UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA

  • Autor
  • José Carlos da Silva lima
  • Co-autores
  • Andréia Bezerra Cavalcanti De Lima , José Lucivânio De Moura , João Victor Batista Cabral
  • Resumo
  •  

    Introdução: Com o avanço da tecnologia no atendimento de alta complexidade torna-se necessário, para que o profissional de saúde acompanhe a evolução do conhecimento em sua área, a adoção de práticas educativas. A compreensão dos enfermeiros de como a problemática das doenças cardiovasculares (DCV) se insere no cotidiano da assistência comporta a aplicação de metodologias educativas para prevenção destas doenças, assim como para o cuidado ao indivíduo doente, de modo a favorecer a gestão do cuidado de enfermagem. E possível melhorar a qualidade do cuidado utilizando a educação continuada, ou seja, por meio da implementação de ações que busquem a compreensão da complexidade que envolve as inter-relações humanas, o espaço de trabalho e o próprio processo saúde-doença. Objetivo: Descrever a importância do uso de práticas educativas para a Enfermagem na assistência em cardiologia. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura realizada nas bases Lilacs, PubMed e Medline, tendo como descritores, cardiologia, enfermagem e educação, com associação pelo operador booleano “AND”. Foram selecionados artigos completos, disponíveis em português e publicados nos anos de 2012 a 2018. Após a seleção foi realizada leitura de seus resumos e aqueles que se enquadravam com o tema abordado foram lidos na íntegra e incluídos neste estudo. Resultados e Discussão: Os resultados demonstram a importância da ação de práticas educativas para a assistência de enfermagem através da atualização do conhecimento na área de cardiologia e segurança do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o conhecimento profissional atualizado está ligado à qualidade do cuidado prestado, bem como a segurança do paciente ao qual se constitui uma significativa proporção da qualidade do cuidado, visto que as pessoas têm o direito de terem reduzidos os riscos de danos à saúde a um nível mínimo possível. Conclusão: Com as práticas de educação é possível garantir o preparo da equipe, a segurança do paciente, além da valorização do trabalho do enfermeiro, permitindo assim uma interação de diálogo entre profissional e paciente cardíaco, preconizando a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade. Sugere-se por sua vez que haja novos modelos de práticas de educação no trabalho que envolvam os profissionais em uma relação dialógica e de cooperação, apresentando um novo espaço de atuação para o enfermeiro que pode ser utilizado para qualificar e potencializar a prática em enfermagem.

     

     

  • Palavras-chave
  • Cardiologia, Enfermagem, Educação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Cardiológica
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Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

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