UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA: REVISÃO DE LITERATURA

  • Autor
  • ANA EMÍLIA ALCÂNTARA DE AVELAR
  • Co-autores
  • FERNANDA FERREIRA DE OLIVEIRA SANTOS , ROZILEIDE MARTINS SIMÕES CANDEIA
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Brincar é a atividade mais relevante da vida de uma criança, tornando este momento crucial para o seu desenvolvimento, sendo a forma pela qual ela se comunica com o meio em que vive e expressa seus sentimentos, emoções e insatisfações. O brinquedo terapêutico na recuperação da criança hospitalizada faz a criança obter a oportunidade de reorganizar seus sentimentos, diminuir a ansiedade e tensão, fazendo da brincadeira uma forma de ajudá-la a assimilar situações e a compreender o que se passa no hospital, pois acredita-se, que para a criança o ato de brincar pode fazer ela preservar a sua saúde emocional em um âmbito hospitalar. OBJETIVOS: Compreender a eficácia do brinquedo terapêutico no tratamento de crianças hospitalizadas, bem como a sua importância como intervenção, pois ela pode facilitar uma resposta positiva da criança durante um procedimento doloroso, o que favorece a compreensão e controle de reações decorrentes dessa situação. MATERIAL E MÉTODO: Esse trabalho foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, no período entre 2009 e 2014. As palavras-chave utilizadas foram “brinquedo terapêutico” e “assistência de Enfermagem à criança hospitalizada”. Foram critérios de exclusão: artigos publicados antes de 2009 e os que não atendiam a temática. Somando-se todas as bases de dados, foram encontrados 362 artigos, após a leitura dos títulos dos artigos, foram selecionados 21 artigos para a leitura do resumo e excluídos os que não diziam respeito ao propósito desta revisão, preencheram os critérios de inclusão a sua disponibilidade na íntegra. RESULTADOS: Foi visto que a maioria dos profissionais de Enfermagem tem conhecimento prévio acerca do brinquedo terapêutico, mas grande parte não utiliza esse tipo de terapia ou os que fazem uso, deixam de utilizar de forma sistematizada, relatando dificuldades como: sobrecarga de atividades, falta de tempo e material. No mais, foi concluído pelos demais profissionais que o brinquedo terapêutico se mostrou um instrumento eficaz no preparo da criança que necessita ser submetida a qualquer procedimento. CONCLUSÃO: Foi evidenciado a partir desta revisão, a eficácia do brinquedo terapêutico no tratamento e evolução da criança hospitalizada, sugerindo que o enfermeiro faça uso do brinquedo na prática, pois ele pode ser usado em todos os níveis do processo de Enfermagem além de obter respostas a respeito dos problemas psicossociais do paciente, ela também age de forma inviolável, assegurando que a brincadeira faça parte dos cuidados de Enfermagem, o que garante a evolução da criança adentro do âmbito hospitalar.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem pediátrica, jogos e brinquedos, criança hospitalizada.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Pediátrica
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