A teoria Sociocultural do psicólogo russo Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), concentrou-se, enfaticamente, nos processos sociais e culturais que orientam o desenvolvimento cognitivo das crianças. Enfatizando o envolvimento ativo da criança com seu ambiente social: casa, escola, igreja e outros. O objetivo geral desse estudo refere-se a compreender a importância da psicologia escolar/educacional e a interação com o meio como fator importante na aprendizagem, sob a ótica dos impactos causados pela pandemia da COVID-19 para essas crianças. Nessa pesquisa, o método utilizado foi a revisão bibliográfica e os descritores foram psicologia escolar, pandemia COVID-19, impactos, crianças, interação e aprendizagem. Como resultado, foi possível perceber que segundo a teoria de Vygotsky quando a criança não é submetida a um contexto novo com os seus similares, pode haver um déficit cognitivo apresentado tanto na primeira infância como ao longo dos anos. A interpretação da teoria Vygotskyana aplicada no contexto educacional, principalmente no período correspondente à pandemia, pode trazer à luz uma reflexão inquietante e preocupante no que diz respeito ao desenvolvimento humano, intelectual, social e criativo dos alunos, primordialmente nos primeiros anos do ensino escolar. Concluímos que diante da retomada das aulas presenciais no período pós-pandêmico entende-se a necessidade, da atuação do psicólogo escolar/educacional a fim de intervir psicossocialmente e dar o suporte necessário ao corpo escolar como um todo, suscitando práticas de apoio a esta comunidade tão gravemente afetada por esse período de pandemia, implicada pela COVID-19.
Comissão Organizadora
Faculdade Católica do RN
Gabriel Loia
Ivana Cássia Cristiano Diniz
Andreza Vitória Ferreira de Aquino
shara gabriely marques gurgel
Marina Soares
Nicholas do Amaral Oliveira
Jose Alves Neto
Comissão Científica
Nayla de Freitas Fernandes
wíviny rodrigues de souza martins
Joice Milena de Oliveira Freitas
Samilly Marielly Ellis Silva
Davy Dias da Silva
Ligia do Rosário Moreira
Ítalo Carlos Soares do Nascimento