Muitas escolas sofrem com a evasão de estudantes e não entendem ou não buscam entender o porquê isso acontece. Um dos motivos para isto ocorrer é o fato de muitos educadores não encontrarem sentido para a realização de sua profissão e, consequentemente, veem-se desanimados, envoltos em vazio existencial, isto, por sua vez, pode contaminar o processo educacional ao ponto dos educandos também se sentirem desanimados e desesperançados. A superação desse cenário é possível e necessária, pois o educador tem um papel social que é afetado quando ele não busca realizar bem sua função, já que é a educação que humaniza o homem e transforma a sociedade em um meio mais fraterno. Neste sentido, o objetivo principal aqui é entender qual é este papel do educador e como ele pode ver realizado o sentido de sua vida quando se responsabiliza por proporcionar um processo educativo vinculado ao contexto vital do educando, processo esse que conseguintemente será mais frutífero, pois o educando tenderá a se interessar mais pelo sua própria educação ao encontrar sentido nas informações transmitidas pelo educador. Sendo assim, será ainda necessário explicar o que é um processo educativo frutífero e como seria possível realiza-lo. Toda está discussão terá por base a revisão bibliográfica de alguns textos, principalmente monografias, que relacionaram a logoterapia com a educação, para exemplificar algumas questões será usado o filme Escritores da Liberdade (2007).
Comissão Organizadora
Faculdade Católica do RN
Gabriel Loia
Ivana Cássia Cristiano Diniz
Andreza Vitória Ferreira de Aquino
shara gabriely marques gurgel
Marina Soares
Nicholas do Amaral Oliveira
Jose Alves Neto
Comissão Científica
Nayla de Freitas Fernandes
wíviny rodrigues de souza martins
Joice Milena de Oliveira Freitas
Samilly Marielly Ellis Silva
Davy Dias da Silva
Ligia do Rosário Moreira
Ítalo Carlos Soares do Nascimento