDADE E CIÊNCIA
Place: A DEFINIR

Psicologia - Apartir de uma experiência sensorial com óleos essenciais sera construído um diálogo sobre as emoções, sensações e memórias despertados. Nesse cenário de vivências subjetivas, será complementado por evidências e hipóteses científicas sobre a aromaterapia.

08h30 - Andressa Paiva Porto, Anna Laura Alcântara de Lima e Moura AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA Short course
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA
Place: A DEFINIR

Psicologia- O mini curso visa apresentar os principais aspectos a serem investigados no contexto da avaliação psicológica para cirurgia bariátrica, considerando não apenas os aspectos de contra indicação, mas também as motivações do paciente para a realização da cirurgia, bem aspectos emocional e comportamentais que possa influenciar no pós cirurgia considerando todas as mudanças no estilo de vida e na auto imagem que surgirão após o procedimento. *O mini curso será exclusivo para estudantes e profissionais de psicologia tendo em viso que haverá manuseio de testes psicológicos.

09h00 - Adriana Cunha Penha, Maria Laura Santana Pereira Neta REFORMA PSIQUIÁTRICA, LUTA ANTIMANICOMIAL E AS (DES)ARTICULAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE MENTAL. (NUCAIS) Round table
REFORMA PSIQUIÁTRICA, LUTA ANTIMANICOMIAL E AS (DES)ARTICULAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SAÚDE MENTAL. (NUCAIS)
Place: A DEFINIR

Psicologia - Discutir sobre o que se trata a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial. Além disso, falar sobre os desenvolvimentos e retrocessos de politicas públicas na saúde mental a partir da realidade nacional e do município de Mossoró/RN, por meio das vivências da diretora do CAPS II Antonio Herculano, Camila Holanda, a extensionista do NUCAIS e estagiaria do respectivo CAPS II, Laura Santana, e a enfermeira ex-coordenadora do NASF e da regulação municipal, Adriana Cunha.

09h00 - Neide Rebouças de Oliveira TRANSTORNO DE ANSIEDADE: IDENTIFICAÇÃO E MANEJO Á LUZ DA LOGOTERAPIA. Short course
Place: Sala Pe. Mota

Psicologia.

10h00 - Fábio Firmino de Albuquerque Gurgel DO VAPE Á EVALI: ATUALIZAÇÕES SOBRE OS IMPACTOS DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS SOBRE A SAÚDE Lecture
DO VAPE Á EVALI: ATUALIZAÇÕES SOBRE OS IMPACTOS DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICOS SOBRE A SAÚDE
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Palestra sobre as repercussões clínicas causadas pela utilização de cigarros eletrônicos e suas implicações sobre a saúde coletiva.

14h00 - Mairthes Fernanda de Medeiros Freitas MOBILIZAÇÃO NEURAL Short course
MOBILIZAÇÃO NEURAL
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Apresentação teórica e prática da mobilização neural como importante ferramenta fisioterapêutica.

14h00 - Julita Gomes Maia de Sena CUIDADOS PALIATIVOS: CONTIGÊNCIAS FRENTE AOS DOGMAS Short course
CUIDADOS PALIATIVOS: CONTIGÊNCIAS FRENTE AOS DOGMAS
Place: A DEFINIR

Psicologia - Discutir os cuidados paliativos, seus princípios e fundamentos; desconstruindo dogmas a partir de reflexões sobre as possibilidades de sua prática nos contextos de saúde.

15h00 - Luiz Antônio Gomes Lopes TEORIA DO SELF SOB A ÓTICA DA GESTALT-TERAPIA Short course
TEORIA DO SELF SOB A ÓTICA DA GESTALT-TERAPIA
Place: A DEFINIR

Psicologia - Visa refletir sobre a Teoria do Self dentro dos contornos teóricos e epistemológicos da Gestalt-terapia

15h00 - Luana da Costa Santos ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PÉLVICA NAS DISFUNÇÕES COLOPROCTOLÓGICAS Short course
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PÉLVICA NAS DISFUNÇÕES COLOPROCTOLÓGICAS
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Anatomia e Fisiologia Anorretal, Avaliação e Recursos Fisioterapêuticos utilizados para tratar disfunções coloproctológicas

17h30 OFICINA DOS SENTIDOS Workshop
OFICINA DOS SENTIDOS
Place: Cozinha pedagógica da UNIFAM

Preparação de brownie com uso de óleos essenciais para despertar um dos sentidos, além dos outros sentidos que serão explorados durante a oficina

18h00 - Gabriel Azevedo de Carvalho ARTE PARA QUÊ? EXPRESSÃO, SUBJETIVAÇÃO E POLÍTICA, O ARTÍSTICO COMO UMA APOSTA DE TRABALHO. Workshop
Place: A DEFINIR

Psicologia e Educação - Na tentativa de facilitar um olhar abrangente e criativo de manejo, a oficina busca incitar debates acerca do potencial da arte como ferramenta de intervenção e escuta de sujeitos; pensando e construindo ferramentas/intervenções a partir de recursos artisticos artes visuais, cênicas, dança, e música. Combinando assim, o potencial inesgotável da arte com o potencial (muitas vezes) desconhecido do(s) sujeito(s).

18h00 - Giovanna Martins Wanderley, Washington Sales do Monte COMPETIÇÃO DE IDEIAS DE NEGÓCIOS NO SEGMENTO DE ALIMENTOS - USANDO DESIGN THINKING Workshop
COMPETIÇÃO DE IDEIAS DE NEGÓCIOS NO SEGMENTO DE ALIMENTOS - USANDO DESIGN THINKING
Place: A DEFINIR

Administração, Ciências Contábeis, Gastronomia, Nutrição, Direito - A oficina vem usar o Design Thinking, sob a metodologia proposta por Tim Brown como ferramenta de inovação para resolver problemas e elaborar plano de negócios no segmento de alimentos. A oficina é multidisciplinar e abordará transversalmente tendências/estratégias políticas e mercadológicas como a “Gastronomia Inclusiva”, “Gastrodiplomacia” e “Mercado da Saudade” que visam, de algum modo, a felicidade.

18h30 - Bianca Emanuella Silva Maia Soares, Caiubi Gabriel Feitosa Nogueira e Moura, Gabriel Liberato Duarte dos Reis, Lauro Ramos Torres de Melo Neto MAL-ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE: PSICANÁLISE, ARTE E LAÇO SOCIAL Round table
MAL-ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE: PSICANÁLISE, ARTE E LAÇO SOCIAL
Place: Sala 22

Psicologia - A atividade desenvolvida pelo Laboratório de Psicanálise Implicada (LAPSI) será divida em dois momento. No primeiro, teremos uma mesa-redonda onde apresentaremos o projeto de extensão, indicando a temática do semestre, como também, suas implicações teóricas para pensar a sociedade e o laço social. Em seguida, iniciamos a segunda parte da atividade onde teremos uma exposição de colagens confeccionadas pelos extensionistas previamente.

19h00 - André Victor Gê do Nascimento ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA NO FUTEBOL: RELATO DE EXPERIÊNCIA E DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS CATEGORIAS DE BASE DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE Workshop
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA NO FUTEBOL: RELATO DE EXPERIÊNCIA E DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS CATEGORIAS DE BASE DO FORTALEZA  ESPORTE CLUBE
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Relato de experiência e demonstração prática das atividades desenvolvidas nas categorias de base do Fortaleza Esporte Clube.

19h00 - Rodrigo Nunes da Silva O ESTADO DEMOCRÁTICO E O ABUSO DE PODER NAS ELEIÇÕES Round table
O  ESTADO DEMOCRÁTICO E O ABUSO DE PODER NAS ELEIÇÕES
Place: A DEFINIR

Direito - A mesa redonda consistirá em debater acerca do abuso de poder nas eleições, no Estado Democrático de Direito brasileiro.

19h00 - Carlos Augusto Magalhães Costa MARKETING JURÍDICO: POR ONDE COMEÇAR? Lecture
MARKETING JURÍDICO: POR ONDE COMEÇAR?
Place: A CONFIRMAR

Administração - A atividade deverá apresentar aos participantes as principais estratégias e técnicas de marketing que podem ser aplicadas em escritórios de advocacia e por profissionais do direito que desejam promover seus serviços. Na palestra, os participantes terão uma visão ampla sobre as possibilidades de implementação de estratégias de marketing jurídico e como podem ser aplicadas de forma ética e eficiente para conquistar novos clientes e fortalecer a marca de um escritório de advocacia.

19h00 - Flávio Emílio Monteiro Cavalcante TRANSFORMANDO CONFLITOS EM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO Workshop
TRANSFORMANDO CONFLITOS EM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO
Place: A CONFIRMAR

Administração - Capacitar os participantes a entender e lidar com conflitos de maneira eficaz, a fim de transformar essas situações em oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

19h00 - Alex Rafael de Freitas Gomes ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES NEUROLÓGICOS Short course
ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES NEUROLÓGICOS
Place: A DEFINIR

Fisioterapia - Introdução teórica da estimulação transcraniana por corrente contínua - ETCC, assim como seus efeitos, indicações e momento prático de aplicação da técnica.

19h00 - Jorgeanny Tâmara Dantas Gomes CONSTRUIR RELAÇÕES AMOROSAS SAUDÁVEIS E DURADOURAS, É POSSÍVEL? UMA VISÃO DA GESTALT TERAPIA Short course
CONSTRUIR RELAÇÕES AMOROSAS SAUDÁVEIS E DURADOURAS, É POSSÍVEL? UMA VISÃO DA GESTALT TERAPIA
Place: A DEFINIR

Psicologia - Diante tanta correria, egoísmo e falta de empatia nas relações amorosas, dentro desse questionamento acima vamos explorar as possibilidades de uma relação saudável em meio ao sec. XXI onde encontramos tantos amores líquidos e saturados pelo excesso de dopamina existente nesse meio.

19h00 - Gessica Raquel Clemente Rodrigues ADOÇÃO: ENTRELAÇOS DE CAMINHOS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS Workshop
ADOÇÃO: ENTRELAÇOS DE CAMINHOS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Place: A DEFINIR

Psicologia - Nesse workshop iremos discutir os caminhos legais para adoção, os desafios para garantir os direitos das crianças e adolescentes a convivência familiar; além de, ter um momento de vivência onde será trabalhado os sentimentos que envolvem essa temática.

19h00 - Suzane Maria Gonçalves Cutrim CINE-DEBATE - 'DÚDÚ E O LÁPIS COR DA PELE': UMA ABORDAGEM SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL Workshop
CINE-DEBATE - "DÚDÚ E O LÁPIS COR DA PELE": UMA ABORDAGEM SOBRE RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL
Place: A DEFINIR

Direito e Psicologia - O Cine-debate ""Dúdú e o lápis cor da pele": uma abordagem sobre racismo estrutural no Brasil", organizado pelo Projeto de Extensão "Galeria Jurídica: enfoques jurídicos sob a perspectiva da arte" da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, se propõe a discutir o racismo estrutural e a construção da identidade negra no Brasil a partir do curta "Dúdú e o lápis cor da pele" (2018), dirigido por Miguel Rodrigues, vencedor na categoria "Best Narative Short Film Festival" no London Arthouse Festival.

19h00 - Amanda Carolina Claudino Pereira, Camila Tuane de Medeiros, Danyara Fonseca Matos, Jonas Gabriel da Silva BENEFÍCIOS DO PRÉ NATAL PSICOLÓGICO PARA MÃE E FAMÍLIA Round table
Place: Sala Pe. Mota

Psicologia - Esta atividade visa apresentar o conceito de pré natal psicólogico e trazer experiências exitosas de profissionais da psicologia com grupos de mães e família.

19h00 - Patrícia Gurgel Medeiros Gastão ECUMENISMO: RESPEITO OU PRECONCEITO? - A EXPERIÊNCIA DE TAIZÉ Short course
ECUMENISMO: RESPEITO OU PRECONCEITO? - A EXPERIÊNCIA DE TAIZÉ
Place: A DEFINIR

Teologia - Este minicurso se propõe a trazer conhecimentos sobre o Ecumenismo, movimento que tem por objetivo a unidade dos cristãos. Abordando o processo de entendimento entre as Igrejas, suscitando espaço dialógico, de acolhimento, de escuta, respeitando as diferenças e se fortalecendo no que existe em comum. No contexto globalizado que a humanidade está inserida, propõe favoráveis possibilidades de interação e comunhão em meio ao que há de divergente no que diz respeito a doutrina, ritos, costumes e tradições. A Comunidade de Taizé, localizada na França, fundada pelo Ir. Roger, na década de 40, tem sido uma experiência ecumênica de entusiasmo espalhada por todos os continentes. Milhares de jovens de todas as nações, se reúnem para partilharem suas vidas e vivenciarem um encontro com Cristo. O diálogo abre portas para quem procura um ambiente harmônico, de união e comunhão, levando em consideração as diferenças entre os que desejam se comunicar em meio a diversidade, ponderando que haja respeito e reconhecimento pela liberdade de ser e de crer do outro. O encontro e o diálogo entre espiritualidades, religiões cristãs e outras confissões, não tem sido tarefa fácil no mundo contemporâneo. Mas podem ser um bom sinal diante da crise espiritual que a humanidade tem vivido. Ao nos encontrarmos com Deus, por meio da escuta, na oração contemplativa, incontestavelmente resultará na escuta do nosso próximo. Um gesto singelo findando no diferencial diante da nossa existência, que tem caráter fundamental na espiritualidade ecumênica. Esta proposta visa trazer um pouco mais de conhecimento sobre uma realidade bastante evidenciada nos últimos tempos, que ao ressignificar conceitos, comportamentos possam ser mudados, proporcionando ares para melhor convivência, não só na esfera espiritual, mas em todas as dimensões do ser humano.

19h00 - Juliana da Silva Grippo Dantas ASSISTÊNCIA TRANSDISCIPLINAR AO PRÉ-NATAL Short course
ASSISTÊNCIA TRANSDISCIPLINAR AO PRÉ-NATAL
Place: A DEFINIR

Psicologia, Nutrição, Fisioterapia - A assistência transdisciplinar possibilita diferentes olhares sobre as práticas do cuidado, garantindo uma atenção integral e resolutiva a gestante. Neste contexto uma equipe irá descrever e debater sobre as possibilidades e vantagens dessa assistência.

19h00 - Niédia Maria Paiva Albuquerque, Deivson Wendell da Costa Lima, Felícia Bighetti Sarrassini, Filipe Correia Lima Rodrigues de Medeiros, Lívia Dayane Sousa Azevedo UM OLHAR TRANSDICIPLINAR PARA A RELAÇÃO CORPO, COMIDA E POÉTICA DO SER. Round table
UM OLHAR TRANSDICIPLINAR PARA A RELAÇÃO CORPO, COMIDA E POÉTICA DO SER.
Place: Mini auditório

Nutrição - Promover discussões/reflexões clínicas e científicas sobre a relação do corpo com a comida, onde possa os perceber a poesia que essa relação pode refletir no ser por meio dos diferentes olhares de forma transdisciplinar.

19h00 - Maria Katiane Formiga Miranda REDE DE PROTEÇÃO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA EM MOSSORÓ/RN: CONSTRUINDO PONTES. Round table
Place: Sala de aula

Psicologia - Atividade para compartilhamento sobre o funcionamento da rede de proteção ás mulheres vítimas de violência no município de Mossoró que contará com a presença de profissionais que trabalham nos equipamentos que compõem a rede.

19h00 - Kayane Jessica de Morais Braz CONTAGEM DE CARBOIDRATOS: PESAGEM DE ALIMENTOS E LEITURA DE RÓTULOS Workshop
Place: Cozinha Pedagógica - UNIFAM

Nutrição - Oficina sobre leitura de rótulos, como interpretar os dados e utilizá-los na contagem de carboidratos e como fazer as pesagens de alimentos sem rótulos para aplicação de insulina.

19h00 TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA APLICADAS AOS CURSOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS Workshop
TÉCNICAS DE PESQUISA QUANTITATIVA APLICADAS AOS CURSOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS
Place: Sala de aula

As técnicas de pesquisa quantitativa aplicadas aos cursos de gestão e negócios envolvem a utilização de métodos estatísticos e análise de dados numéricos para investigar fenômenos relacionados a essas áreas de estudo. Essas técnicas visam obter informações objetivas e mensuráveis, permitindo a identificação de padrões, relações e tendências. No contexto dos cursos de gestão e negócios, a pesquisa quantitativa pode ser aplicada para coletar dados sobre diversos temas, como comportamento do consumidor, desempenho financeiro das empresas, análise de mercado, satisfação dos clientes, entre outros. Ela envolve a utilização de questionários estruturados, escalas de avaliação e métodos estatísticos para analisar os dados coletados.

19h00 POR TRÁS DA BEBIDA: TENDÊNCIAS DO BAIXO TEOR ALCOÓLICO NA COQUETELARIA Workshop
POR TRÁS DA BEBIDA: TENDÊNCIAS DO BAIXO TEOR ALCOÓLICO NA COQUETELARIA
Place: Cozinha pedagógica da UNIFAM

O movimento “pouco ou zero álcool” está se consolidando no universo dos bares em todo o mundo. Isso se deve ao equilíbrio que essas preparações apresentam devido ao baixo teor alcoólico utilizado na elaboração de drinks e coquetéis. Este movimento oferece alternativas mais empolgantes para o público consumidor que opta por consumir pouco ou zero álcool.

19h00 - Mariana Cunha de Mello REPRESENTAÇÕES DE UM CORPO TODO: CORPORALIDADE COMO RECURSO EM PSICOTERAPIA Workshop
REPRESENTAÇÕES DE UM CORPO TODO: CORPORALIDADE COMO RECURSO EM PSICOTERAPIA
Place: Sala de aula

O corpo é o nosso cartão de visitas na vida real, é onde nós passamos nossa primeira impressão. Sendo assim, é a partir dele que os outros tiram conclusões e, muitas vezes, nos julgam a partir dessas conclusões, afetando a nossa forma de nos relacionar com nós mesmos, com o outro e com o mundo. É a partir desta compreensão que propomos uma oficina em que possamos entender como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo, discutindo as questões contemporâneas que atravessam esses corpos com o objetivo de explorar o corpo como recurso terapêutico.

19h00 DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE USO DO CHAT GPT NA EDUCAÇÃO Lecture
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE USO DO CHAT GPT NA EDUCAÇÃO
Place: Sala de aula

O uso do ChatGPT na educação apresenta desafios e oportunidades emocionantes. Por um lado, enfrentamos o desafio de garantir a precisão e confiabilidade das respostas geradas pelo modelo, evitando assim a disseminação de informações incorretas. Além disso, é necessário considerar as questões éticas e de privacidade relacionadas à interação entre alunos e um sistema de IA. No entanto, as oportunidades são vastas: o ChatGPT pode fornecer suporte personalizado aos alunos, oferecendo respostas imediatas às suas dúvidas e auxiliando no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão e acessibilidade, permitindo que alunos com necessidades especiais tenham acesso a recursos educacionais de qualidade.

19h00 - Francisco Maia de Oliveira Neto CARL JUNG E EDGAR MORIN: UMA CRÍTICA AO SUJEITO FRAGMENTADO MODERNO E O CAMINHO DA EDUCAÇÃO PARA SUA REINTEGRAÇÃO Lecture
CARL JUNG E EDGAR MORIN: UMA CRÍTICA  AO SUJEITO FRAGMENTADO MODERNO E O CAMINHO DA EDUCAÇÃO PARA SUA REINTEGRAÇÃO
Place: A DEFINIR

Psicologia - Nessa atividade pretendo analisar a cultura racionalista, positivista, moderna que se instalou após Descartes e Francis Bacon e seus efeitos no indivíduo moderno, que identificado com essa função de grande importância que é a razão, se fragmenta das suas outras funções tão humanas quanto, como o sentimento. A proposta dessa atividade é analisar as contribuições da Psicologia complexa de Jung e a teoria da complexidade de Morin por uma educação que não favoreça a fragmentação e a neurose na cultura, não privilegiando apenas a instância da razão, mas incluindo também o sentimento, a arte, a fantasia.

19h00 - Ricardo Rubens Fernandes de Carvalho O FENÔMENO DA MORTE NO HORIZONTE DA ESPERANÇA CRISTÃ Short course
O FENÔMENO DA MORTE NO HORIZONTE DA ESPERANÇA CRISTÃ
Place: A DEFINIR

Teologia - O fenômeno da morte tem sido objeto de estudo e reflexão ao longo da história, de diversos ramos do conhecimento humano. Desde os tempos imemoriais o ser humano se interpela diante da realidade da morte como finitude da existência humana por um lado; e, por outro, co0mo um aspecto importante de uma existência que a supera. Do senso comum à especulação científica e particularmente a religião, reflete-se não apenas o sentido da morte, mas o seu significado para a própria vida. Como uma aporia, persiste na existência humana o desafio crítico existencial da finitude pessoal e coletiva Na obstante a possibilidade de banalização ou, em outro extremo, a exploração sensacionalista, a cessação da vida se impõe de tal forma que não é possível ignorá-la sem que, em algum momento, se dê de modo consciente o encontro do ser com a realidade inescapável de sua transitoriedade e finitude. Porém, no horizonte da esperança cristã, a morte não se impõe como aniquilação absoluta, mas como etapa de um processo que supera o morrer para um modo de viver. O fenômeno da morte, no horizonte da esperança cristã, encontra seu significado nesse futuro presente do Mistério Pascal, no Ressuscitado que passou pela cruz.

19h00 REABILITAÇÃO: A DOR NÃO ESTÁ ONDE DIZ ESTAR Lecture
REABILITAÇÃO: A DOR NÃO ESTÁ ONDE DIZ ESTAR
Place: Sala de aula

Uma palestra interativa em formato de roda para que os estudantes consigam ter a vivência e demonstração de uma educadora física que trabalha com reabilitação através do movimento, nela iremos discutir sobre a conexão do corpo todo, em como a dor não está onde diz estar.

20h00 - Rodrigo Maciel Medeiros da Costa INTERVENÇÕES EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TDAH EM ADULTOS Lecture
INTERVENÇÕES EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TDAH EM ADULTOS
Place: A DEFINIR

Psicologia - Muito se fala sobre o TDAH na infância, mas ainda é pouco difundida as intervenções acerca do TDAH no adulto, a palestra visa abordar o tratamento do TDAH em adultos pelo viés da terapia Cognitivo Comportamental.

20h30 - Anna Laura Alcântara de Lima e Moura DEFESA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL Short course
DEFESA ADMINISTRATIVA TRIBUTÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL
Place: A DEFINIR

Ciências Contábeis e Direito - A Defesa Administrativa Tributária no âmbito municipal refere-se ao processo pelo qual um contribuinte contesta ou apela contra uma decisão ou cobrança de tributos realizada pela administração tributária da cidade ou município. Essa defesa tem como objetivo resolver disputas relacionadas a questões fiscais, como avaliação de valores, aplicação de multas, exigências de pagamento de impostos municipais, entre outros.

20h30 - João Nepomuceno da Silveira Neto NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR Workshop
NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Place: A DEFINIR

A Contabilidade para Instituições do Terceiro Setor é uma área especializada da contabilidade que se concentra nas particularidades e desafios enfrentados por organizações sem fins lucrativos, também conhecidas como organizações do terceiro setor. Esse setor abrange uma ampla gama de entidades, incluindo associações, fundações, institutos de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs), organizações sociais (OS), entre outras.

20h30 - Ana Gabrielle Venceslau Vale, Bartolomeu Oliveira da Silva, Luan Martins de Souza SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ABORDAGEM MÚLTIPLA Workshop
SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ABORDAGEM MÚLTIPLA
Place: A DEFINIR

Administração, Ciências Contábeis, Psicologia e Direito - A saúde mental nas organizações refere-se ao bem-estar psicológico e emocional dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. É uma área de crescente importância, visto que o bem-estar mental dos colaboradores não apenas afeta sua qualidade de vida, mas também tem impacto direto na produtividade, na satisfação no trabalho e no ambiente geral da empresa. A atenção à saúde mental nas organizações não é apenas um aspecto ético e humano, mas também é estratégico para o sucesso do negócio.

ENCERRAMENTO

Encerramento e entrega da premição dos melhores trabalhos do IV Congresso Nacional de Ciência e Educação.

Às20h00 - FACULDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

Place

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - 59611-120, PRAÇA DOM JOÃO COSTA, 511, Santo Antônio, Mossoró, Rio Grande do Norte,
See on map

Organizer

Faculdade Católica do RN

Mossoró
Endereço: Praça Dom João Costa, no 511 , Santo Antônio
CEP: 59611-120 - Mossoró/RN
(84) 3318-7648
Email: atendimento@catolicadorn.com.br
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta - 7h às 22h I Sábado - das
7h30 às 11h30